logo Melhores Destinos

Teste grátis nos EUA: saiba onde fazer PCR ou antígeno sem custo para o retorno ao Brasil

Sandro Kurovski
27/01/2022 às 17:50

Teste grátis nos EUA: saiba onde fazer PCR ou antígeno sem custo para o retorno ao Brasil

Se você tem viagem marcada ou planeja visitar os Estados Unidos após a reabertura para turistas brasileiros vacinados não tem jeito, vai precisar de um teste RT-PCR ou antígeno negativo para retornar ao Brasil. Já indicamos onde fazer testes para Covid-19 mais baratos nos EUA, mas com o valor do dólar nas alturas, qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo? Aproveitamos nossas passagens recentes pelo país para sair em busca de testes gratuitos e encontramos algumas opções. Dependendo do caso a economia com testes pode chegar aos 300 dólares!

Com o aumento de casos de Covid em todo o mundo, impulsionados pela variante ômicron, a procura por testes cresceu muito nos Estados Unidos, alguns lugares que ofereciam teste grátis para Covid fecharam por não estarem preparados para atenderem uma demanda tão grande, e atrasos para entrega dos resultados têm sido uma dor de cabeça para viajantes que precisam do teste para embarcar, por isso incluir o teste no seu planejamento de viagem é fundamental.

Confira a seguir onde fazer seu teste RT-PCR ou antígeno grátis nos EUA:

Regras para retorno ao Brasil

Vale lembrar que todas as pessoas que viajam do exterior para o Brasil (brasileiros ou não) precisam preencher o formulário de declaração de saúde do viajante da Anvisa e apresentar um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque ou um teste antígeno feito 24 horas antes do embarque.

Com esses prazos em mente, fica mais fácil se planejar e escolher qual o melhor teste para o seu caso. Alguns postos que oferecem teste grátis não atendem aos finais de semana, então se o embarque for no sábado a noite, por exemplo, não será possível fazer um teste antígeno dentro do prazo necessário, e o PCR será a melhor opção, já que pode ser feito com maior antecedência.

Mesmo assim é sempre bom ter um plano B. Na última vez em que estive nos EUA – agora no fim de janeiro de 2022 –, fiz o teste PCR no final da tarde de sexta-feira para embarcar no final da tarde de segunda-feira (exatamente 72 horas), mas o resultado desse teste só chegou ao meu e-mail uma hora depois que eu já tinha decolado (com outro teste, claro). Isso porque a maioria dos laboratórios não trabalha aos finais de semana e, mesmo que a amostra tenha sido encaminhada ainda na sexta-feira, a análise do material só foi realizada na segunda-feira.

teste rápido covid para viagem

Teste grátis nas principais cidades dos EUA

Curative

Presente nas principais cidades dos Estados Unidos, inclusive na costa Oeste, a Curative pode ser uma boa alternativa para quem procura testes grátis. Porém eles oferecem apenas o teste PCR, com promessa de resultado entregue em até 2 dias, com ressalva de que pode atrasar. A dica foi do leitor Caio Marques.

Atualmente a Curative possui mais de 15 mil postos de atendimento espalhados pelos EUA e está em cidades como Austin, Dallas, Denver, Houston, Los Angeles, Miami, San Francisco, Washington DC, Orlando, entre outras. Para encontrar o local mais próximo basta fazer uma pesquisa no site.

O atendimento deve ser agendado com antecedência pela página da Curative. Um QR Code é enviado para o e-mail para ser ser apresentado no momento do teste. Normalmente os postos móveis da Curative ficam em estacionamentos de shoppings, supermercados ou centros comerciais. Infelizmente só encontrei pontos distantes de onde estava hospedado, então é importante considerar eventuais gastos com transporte.

Para fazer o teste de Covid gratuitamente é necessário informar que não possui seguro saúde ao fazer o agendamento. Também são solicitados dados como telefone nos EUA e licença de motorista americana, mas basta informar que não possui para prosseguir.

Mas fique atento aos prazos, principalmente se sua viagem de retorno for em um final de semana ou na segunda-feira. Embora eles prometam entregar os resultados de 1 a 2 dias, podem ocorrer atrasos. No meu caso, fiz o teste da Curative exatamente 72 horas antes do meu voo para o Brasil, mas o resultado só foi entregue uma hora depois da decolagem.

Center for Covid Control

O Center for Covid Control é uma organização sem fins lucrativos, que oferece o teste PCR com resultado em até 48 horas e antígeno em até 3 horas. Eles possuem parceria com um laboratório aprovado e licenciado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e registrado no Clinical Laboratory Improvement Amendments (CLIA).

Há centros de atendimento nas principais cidades dos EUA com voos para o Brasil, como Orlando, Nova York, Miami, Fort Lauderdale, Atlanta, Washington, Chicago, Houston, Dallas e Boston.

Cada posto tem seu próprio horário de atendimento e a maioria não abre aos finais de semana, então é preciso ficar atento. Só encontrei locais que atendem aos sábados e domingos em Chicago, que aliás é a cidade que possui o maior número de pontos de teste, com dezenas de opções.

Para consultar os horários e endereços em cada cidade basta clicar nos pins de localização do mapa disponível no site.

Atenção: os postos de atendimento do Center for Covid Control estão temporariamente fechados para treinamento de funcionários adicionais e melhoria nos procedimentos de coleta e manuseio de amostras, atendimento ao cliente e melhores práticas de comunicação. A previsão era de que eles voltassem a atender em 22 de janeiro, mas a pausa foi estendida e ainda não há data para retorno.

Postos emergenciais de testagem

Devido ao grande aumento de casos, muitas cidades nos EUA abriram postos emergenciais de testagem gratuita em parceria com diferentes laboratórios, como é o caso de Miami. Foi em um desses postos em Miami Beach que fiz o teste antígeno no domingo, véspera do meu retorno para o Brasil. O resultado chegou no mesmo dia, cerca de 3 horas após a coleta.

teste covid grátis EUA

No site do Condado de Miami é possível procurar postos de testagem, escolher o tipo de teste (RT-PCR ou antígeno) e fazer o cadastro. Não é necessário marcar data ou horário, apenas comparecer no endereço escolhido e apresentar o QR Code recebido por e-mail.

Fiz meu cadastro e segui direto para o local de coleta agendado, montado na garagem de um edifício próximo ao Soundscape Park. Não havia fila e o atendimento foi bem rápido. Fizeram a leitura do QR Code, confirmaram os dados e em seguida fizeram a coleta.

teste covid grátis em Miami Beach

Se você estiver em outra cidade vale perguntar na recepção do hotel se há postos de teste para Covid-19 nas proximidades.

É importante ter em mente que muitos locais para teste gratuito de Covid-19 nos EUA são temporários e podem ser fechados ou mudar de endereço a qualquer momento. Consulte sempre as opções disponíveis próximo a data da sua viagem.

Onde fazer teste grátis de Covid-19 em Nova York

O Center of Covid Control possui apenas um ponto de atendimento em Nova York, no Brooklyn, o que pode dificultar o acesso dependendo de onde você estiver hospedado. Mas existem outras opções na Grande Maçã, como o LabQ que possui dezenas de pontos para teste grátis de Covid-19 espalhados por Manhattan, Brooklyn, Brox, Queens e mesmo em Nova Jersey.

Eles oferece teste PCR com resultado em até 24 horas. O horário de atendimento também varia de acordo com o posto de atendimento escolhido, e a maioria não abre aos finais de semana. Mas há pontos que atendem aos domingos. Confira os horários e endereços no mapa do site. A dica foi da leitora Dani Costa que fez o teste grátis em Nova York.

Teste grátis em farmácias e outros laboratórios nos EUA

Alguns leitores nos indicaram que seria possível fazer testes grátis nas redes de farmácia  CVSWalgreens e Rite Aid, mas ao visitar algumas delas descobri que não é bem assim.

O teste gratuito é para quem tem sintomas da doença ou seguro saúde nos EUA. Quem precisa de um teste PCR ou antígeno para viajar, infelizmente, vai ter que pagar por ele se for a estes locais. O valor varia de U$S 70 até U$S 300 dependendo do local e do tipo de teste. O que acontece é que alguns locais aceitam o seguro viagem feito para ir aos EUA como forma de isentar esse custo, e outros fazem o teste gratuitamente se você informar que não possui seguro saúde nos EUA.

Esse foi exatamente o caso do meu colega Leonardo Cassol, editor aqui no Melhores Destinos, que fez o teste gratuitamente no Loop Medical Center em Chicago, mas precisou apresentar o seguro viagem para que o teste fosse grátis. Do contrário o custo seria de US$ 200.

Não é obrigatório possuir seguro viagem para entrar nos Estados Unidos, mas é altamente recomendado, já que o país possui o sistema de saúde mais caro do mundo e uma simples consulta para dor de garganta pode passar facilmente dos US$ 600 por lá. Um internamento por complicações devido a Covid pode custar uma pequena fortuna.

Hoje a maioria dos seguros já oferece cobertura para Covid-19 sem custo extra, ou com pouca diferença no valor. No atual cenário julgo arriscado ir para os EUA sem cobertura para Covid.

teste PCR para viagem ao Brasil

Cuidados ao optar por testes Grátis

Ao escolher um teste grátis de Covid-19 nos Estados Unidos para voltar ao Brasil é importante ficar atento a alguns detalhes para ter um embarque tranquilo:

  • Pergunte sempre qual o tipo de exame e o prazo de entrega do resultado. O teste PCR pode ser feito até 72 horas antes do embarque, mas o antígeno deve ser realizado no máximo 24 horas antes do embarque.
  • Considere eventuais atrasos para o resultado. Com a reabertura para turistas e o aumento de casos a procura por testes cresceu bastante por lá e alguns laboratórios (mesmo pagos) não têm conseguido entregar os resultados no prazo prometido.
  • Confirme se o local emite o laudo do resultado para você apresentar no aeroporto. Alguns postos de testagem informam o resultado apenas de forma verbal ou por mensagem no celular.
  • Verifique se seu nome aparece no laudo de resultado exatamente como em seu passaporte. Qualquer divergência pode ser motivo para o teste ser recusado no aeroporto.

No mais, cuide-se! Use máscara; evite lugares muito cheios e com pouco ventilação; higienize as mãos constantemente. O número de casos nos EUA está bastante alto e se o resultado do teste der positivo você terá que cumprir quarentena de até 14 dias no país antes de poder embarcar para o Brasil. Embora os seguros viagem cubram despesas médicas em caso de Covid, os gastos com hospedagem e alimentação (em dólar) ficam por sua conta.


Gostou das dicas? Conhece alguma outra opção para realização de teste grátis para Covid-19 nos EUA? Conta pra gente nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção