logo Melhores Destinos

Teste grátis nos EUA: saiba onde fazer PCR ou antígeno sem custo para o retorno ao Brasil

Sandro Kurovski
Sandro Kurovski
17/11/2021 às 6:57

Teste grátis nos EUA: saiba onde fazer PCR ou antígeno sem custo para o retorno ao Brasil

Se você tem viagem marcada ou planeja visitar os Estados Unidos após a reabertura para turistas brasileiros vacinados não tem jeito, vai precisar de um teste RT-PCR ou antígeno negativo para retornar ao Brasil. Já indicamos onde fazer testes para Covid-19 mais baratos nos EUA, mas com o valor do dólar nas alturas, qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo? Aproveitamos nossa passagem pelo país para sair em busca de testes gratuitos e encontramos algumas opções. Dependendo do caso a economia com testes pode chegar aos 300 dólares! Confira a seguir onde fazer seu teste RT-PCR ou antígeno grátis nos EUA:

Regras para retorno ao Brasil

Vale lembrar que todas as pessoas que viajam do exterior para o Brasil (brasileiros ou não) precisam preencher o formulário de declaração de saúde do viajante da Anvisa e apresentar um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque ou um teste antígeno feito 24 horas antes do embarque.

Com esses prazos em mente, fica mais fácil se planejar e escolher qual o melhor teste para o seu caso. Alguns postos que oferecem teste grátis não atendem aos finais de semana, então se o embarque for no sábado a noite, por exemplo, não será possível fazer um teste antígeno dentro do prazo necessário, e o PCR será a melhor opção, já que pode ser feito com maior antecedência.

teste rápido covid para viagem

Teste grátis nas principais cidades dos EUA

O Center for Covid Control é uma organização sem fins lucrativos, que oferece o teste PCR com resultado em até 48 horas e antígeno em até 3 horas. Eles possuem parceria com um laboratório aprovado e licenciado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e registrado no Clinical Laboratory Improvement Amendments (CLIA).

Há centros de atendimento nas principais cidades dos EUA com voos para o Brasil, como Orlando, Nova York, Miami, Fort Lauderdale, Atlanta, Washington, Chicago, Houston, Dallas e Boston.

Cada posto tem seu próprio horário de atendimento e a maioria não abre aos finais de semana, então é preciso ficar atento. Só encontrei locais que atendem aos sábados e domingos em Chicago, que aliás é a cidade que possui o maior número de pontos de teste, com dezenas de opções.

Para consultar os horários e endereços em cada cidade basta clicar nos pins de localização do mapa disponível no site.

Minha experiência no Center of Covid Control

Fiz meu teste antígeno para retornar ao Brasil no posto de atendimento de Miami, no dia 12 de novembro. Realizei o teste na sexta-feira pela manhã para embarcar no mesmo dia, à noite.

Cheguei ao local do teste às 10h (que era o horário de abertura indicado no site), mas ele abriu apenas perto das 11h. Não havia fila, eu era o único esperando para fazer o teste naquele horário.

O processo foi bem simples, só precisei escanear o código QR em um cartão entregue pela atendente, preencher um formulário on-line, enviar uma foto do passaporte e depois anotar o código fornecido no cartão, junto com meus dados de contato. Havia wi-fi disponível para acessar o formulário e quem não possui número de telefone dos EUA pode informar o telefone do hotel (o número brasileiro não é aceito pelo sistema).

teste de covid para viagem

Com tudo preenchido, a atendente entregou o SWAB (o “cotonete” para coleta do material para exame) para que eu mesmo introduzisse nas duas narinas. Então fez a testagem e já deu o resultado verbalmente na hora: negativo (Ufa!). O resultado oficial chegou por e-mail em menos de 10 minutos, mas pode levar até 3 horas segundo informações do site.

Detalhe que a atendente não usava máscara, apenas luvas descartáveis. Tá certo que pessoas totalmente vacinadas estão liberadas do uso de máscara em lugares fechados desde maio por lá, mas creio que o aumento de casos e a exposição ao risco justificariam maior cuidado, enfim. O uso de máscara continua sendo obrigatório nos transportes dos EUA (trem, metrô, ônibus, avião e Uber), mesmo para vacinados, e algumas atrações também podem exigir o uso do acessório de proteção.

Não tive nenhum problema para embarcar com o resultado do teste gratuito, que possui código QR e pode ter a autenticidade confirmada.

Onde fazer teste grátis de Covid-19 em Nova York

O Center of Covid Control possui apenas um ponto de atendimento em Nova York, no Brooklyn, o que pode dificultar o acesso dependendo de onde você estiver hospedado. Mas existem outras opções na Grande Maçã, como o LabQ que possui dezenas de pontos para teste grátis de Covid-19 espalhados por Manhattan, Brooklyn, Brox, Queens e mesmo em Nova Jersey.

Eles oferece teste PCR com resultado em até 24 horas. O horário de atendimento também varia de acordo com o posto de atendimento escolhido, e a maioria não abre aos finais de semana. Mas há pontos que atendem aos domingos. Confira os horários e endereços no mapa do site. A dica foi da leitora Dani Costa que fez o teste grátis em Nova York.

Teste grátis em farmácias e outros laboratórios nos EUA

Alguns leitores nos indicaram que seria possível fazer testes grátis nas redes de farmácia  CVSWalgreens e Rite Aid, mas ao visitar algumas delas descobri que não é bem assim.

O teste gratuito é para quem tem sintomas da doença ou seguro saúde nos EUA. Quem precisa de um teste PCR ou antígeno para viajar, infelizmente, vai ter que pagar por ele se for a estes locais. O valor varia de U$S 70 até U$S 300 dependendo do local e do tipo de teste. O que acontece é que alguns locais aceitam o seguro viagem feito para ir aos EUA como forma de isentar esse custo.

Esse foi exatamente o caso do meu colega Leonardo Cassol, editor aqui no Melhores Destinos, que fez o teste gratuitamente no Loop Medical Center em Chicago, mas precisou apresentar o seguro viagem para que o teste fosse grátis. Do contrário o custo seria de US$ 200.

Não é obrigatório possuir seguro viagem para entrar nos Estados Unidos, mas é altamente recomendado, já que o país possui o sistema de saúde mais caro do mundo e uma simples consulta para dor de garganta pode passar facilmente dos US$ 600 por lá. Um internamento por complicações devido a Covid pode custar uma pequena fortuna.

Hoje a maioria dos seguros já oferece cobertura para Covid-19 sem custo extra, ou com pouca diferença no valor. No atual cenário julgo arriscado ir para os EUA sem cobertura para Covid.

teste PCR para viagem ao Brasil

Cuidados ao optar por testes Grátis

Ao escolher um teste grátis de Covid-19 nos Estados Unidos para voltar ao Brasil é importante ficar atento a alguns detalhes para ter um embarque tranquilo:

  • Pergunte sempre qual o tipo de exame e o prazo de entrega do resultado. O teste PCR pode ser feito até 72 horas antes do embarque, mas o antígeno deve ser realizado no máximo 24 horas antes do embarque.
  • Considere eventuais atrasos para o resultado. Com a reabertura para turistas o número de testes cresceu bastante por lá e alguns laboratórios (mesmo pagos) não têm conseguido entregar os resultados no prazo prometido.
  • Confirme se o local emite o laudo do resultado para você apresentar no aeroporto. Alguns postos de testagem informam o resultado apenas de forma verbal ou por mensagem no celular.
  • Verifique se seu nome aparece no laudo de resultado exatamente como em seu passaporte. Qualquer divergência pode ser motivo para o teste ser recusado no aeroporto.

No mais, cuide-se! Use máscara; evite lugares muito cheios e com pouco ventilação; higienize as mãos constantemente. O número de casos nos EUA está bastante alto e se o resultado do teste der positivo você terá que cumprir quarentena de 14 dias no país antes de poder embarcar para o Brasil. Embora os seguros viagem cubram despesas médicas em caso de Covid, os gastos com hospedagem e alimentação (em dólar) ficam por sua conta.


Gostou das dicas? Conhece alguma outra opção para realização de teste grátis para Covid-19 nos EUA? Conta pra gente nos comentários.