logo Melhores Destinos

Paris deve aumentar valor da taxa de turismo em 200% a partir de 2024 

Thayana Alvarenga
04/10/2023 às 11:38

Paris deve aumentar valor da taxa de turismo em 200% a partir de 2024 

Vai ficar mais caro se hospedar em Paris! As autoridades locais receberam autorização para aumentar em até 200% a taxa turística de viajantes em hotéis e imóveis do Airbnb. Atualmente essa cobrança já existe, é feita por diária, e o valor é adicionado ao total no pagamento da estadia.

Aumento no preço da taxa turística de Paris

A taxa turística exige que os hóspedes paguem uma taxa por noite além do preço do aluguel pela estadia em alojamentos turísticos, incluindo hotéis em Paris, albergues, Airbnbs e campings  na cidade. O valor é pago diretamente ao anfitrião, que depois repassa o financiamento às autoridades locais.

Se aprovada, a medida entraria em vigor já em janeiro de 2024. Agora cabe à cada comuna francesa, incluindo a cidade de Paris, decidir se irá ou não acatar ao aumento máximo.

Atualmente, a taxa turística em Paris varia entre 0,25€ para as áreas de campings mais modestas e 5 euros para os hotéis de gama mais alta, sendo que o valor é pago por noite e por adulto.

Leia também
Hotel em Paris: Confira a lista dos 20 mais reservados e bem avaliados
Hotel Ibis em Paris – 22 Ibis que valem a pena na capital da França

Se aprovada, nova taxa vai aumentar valor dos hotéis em Paris

Hoje a taxa para um quarto individual em um hotel em Paris de três estrelas é de 1,88 euros por noite, ou de 3,76 euros se dois adultos dividirem um quarto duplo. Caso o aumento de 200% seja aprovado, esse valor subiria para 5,64 euros por noite para um quarto individual ou 11,28 euros para um quarto duplo.

O gerente geral da rede de hotéis Hipotel, Qin Wu, disse ao site Franceinfo que, como a taxa é paga diretamente aos anfitriões, “na prática, é muito complicado porque alguns clientes se recusam a pagar. Você tem que pensar que os clientes não aceitam isso”, disse.

As autoridades locais vêm considerando há algum tempo tentar aumentar a taxa turística. Em setembro, Paul Simondon, vice-prefeito de Paris responsável pelas finanças e orçamento, disse em entrevista ao Le Parisien que apoiava uma mudança na taxa turística para que fosse proporcional ao custo do quarto, citando Nova York e Amsterdã como exemplos.

Leia também
Nova York cria lei que pode acabar com reserva de apartamentos pelo Airbnb

“Pagar uma taxa fixa de 4,60 euros por noite por uma suíte que custa vários milhares de euros é ridículo. Devemos aumentar este imposto antes dos Jogos Olímpicos e agora é o momento de usar esta alavanca”, disse ele ao Le Parisien.

Os deputados irão debater e votar o projeto de lei orçamental ainda este ano. Vamos aguardar mais detalhes!

Enquanto as taxas não aumentam, que tal garantir o seu hotel em Paris? Clique aqui e reserve antecipado com desconto!


E você, o que achou da mudança?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção