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Fim do congestionamento? Empresa cria mecanismo que dobra a largura do corredor dos aviões

Rafael Castilho
23/04/2021 às 9:34

Fim do congestionamento? Empresa cria mecanismo que dobra a largura do corredor dos aviões

Os dias de congestionamento nos corredores das aeronaves podem estar contatos. Esta é a promessa da empresa italiana Optimares, fabricante de assentos para aviões. Um projeto da companhia permite dobrar o tamanho dos corredores com um mecanismo que “encolhe” as poltronas abrindo mais o caminho para os passageiros embarcarem e desembarcarem.

As grandes filas nos corredores são um pesadelo para as companhias, que sempre buscam soluções para ganhar tempo e mais efetividade na parada de avião em solo. Terrível também para os passageiros, que ficam minutos aguardando no finger e nos corredores até finalmente conseguirem se sentar na poltrona. Para isto, as empresas aéreas já tentaram de tudo: embarque do fundo para frente, grupos numerados, tapetes virtuais, mas infelizmente a agilidade que eles trazem ainda é pequena.

O novo projeto da Optimares prevê dobrar de 40 para 80 centímetros (32 polegadas) a largura do corredor na hora do embarque. Este espaço será mais que suficiente para os passageiros passarem enquanto os outros guardam a bagagem. Até as cadeiras de rodas poderão acessar o corredor com facilidade. Tudo isso contribui para que os passageiros se sentem em menos tempo. A estimativa é o embarque de um Boeing 737-800 que leva hoje cerca de 20 minutos pode ser reduzido para até 7 minutos com o novo equipamento.

Mas você deve estar se perguntado como é feito o aumento do corredor sem expandir a aeronave, certo? Então, para ganhar mais área no corredor o projeto prevê um mecanismo que comprime o espaço entre as poltronas. É claro que ao se sentar será um pouco desconfortável. Mas isto é apenas temporário, pois após o embarque a tripulação pressiona um botão acionando o mecanismo que faz as poltronas retornam para o lugar padrão.

De acordo com o fabricante, o novo mecanismo não deve ter nenhum problema de certificação, pois o sistema só é implantado quando a aeronave está estacionada e foi projetado de acordo com os regulamentos das principais agências de aviação.

Ainda não há data para o mecanismo estar no mercado – e nem sabemos se alguma companhia aérea vai adotar a ideia, mas é interessante ver as soluções e propostas das empresas de design para deixar os voos mais rápidos e confortáveis.

 E você, o que achou do projeto que abre espaço no corredor e aperta as poltronas? Deixe seu comentário!

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