Governo quer que companhias aéreas ofereçam paradas grátis em cidades do Brasil
Governo quer que companhias aéreas ofereçam paradas grátis em cidades do Brasil
Conhecer dois destinos com a mesma passagem área poderá se tornar comum no Brasil. Pelo menos essa é a ideia dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, que fizeram uma parceria com as companhias aéreas brasileiras para incentivar o chamado “stopover“.
Muito utilizado nas rotas internacionais, o stopover é um serviço de parada gratuita em voos com conexão – excelente opção para quem ama aproveitar ao máximo as possibilidades de viajar! Um projeto-piloto, inclusive, já está sendo testado em Brasília.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas!
Agora, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estuda a possibilidade de ampliar esse tipo de serviço no Brasil. Além dos moradores aproveitarem o país, a iniciativa busca uma maior permanência do turista estrangeiro.
“Queremos que o turista que vem de fora possa viajar internamente por um preço mais razoável. As companhias ganham, o estado ganha, a economia ganha, todo mundo ganha”, disse à CNN o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para a Embratur, não existe prejuízo para as empresas com o novo sistema, e o Brasil pode ser um atrativo para a modalidade. Será que o benefício vai cair no gosto dos brasileiros?
Stopover no Brasil
Passageiros da Latam e da Gol já podem encontrar stopover com parada em Brasília sem custo adicional, antes de seguirem viagem rumo ao destino final. O benefício começou a ser ofertado em outubro, em voos com conexão no Aeroporto Internacional de Brasília, e está em fase de testes.
Mas atenção, faça simulações e confira sempre se realmente vale a pena fazer o stopover! Apesar de algumas datas não terem custo extra, em outras, o voo pode sair mais caro com a parada.
No serviço ofertado pela Gol, o passageiro poderá ficar até duas noites na capital federal. No caso da Latam, o cliente tem a opção de permanecer até três noites.
As duas companhias também oferecem com o serviço em São Paulo, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Pela Gol, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, tem o benefício.
Como funciona o stopover?
Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil ao Japão. Como o percurso é grande, as empresas precisam fazer uma escala (parada em que você continua no mesmo avião) ou conexão (quando há troca de avião) em algum ponto no meio do caminho, como em algum país da Europa, por exemplo.
Façamos de conta que a companhia que você escolheu faz uma parada na França. Se você tem tempo, pode querer aproveitar esse pouso em Paris e passar uns dias na bela capital francesa antes de seguir para o Japão na ida ou na volta. Essa parada se chama stopover. Você desce em um destino intermediário e leva inclusive as malas, passa uns dias lá e depois continua a viagem. E o melhor: muitas vezes essa parada a mais não muda o preço das passagens! A ideia funciona do mesmo jeito nos voos nacionais.
Com informações da CNN e governo federal.
O que acha do incentivo ao stopover no Brasil? Participe nos comentários!