Como é chegar de trem da CPTM até o Aeroporto de Guarulhos
Como é chegar de trem da CPTM até o Aeroporto de Guarulhos
Você sabia que é possível chegar ao Aeroporto de Guarulhos utilizando transporte público? Muita gente acaba preferindo utilizar o próprio carro ou chamar um táxi ou transporte de aplicativo quando precisa ir para o aeroporto, mas o leitor Marcos Gomes nos enviou um relato de sua experiência usando o trem em São Paulo que tem ligação com Guarulhos. Confira a seguir como foi o percurso que ele fez.
Estávamos hospedados próximos à Rodoviária da Barra Funda e nosso voo para Londrina estava marcado para sair às 15h55 de Guarulhos, então nos dirigimos à Estação Palmeiras/Barra Funda pouco depois do meio dia e optamos por pegar o trem direto para a Estação da Luz (opção mais econômica de transporte, R$ 4,40 por pessoa com direito a integração), assim não teríamos que passar pela estação República do metrô, o que achávamos que nos daria mais tempo.
O que não sabíamos era que a linha sete Rubi que liga Jundiaí a Rio Grande da Serra estava sendo utilizada na mesma plataforma e trilho, porque um dos trilhos estava em manutenção. Ou seja, primeiro trafegava um trem sentido a Jundiaí e depois outro na direção oposta quando este alcançasse um trecho que não estava em manutenção. O primeiro trem que apareceu foi no sentido Jundiaí, por volta das 12h30, e só depois às 12h45 é que apareceu outro no sentido Tamanduateí (o trem não estava indo até seu destino final).
Embarcamos no trem superlotado e desembarcamos na Estação da Luz quando faltavam 5 minutos para as 13 horas – e os trens para Guarulhos saem sempre nas horas cheias, ou seja, às 13h, 14h, 15h, 16h e assim por diante. Para nossa sorte, e acredito que devido aos problemas de manutenção, o trem apareceu na plataforma 5 exclusiva para embarque ao Aeroporto de Guarulhos às 13h05. O local de embarque fica no piso superior da estação, na plataforma 5 e não estava lotado. Embarcamos e três minutos depois já estávamos trafegando no sentido da estação de trens do Aeroporto de Guarulhos.
O trem era novo e limpo, tem espaço para guardar bagagens e também é permitido embarque com bicicletas. Houve uma única parada no trajeto, na estação Guarulhos/Cecap, que fica muito próxima da estação final. O tempo total da viagem durou 33 minutos e fiquei muito surpreso pela qualidade dessas duas últimas estações: são amplas, modernas, limpas e de muito boa acessibilidade.
Desembarcamos e fomos procurar o serviço gratuito de ônibus que interliga a estação de trem aos terminais do aeroporto. O serviço é oferecido a cada 15 minutos e, não demorou muito, já estávamos no terminal 2, que é onde a Gol tem seus balcões de atendimento.
Ao chegarmos para fazer o check-in, fomos aos totens para evitar a enorme fila que tinha naquele momento, mas mais uma vez o serviço deixou a desejar – não funcionou como deveria e tivemos que ficar na fila para fazer o check-in presencial. Fomos atendidos de forma gentil pelo pessoal da companhia aérea e na sequência já fomos para sala de embarque onde nos esperava o 737/700 PR-GEE.
Voo lotado e no horário, às 15h55 partimos rumo a Londrina. Durante o voo o time de bordo serviu uma opção salgada (biscoito) ou uma doce (bolacha) e água, refrigerante ou suco. Com pouco mais de uma hora de voo desembarcamos no aeroporto José Richa, onde terminava nosso passeio pela capital paulista.
Agradecemos ao leitor Marcos Gomes pelo seu relato! Se você também quiser mandar a sua experiência voando com alguma companhia aérea ou com alguma dica de destinos, nos envie um e-mail para dicas@melhoresdestinos.com.br.