logo Melhores Destinos

Torre Eiffel vai mudar de cor após a maior reforma de seus 132 anos

Bruna Scirea
04/02/2021 às 16:26

Torre Eiffel vai mudar de cor após a maior reforma de seus 132 anos

A Torre Eiffel está passando pela maior reforma que já enfrentou em seus 132 anos de história. O maior símbolo de Paris e um dos mais famosos pontos turísticos do mundo receberá uma nova pintura, que lhe dará uma tonalidade mais próxima do dourado – tudo a ver com as Olimpíadas de 2024, que irão acontecer na capital francesa.

As obras começaram em 2019 e devem terminar em novembro de 2022. Desde então, 19 camadas sucessivas de tintas estão sendo removidas, um trabalho que exige um reforçado protocolo sanitário, já que há presença de chumbo nas camadas inferiores de tinta. O orçamento previsto para a reforma é de 50 milhões de euros.

No fim da reforma, em 2022, monumento terá tom mais dourado

Até então, a Torre Eiffel tinha um tom mais próximo do castanho – cor que assumiu a partir de 1968. Antes disso a pintura era mais avermelhada. No entanto, especialistas em monumentos franceses afirmam que o próprio criador, Gustav Eiffel, desejava originalmente uma cor que lembrasse o ocre, que se encaixaria perfeitamente com as clássicas construções em pedra calcária da capital francesa. E hoje, este tom mais dourado já pode ser visto no topo do monumento, que tem 340 metros e altura.

Conhecido como “A Dama de Ferro”, o monumento foi construído entre 1887 e 1889 e, de início, recebeu críticas de artistas e intelectuais franceses devido ao seu design. O que eles não poderiam prever é que ano mais tarde a Torre Eiffel se tornaria um dos pontos turísticos pagos mais visitados do mundo.

Em 2024, durante os Jogos Olímpicos, a Torre Eiffel terá um destaque importante, recebendo em sua proximidade provas de triatlo e natação, além de ser um cartão postal onipresente, visível principalmente durante os eventos ao longo do Rio Sena, como concertos musicais e outras atrações culturais.

Aliás, outras obras estão ocorrendo em Paris para que a cidade fique tinindo para receber turistas durante os jogos daqui três anos. Outro ponto turístico que passa por uma reforma milionária é a Champs Élysées, que vai virar um enorme jardim urbano, com o fluxo de carros reduzido e mais espaços para pedestres e corredores de verdes.

É.. quem já conheceu Paris vai ter de dar um jeitinho de voltar para a cidade, que promete estar ainda mais charmosa nos próximos anos. Se bem que… para voltar para a capital francesa, a gente nem precisa arranjar desculpa, né? Sempre vale a pena!

Leia mais:
O que fazer em Paris: dicas para curtir a capital francesa

* Com informações da AFP

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção