Governo recomenda prorrogação da validade de milhas aéreas durante a pandemia
Governo recomenda prorrogação da validade de milhas aéreas durante a pandemia
A Secretaria Nacional do Consumidor assinou hoje um ofício que será enviado as principais companhias aéreas nacionais e à Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) solicitando a prorrogação na validade das milhas que estiverem por vencer nos próximos meses devido à pandemia de coronavírus. O ofício pede ainda que as milhas que já tenham expirado também sejam revalidadas.
O documento apresenta três pontos principais:
- Prorrogação imediata da validade das milhas que venceriam nos próximos meses;
- Devolução das milhas, sem penalidade, utilizadas na emissão de passagens aéreas que foram canceladas e as milhas já estavam vencidas;
- Utilização do portal Consumidor.gov como canal de negociação entre as empresas e os consumidores.
A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Público declarou:
“Em razão dos argumentos expostos na Nota Técnica, o DPDC identificou questões sensíveis que necessitam de esclarecimentos. Diante disto, expedimos notificações à Associação e às principais empresas do segmento com objetivo de melhorar o nosso entendimento a respeito das medidas que estão sendo adotadas por essas empresas em relação às milhas e sistemas de pontuação para compensar a drástica redução da oferta de passagens aéreas.”
A recomendação é muito bem-vinda já que muitos passageiros que tiveram os planos de viagem afetados pela pandemia tinham passagens emitidas com pontos próximos à data de vencimento ou já vencidos. A medida beneficia também quem estava fazendo planos de viagem e precisou adiar por enquanto. Um prazo maior na validade das milhas oferece mais conforto até o período de incerteza acabar.
O pedido ainda será respondido pelas companhias aéreas.
Com informações da CNN Brasil.
Veja também: