logo Melhores Destinos

Governo recomenda prorrogação da validade de milhas aéreas durante a pandemia

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
05/05/2020 às 14:13

Governo recomenda prorrogação da validade de milhas aéreas durante a pandemia

A Secretaria Nacional do Consumidor assinou hoje um ofício que será enviado as principais companhias aéreas nacionais e à Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) solicitando a prorrogação na validade das milhas que estiverem por vencer nos próximos meses devido à pandemia de coronavírus. O ofício pede ainda que as milhas que já tenham expirado também sejam revalidadas.

O documento apresenta três pontos principais:

  • Prorrogação imediata da validade das milhas que venceriam nos próximos meses;
  • Devolução das milhas, sem penalidade, utilizadas na emissão de passagens aéreas que foram canceladas e as milhas já estavam vencidas;
  • Utilização do portal Consumidor.gov como canal de negociação entre as empresas e os consumidores.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Público declarou:

“Em razão dos argumentos expostos na Nota Técnica, o DPDC identificou questões sensíveis que necessitam de esclarecimentos. Diante disto, expedimos notificações à Associação e às principais empresas do segmento com objetivo de melhorar o nosso entendimento a respeito das medidas que estão sendo adotadas por essas empresas em relação às milhas e sistemas de pontuação para compensar a drástica redução da oferta de passagens aéreas.”

A recomendação é muito bem-vinda já que muitos passageiros que tiveram os planos de viagem afetados pela pandemia tinham passagens emitidas com pontos próximos à data de vencimento ou já vencidos. A medida beneficia também quem estava fazendo planos de viagem e precisou adiar por enquanto. Um prazo maior na validade das milhas oferece mais conforto até o período de incerteza acabar.

O pedido ainda será respondido pelas companhias aéreas.

 

Com informações da CNN Brasil.

Veja também: