Projeto polêmico prevê adicionar 30 assentos nos aviões e aumentar o espaço entre as poltronas
Projeto polêmico prevê adicionar 30 assentos nos aviões e aumentar o espaço entre as poltronas
Colocar ainda mais assentos dentro das atuais aeronaves parecia impossível, após sucessivas investidas que, ano após ano, reduziram significativamente o espaço entre os passageiros, a espessura e a reclinação das poltronas. Mas não para a Zodiac Aerospace, multinacional de origem francesa, conhecida no Brasil pela parceria com a Embraer para o desenvolvimento conjunto dos jatos da família 170/190 e das aeronaves ERJ 145.
A Zodiac Aerospace acaba de patentear um novo desenho de cabine, onde os assentos são, digamos, inovadores. No novo design, o passageiro do meio passa a se sentar voltado para os fundos da aeronave, todos os assentos são retráteis e não possuem mais encosto para os braços. Isso permitiria adicionar 30 novos assentos nas atuais aeronaves de um corredor, que operam voos de curta duração..
Mas não apenas isso: segundo a empresa, o novo desenho de cabine deve aumentar em 15% a distância entre as poltronas, oferecendo 31 polegadas de espaço. Inclusive o nome do projeto, HD 31, faz referência a isso: High Density at 31-inch spacing.
Assista o vídeo de apresentação do novo projeto. E confira as fotos desse novo modelo que pode, antes do que imaginamos, estar presente nas aeronaves de boa parte das companhias aéreas do mundo.
A redução do espaço na classe econômica e disponibilização de assentos premium pagos foi uma das 10 tendências da avliação apresentadas num artigo publicado aqui no Melhores Destinos.
E você, o que achou do novo modelo? Será uma oportunidade que vai ajudar a reduzir ainda mais o preço das passagens? Ou um desrespeito aos limites do conforto e da privacidade a bordo dos voos comerciais?
Agradecemos a dica do nosso leitor Sandro Roma.