Governo lança programa para aumentar segurança em aeroportos do Brasil
Governo lança programa para aumentar segurança em aeroportos do Brasil
Passageiros ficarão mais seguros nos principais aeroportos brasileiros, pelo menos é o que promete o novo programa do Governo Federal. Com a ideia de oferecer mais câmeras, monitoramento e biometria nos terminais nacionais, o programa “Aeroportos+Seguros” foi lançado hoje.
Segundo o governo, a iniciativa terá tecnologia de ponta para aumentar a segurança dos viajantes e das suas bagagens. Para isso, uma série de medidas serão adotadas aos poucos.
Os reforços são muito importantes para amenizar os riscos aos passageiros, principalmente se considerarmos o caso mais recente da quadrilha que trocava malas em Guarulhos para transportar drogas.
Seguro viagem: 18 dicas para contratar e viajar com segurança!
Inclusive, o Aeroporto Internacional de Guarulhos será o primeiro a receber o programa por ser o terminal com maior movimentação doméstica e internacional do Brasil. A partir da experiência com o aeroporto paulista, as novas ações deverão ser implementadas em outros grandes terminais aeroportuários nacionais. Veja algumas das medidas a serem adotadas:
- Instalação de mais câmeras;
- Mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens;
- Biometria para identificação de passageiros e funcionários;
- Monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras;
- Novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
- Aumento dos sistemas e procedimentos de controle de acessos de veículos, equipamentos e pessoas das áreas operacionais;
- Restrição de dispositivo eletrônico nas áreas de manobra de aeronaves;
- Controle para o acionamento das esteiras de bagagem nas áreas de check-in;
- Isolamento de área exclusiva para bagagens.
Mais segurança
Basicamente, o projeto quer modernizar os procedimentos e tecnologias utilizados contra atos de intervenção ilícita, chamada de Aviation Security (AVSEC). Essa área é responsável por prevenir atos ilegais nas atividades aéreas e aeroportuárias. Nesse sentido, práticas comuns são as revistas aleatórias e a identificação de passageiros e tripulantes.
A data de início de operação do “Aeroportos+Seguros” não foi divulgada até o momento. O programa foi desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), em coordenação com a Receita Federal do Brasil (RFB) e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O que achou da novidade? Acha que as iniciativas podem mesmo funcionar e melhorar a segurança nos aeroportos brasileiros? Participe nos comentários!