logo Melhores Destinos

PF prende quadrilha que trocava malas de passageiros em Guarulhos para transportar drogas

Daniel Akstein Batista
06/04/2023 às 12:42

PF prende quadrilha que trocava malas de passageiros em Guarulhos para transportar drogas

A Polícia Federal prendeu essa semana seis pessoas que fazem parte de um grupo suspeito de ter trocado a identificação de malas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para enviar drogas ao exterior.

O caso chamou a atenção da PF após duas brasileiras terem sido presas em Frankfurt, na Alemanha, no início de março, por terem chegado ao país com a bagagem cheia de drogas. Mas, de acordo com a investigação da polícia brasileira, elas foram vítimas de um golpe e a mala não pertencia às goianas.

As brasileiras iriam iniciar uma viagem pela Europa quando foram abordadas pela polícia alemã durante uma escala em Frankfurt. Em suas malas, foram encontrados 40 kg de cocaína.

O golpe das malas

As bagagens das brasileiras haviam sido despachadas inicialmente no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, mas foi no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que as malas tiveram as etiquetas trocadas por profissionais terceirizados do aeroporto, segundo a PF.

O esquema só foi descoberto por causa desse acontecimento, mas a Polícia Federal acredita que outros casos parecidos também aconteceram – uma outra mulher que saiu de Goiânia com destino à França também teria tido a mala trocada em Guarulhos, mas ela não foi detida.

A quadrilha, que tinha pessoas do Brasil e do exterior, possuía acesso à área restrita do aeroporto e agia trocando as etiquetas das bagagens, mandando as malas com drogas para a Europa.

Segundo a PF, há imagens que mostram as malas originais despachadas em Goiânia e as que depois foram embarcadas em Guarulhos já com as etiquetas trocadas.

“Elas embarcaram com malas contendo menos de 20kg e foi identificado no aeroporto da Alemanha 20kg de entorpecentes em cada uma das bagagens. Elas afirmaram que as malas não eram delas”, afirmou a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues, na matéria do G1.

Apesar de todos os indícios apontarem que as brasileiras são inocentes, elas seguem presas em Frankfurt. As autoridades alemãs solicitaram a íntegra da investigação brasileira e as imagens comprovando que as malas foram mesmo trocadas antes de tomar uma nova decisão.

No combate ao tráfico internacional de drogas, a PF prendeu na terça-feira seis pessoas pertencentes à quadrilha do golpe de malas. “Durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40kg de cocaína para a Alemanha por meio de troca de bagagens de passageiros sem qualquer ilícito no interior, por bagagens com drogas. Em favor das brasileiras presas há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas ‘mulas do tráfico'”, diz a nota da Polícia.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção