logo Melhores Destinos

Praça das Flores e Labirinto Verde: atrações imperdíveis em Nova Petrópolis

Jéssica Weber
19/12/2022 às 20:00

Praça das Flores e Labirinto Verde: atrações imperdíveis em Nova Petrópolis

A Praça das Flores e o seu Labirinto Verde formam, juntos, o principal ponto turístico de Nova Petrópolis, vizinha de Gramado. Com visitação gratuita, essa área verde no Centro, em plena Avenida XV de Novembro, mostra de cara por que a cidade foi apelidada de Jardim da Serra Gaúcha.

Praça das Flores e Labirinto Verde

A história da praça remonta ao começo de Nova Petrópolis: sua localização foi demarcada logo que os imigrantes alemães fundaram a cidade, no século 19. O nome oficial sempre foi – é ainda – Praça da República, mas moradores e turistas rebatizaram para destacar as flores que colorem uma dezena de canteiros multicoloridos. No Natal e na Páscoa, a praça é toda decorada para dar o clima da festividade.

Magia da Páscoa na Praça das Flores. Foto: Divulgação

É um lugar para caminhar sem pressa, renovar o feed do Instagram e, se tiver mais tempo, sentar nos bancos para ficar ouvindo o som dos pássaros e da música alemã que sai baixinho das caixas de som fantasiadas de torre medieval (foto abaixo). Nos finais de semana a praça enche, e daí é negócio levar cadeira de praia ou uma coberta para sentar na grama.

Labirinto Verde

O Labirinto Verde é uma brincadeira intuitiva e tão antiga quanto a mitologia grega. É uma estrutura circular feitas com paredes de ciprestes – foram plantadas mais de 1,7 mil mudas. Há vários becos sem saída para confundir o turista, que erra algumas vezes – ou muitas – o caminho até achar o centro. Lá tem uma escadaria, de onde você abana para quem ficou do lado de fora, duvidando da sua astúcia.

Inaugurado em 1989, o ponto turístico foi inspirado no labirinto do Park Schönbusch, localizado na cidade de Aschaffenburg, na Alemanha. O traçado foi mudado pelo menos duas vezes desde então: atualmente, possui 28 metros de diâmetro e mais de dois metros de altura.

O caminho antigo, eu conhecia de cor: natural de Nova Petrópolis, eu conseguia ditar as direções literalmente de olhos fechados. Eu revisitei a atração para escrever a experiência a vocês, e achei o caminho certo em quatro minutos – sigo um prodígio! Difícil foi sair…

Rua Coberta de Nova Petrópolis

Também fica ali, junto à Praça das Flores, a Rua Coberta de Nova Petrópolis. É onde ocorrem os eventos mais legais da cidade, ao exemplo do Festival da Primavera (exposição e comercialização de produtos e serviços ligados ao paisagismo, jardinagem, horticultura, meliponicultora, que é o manejo de abelhas sem ferrão, e artesanato relacionado a flores).

O meu favorito é o Festival Internacional de Folclore, no inverno, quando grupos de danças do mundo inteiro se reúnem em Nova Petrópolis para apresentar um pouco da sua cultura.

Festival de Folclore na Rua Coberta. Foto: Jéssica Weber/Melhores Destinos

Essa região também é cercada de cafés, lojas de calçados, de roupas – especialmente, de moda tricot, a cidade é conhecida por suas malharias -, lojas de chocolate, de artesanato. É um bom lugar para fazer compras.

Como chegar a Praça das Flores de Nova Petrópolis

Se você colocar Praça das Flores de Nova Petrópolis no GPS, vai chegar exatamente lá: é o coração da cidade.

Seguindo pela BR-116, Nova Petrópolis situa-se a 90 quilômetros de Porto Alegre e a 35 quilômetros de Caxias do Sul, que é a segunda maior cidade gaúcha e também tem aeroporto.

É possível contratar previamente um táxi ou van, ou pegar um ônibus na rodoviária (Caxiense, Citral e Wendling são empresas que operam essa linha). Mas o carro acaba sendo a melhor opção – nem todas as atrações ficam no Centro e é uma raridade encontrar transporte por aplicativo na cidade.

Muita gente conhece Nova Petrópolis por estar no segundo caminho mais usado para ir da capital gaúcha a Gramado – via RS-115, ali por Igrejinha, é mais movimentado por ser um pouco mais rápido. Mas a cidade merece pelo menos dois dias para vencer as principais atrações e levar uns quilinhos na balança como souvenir.

Outras atrações em Nova Petrópolis

Lago do Parque Aldeia do Imigrante

  • O Parque Aldeia do Imigrante alia natureza, cultura e história. Ali foram remontadas casas e uma igreja antiga em estilo enxaimel, técnica alemã com vigas de madeira em posição horizontal, vertical ou inclinada, cujos espaços são preenchidos com tijolos.
  • Se você gosta de cerveja, é um pecado sair de Nova Petrópolis sem conhecer as cervejarias da cidade. Vale citar a Traum (que tem também um charmoso pub e serve um bom hambúrguer) e a Edelbrau.
  • Você precisa conhecer o Ninho das Águias, tem uma vista incrível para o vale do Rio Caí. Fica a uns 20 minutos de carro do centro de Nova Petrópolis, em estrada vicinal recentemente asfaltada. Uma verdadeira legião ruma ao topo do morro com cadeiras de praia para assistir ao pôr do sol, lindo demais. Serve também levar uma esteira ou cobertinha para se atirar no gramado, e o chimarrão completa o ritual.
  • Embora Nova Petrópolis não tenha tido influência holandesa, uma das atrações que mais tem bombado por aqui é o Zaandam, inspirado em uma cidade próxima a Amsterdam. A réplica do moinho chama atenção de longe, e a construção é iluminada com luzes coloridas à noite. Símbolo da Holanda, um par de sapatos amarelos gigantes coroa a decoração externa – dá até para entrar dentro deles para tirar foto.Neste post você encontra todas as informações para montar seu roteiro em Nova Petrópolis.

E nos conta, você já conhece a Praça das Flores? Já se perdeu no Labirinto? Nos conta nos comentários como foi sua experiência.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção