Portugal deve retomar voos com o Brasil em breve, diz primeiro-ministro
Portugal deve retomar voos com o Brasil em breve, diz primeiro-ministro
Portugal deve retomar os voos diretos com o Brasil em breve. Esta é a promessa do primeiro-ministro, Antonio Costa: “Relativamente ao Brasil, poder retomar voos, embora com a obrigação de testes e medidas de quarentena”.
A afirmação foi feita hoje durante coletiva de imprensa. Apesar da boa notícia, Costa não disse quando a liberação pode acontecer. Os voos com o Brasil estão suspensos desde o final de janeiro e estão mantidos pelo menos até o dia 15 deste mês. Durante este longo período somente voos de repatriamento feitos pela Latam, Tap e Azul foram autorizados ligando São Paulo e Campinas a Lisboa.
O premiê português também anunciou que Portugal deve retomar em breve a ligação com o Reino Unido. “Vamos facilitar a ligação entre os países”, afirmou Costa. Os voos entre Portugal e Reino Unido estão suspensos desde janeiro após a descoberta de uma nova estirpe mais contagiosa do coronavírus.
Vale lembrar que apesar dos voos entre o Brasil e Portugal estarem suspensos, é possível chegar atualmente a Lisboa, Faro ou Porto fazendo escala em outro país. Todos os passageiros provenientes do Brasil devem realizar teste PCR 72 horas antes do embarque, preencher formulário online e fazer quarentena de 14 dias após a chegada.
É bom lembrar que Portugal continua fechado para entrada de brasileiros a turismo. Somente está permitida a chegada de:
- Cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias;
- Brasileiros residentes em Portugal ou países europeus
- Brasileiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar/reagrupamento familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias. Nesses casos é necessário ter o visto respectivo.
O anúncio sobre o possível retorno dos voos para o Brasil foi feito pelo premiê nesta quinta-feira durante coletiva para apresentar as medidas que serão adotadas na a próxima fase de desconfinamento. O país encontra-se com fortes medidas restritivas desde janeiro. No meio do mês passado algumas atividades foram retomadas e na próxima segunda-feira terá início a uma nova fase com a reabertura das lojas de rua e museus, retomada das escolas secundárias e liberação para o atendimento de clientes de restaurantes em áreas abertas.
Hoje Portugal registrou 592 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos.