Companhia internacional reduz poltronas reclináveis em parte de voos na econômica


Companhia internacional reduz poltronas reclináveis em parte de voos na econômica
A Avianca reconfigurou a frota de Airbus A320 e, para aumentar em 20% o número de poltronas a bordo, reduziu metade das poltronas reclináveis na classe econômica.
Com isso, parte dos voos internacionais saindo do Brasil foram afetados pela mudança nos aviões. Por exemplo, é possível que o passageiro que viaja entre São Paulo e Bogotá, na Colômbia, fique em uma das poltronas não reclináveis do A320 durante as seis horas de voo.
No entanto, conforme a companhia, o passageiro é avisado que esta é a tarifa mais barata e, portanto, o assento não reclina e, se quiser, pode pagar mais pela poltrona reclinável.
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De acordo com a companhia, a mudança na frota permitirá ofertar passagens mais baratas e mais competitivas. Inclusive, a nova medida permitiu que a empresa também atendesse Belo Horizonte e Manaus, além de Rio de Janeiro e São Paulo.
Restruturação
Conforme a empresa colombiana, a mudança das aeronaves é uma das medidas adotadas para a reestruturação da Avianca, uma das maiores companhias aéreas da América Latina.
O fim das poltronas reclináveis atingiu 104 Airbus A320, ampliando os assentos de 150 para 180 lugares. A mudança permite reduzir os custos com combustível e manutenção.
De acordo com o Diretor de Operações (COO) da Avianca, Frederico Pedreira, as mudanças adotadas foram essenciais para a viabilidade do negócio aéreo. E, em nenhum momento, as aeronaves deixaram de ter assentos reclináveis. O que ocorreu foi uma redução desse tipo de assento e cobrança extra por aqueles que reclinam.
Diferentemente do que o Melhores Destinos replicou anteriormente da Folha de S. Paulo, atualmente, metade dos assentos na econômica dos A320 tem a tarifa mais baixa por não ter assentos reclináveis, mas o passageiro tem direito de escolher se quer uma poltrona que reclina ou não, pagando uma taxa extra.
As aeronaves A320 reconfiguradas também contam com poltronas mais confortáveis, nos modelos 2-2 por fileira, com uma tarifa mais cara.
Além disso, a Avianca oferta um voo diário, saindo de São Paulo, em um Boeing 787 Dreamliner. A aeronave conta com 220 assentos reclináveis, inclusive, com classe executiva.
De acordo com Frederico, a companhia tem sido mais democrática, deixando os serviços mais baratos aos passageiros que preferem tarifas mais competitivas.
* Este post foi atualizado em 28 de julho de 2023.
E aí, toparia voar sem reclinar o assento para pagar mais barato? Participe nos comentários.