Como é voar na Passaredo
Como é voar na Passaredo
A Passaredo é uma companhia sediada em Ribeirão Preto que vem crescendo bastante nos últimos anos. Sua frota de aviões Embraer EMB-120 Brasília está sendo reforçada com os modernos Embraer ERJ-145, que já são maioria.
Em 2010 a Passaredo ampliou bastante o número de destinos atendidos. A companhia já atende 19 destinos nas cinco regiões do Brasil. Isso é mais do que a Webjet e mais que a Avianca.
O foco da Passaredo é a aviação regional, por isso ela atende cidades menores e voa com aviões menores.
Abaixo está o relato do vôo feito no mês passado pelo leitor Fernando Oliveira, conhecido aqui no Melhores Destinos como Ferbrasilia. Esse voo foi realizado em um avião EMB-120, mas é importante lembrar que a maior parte da frota da Passaredo é de jatos ERJ-145.
Minha viagem estava prevista para 27/06 e a passagem estava comprada, entretanto, precisei mudar a data e optei por pedir o reembolso da primeira e comprar outra. Fiz tudo pelo site rapidamente e sem problemas. O único inconveniente é que o reembolso acontece entre 30 e 45 dias, segundo me informaram, mas, imagino que isso seja procedimento padrão em todas as cias.
Tudo certo com a passagem, me dirigi à cidade de Presidente Prudente-SP, que tem um modesto aeroporto.
Vôo 2350 – Presidente Prudente – Guarulhos
Data: 24/06/2010
Hora: 11:30
Poltrona: 7A
Duração do vôo: 1:15h
Avião : Embraer EMB-120 Brasília (capacidade para 30 lugares)
Check-in
Cheguei às 9h40 e não tinha ninguém no check-in, mas a funcionária de vendas realizou o procedimento rapidamente e com muita simpatia. Bagagem despachada, bilhete eletrônico, tudo igual às grandes cias.
Nota 10.
Avião
Gostaria de ter viajado em um dos novos jatos da Cia, mas nesse itinerário só está disponível o Brasília mesmo.
O embarque foi realizado às 11h15 e, embora já tivesse viajado com esse tipo de aeronave, não me lembrava como ela é pequena. Não consegui ficar totalmente de pé com meus 1,77 de altura. O espaço entre as poltronas é igual ao das grandes, aliás, o voo que peguei depois pra Brasília, pela Webjet estava muito mais apertado. Nota 6.
Atendimento
Houve um incidente no embarque. Ao procurar seus lugares, um casal notou que outro passageiro que embarcou em Marília, onde havia acontecido um problema com o sistema, ocupava um dos lugares e não quis sair. Ao ser chamada pra desfazer a confusão, a comissária de bordo, única a bordo, se mostrou irritada e despreparada para lidar com aquela situação.
Nota 6.
Depois disso, seguimos viagem. A decolagem e o pouso foram um tanto desconfortáveis pela turbulência, já que o avião é leve e parece não ter muita estabilidade.
Durante o voo, agora, sem turbulência, a comissária estava bem mais calma e simpática e serviu sanduíche frio de pão de batata com presunto de peru e queijo, e refrigerante, suco ou água. As embalagens eram todas personalizadas com o nova marca, assim como na pintura da aeronave. Muito agradável e moderna.
Chegamos no horário previsto em Guarulhos e depois de 5 minutos aguardando posição, desembarcamos normalmente (remotamente) e as bagagens chegaram rápido também.
De modo geral a companhia é boa. A sugestão é, claro, a renovação da frota e mais dedicação no treinamento da equipe de comissários.
É bom lembrar que a Passaredo é uma companhia aérea que tem crescido bastante e vem se mostrando uma das principais que atendem o Estado de São Paulo, além de atender também outros 7 estados.