logo Melhores Destinos

Pesquisa aponta os 15 países mais seguros para viajar em 2024 – e, sim, o Brasil está na lista!

Daniel Akstein Batista
14/12/2023 às 19:51

Pesquisa aponta os 15 países mais seguros para viajar em 2024 – e, sim, o Brasil está na lista!

Você tem noção de quais são os países mais seguros do mundo para fazer uma viagem em 2024? A empresa de seguros norte-americana ‘Berkshire Hathaway Travel Protection’ fez uma pesquisa para saber onde os turistas podem encontrar mais segurança ao viajar. E o Brasil entrou no ranking!

O conceito de segurança tem mudado ao longo dos anos, segundo a pesquisa, que teve sua primeira edição em 2016. Antes, um lugar seguro era originalmente um local livre de atividades terroristas. Depois, tornou-se um local protegido contra surtos de doenças. Agora, mostra o resultado, é um lugar onde todo mundo pode circular livremente sem discriminação ou assédio.

Os países mais seguros para viajar em 2024

Para chegar ao ranking final, a empresa de seguros perguntou às pessoas para onde viajaram nos últimos cinco anos, e elas avaliaram esses lugares em termos de segurança respondendo a diferentes perguntas (desde segurança no trânsito à segurança contra terrorismo).

A pesquisa traz também dados do Índice Global de Paz e classificações de segurança em viagens do Departamento de Estado, além de acrescentar as pontuações GeoSure Global das principais cidades de cada país, que traz avaliações de diferentes fatores, como segurança das mulheres, índice de roubos, guerras, questões médicas e de saúde do país, entre outros.

Com todas essas avaliações, a empresa calcula uma pontuação média de cada país, que reflete a segurança geral. Confira o top 15.

15 – Brasil

O Brasil foi o país que mais subiu no ranking, pulando da 42ª colocação na edição passada para o 15º lugar. Segundo a pesquisa, os entrevistados deram “notas altas em segurança de viagens para mulheres/pessoas de cor/LGBTQ+ e notas razoáveis ​​para segurança contra terrorismo”. Vale esclarecer que o termo “pessoas de cor” (people of color) é usado nos Estados Unidos para se referir a todos os que não são brancos – negros, latinos, asiáticos, etc.

Ainda de acordo com a publicação, os viajantes que forem ao Brasil devem tomar cuidado com as fronteiras. “De acordo com o Departamento de Estado, viajar para as regiões onde o Brasil faz fronteira com seus vizinhos – incluindo Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai – não é recomendado devido aos altos níveis de criminalidade e atividade de gangues nestas regiões.”

pontos turístico do Brasil

14 – Espanha

A Espanha caiu três posições mas ainda se manteve no top 15 dos países mais seguros para viajar. A baixa taxa de criminalidade foi um ponto positivo destacado pela pesquisa, que alerta os turistas a tomarem cuidado com o roubo de passaportes nas grandes cidades do país.

Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas e hotéis no Brasil e no mundo!

13 – França

Enquanto a Espanha despencou no ranking, a França subiu três posições com boas notas em segurança no transporte (menos em Paris) e segurança contra epidemias de doenças. Já a segurança contra o terrorismo não foi tão bem avaliado. As frequentes manifestações que acontecem na França, por diferentes motivos (como questões políticas e econômicas), são um ponto de alerta para os turistas, segundo a publicação.

12 – Japão

O Japão pulou do 19º para o 12º lugar na pesquisa atual, muito graças à baixa taxa de criminalidade, seja assassinatos ou roubos. Por outro lado, aponta a pesquisa, em distritos como Roppongi, Kabuki-cho, Shibuya e Ikebukuro tem havido relatos de assédio a turistas americanos: então vale sempre o cuidado.

passagem aérea Japão

11 – Nova Zelândia

A Nova Zelândia teve uma queda de apenas uma posição, com destaque para sua baixíssima taxa de homicídios de 0,7 por 100.000 pessoas. Comparando, os Estados Unidos (que não entrou no top 15) têm uma taxa de homicídios de 7,8 por 100.000 habitantes.

Auckland Nova Zelândia

10 – Austrália

Mais um país da Oceania em destaque no ranking dos países mais seguros do mundo, a Austrália estava em 4ª na edição passada da pesquisa, ficando agora em 10º. Os poucos homicídios no país fizeram o país a ter uma boa nota, mas a publicação fala para os turistas tomarem cuidado com os animais selvagens da região. “Desde águas-vivas a crocodilos, tubarões, insetos venenosos e cobras, o continente e as suas águas acolhem vida selvagem que merece admiração e respeito em doses iguais”, diz a publicação.

9 – Islândia

Com poucos incidentes criminais, a Islândia desponta na 9ª colocação, perdendo seis posições. Se por um lado ela é um país seguro para viver e passear, por outro os turistas devem tomar cuidado com as condições das estradas, que pioram bastante durante o inverno.

8 – Dinamarca

Segundo lugar na pesquisa passada, a Dinamarca aparece agora em 8º. Os países escandinavos costumam sempre se destacar nas pesquisas sobre segurança, sendo a Dinamarca o segundo país mais pacífico do mundo de acordo com a publicação. Os baixos níveis de corrupção pública, o acesso à educação e os cuidados médicos de alta qualidade ajudam a colocar o país no top 10.

7 – Portugal

Destino bastante procurado por brasileiros, Portugal pulou da 18ª para a 7ª posição. Segundo a pesquisa, “as cidades apresentam um elevado grau de ordem e segurança”. Mesmo assim, diz a publicação, os turistas devem tomar cuidado com seus pertences nos transportes públicos.

6 – Inglaterra

De acordo com a pesquisa, as cidades da Inglaterra são notavelmente seguras, com baixas taxas de homicídios e roubos – em 2022, aliás, a criminalidade no país caiu 22%. Se estiver interessado em viajar para lá, confira todas as promoções de passagens aéreas para Londres.

londres

5 – Holanda

Se no ano passado a Holanda foi considerada o país mais seguro do mundo para viajar, agora ela está no 5º lugar, o que ainda é uma ótima colocação. A capital Amsterdã foi considerada pelos turistas americanos ouvidos na pesquisa como uma das cidades mais seguras do mundo.

Amsterdam, na Holanda

4 – Irlanda

Os poucos homicídios na Irlanda ajudaram o país a subir da 12ª para a 4ª colocação do ranking dos países mais seguros do mundo. Apesar da baixa taxa de criminalidade, nem tudo é perfeito. A pesquisa mostra que houve um aumento nos pequenos furtos nas grandes cidades da Irlanda, principalmente de bolsas ou mochilas.

3 – Noruega

Chegamos ao top 3 da pesquisa da ‘Berkshire Hathaway Travel Protection’, com mais um país escandinavo na lista: a Noruega. Com baixa taxa de criminalidade, a capital Oslo é considerada a área mais segura do país.

2 – Suíça

Como bem lembra a pesquisa, a Suíça sempre foi sinônimo de segurança. Com alto padrão de vida e ótima infraestrutura, o país recebe os turistas o ano todo, que buscam na região cidades charmosas e muita natureza: os Alpes e os lagos do país realmente merecem destaque.

1 – Canadá

E o título de país mais seguro para viajar em 2024 vai para o Canadá, que apesar dos comuns incidentes de incêndios florestais tem se destacado por oferecer segurança aos moradores e viajantes. “O clima frio e a baixa densidade populacional proporcionam viagens seguras”, apontou a publicação.

O que achou da lista? Se estiver planejando uma viagem para 2024, baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas e hotéis no Brasil e no mundo!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção