Cuidado com o radar! Saiba qual país e cidade tem o maior número de câmeras de velocidade no mundo
Cuidado com o radar! Saiba qual país e cidade tem o maior número de câmeras de velocidade no mundo
Uma questão essencial quando viajamos é sempre respeitar as regras locais, ainda mais no trânsito! Quando fazemos o aluguel de um carro é importantíssimo conhecermos as leis e, claro, andarmos na linha para não causar nenhum acidente e nem ser multado.
Ninguém quer voltar para casa com uma multa de recordação, não é? Imagina ser flagrado acima da velocidade e ter que pagar centenas ou até milhares de dólares. Não será legal e com certeza estourará o seu orçamento de viagem. Então fique atento! Qual é o país com o maior número de radares de velocidade no mundo? Qual é a cidade mais entupida por câmeras de trânsito? Saiba isto para não sair mal na foto!
A consultoria australiana Budget Direct usou dados do The Worldwide Speed Camera DataBase para elaborar uma lista bem interessante sobre qual cidade e país tem a maior densidade de câmeras de velocidade, o nosso popular pardal.
O país com a maior densidade de radares de velocidade do mundo é a pequenina Andorra, que fincado nos Pirineus entre a Espanha e a França. O país tem 7,88 radares por cada 100 quilômetros de estrada. Andorra tem 437 km de estradas e 36 câmeras. O país europeu é seguido por Coreia do Sul com 7,36 e Singapura com 5,57 radares de velocidade/100km de estradas. Veja detalhes na arte abaixo:
Para a nossa surpresa, ou nem tanto, o país com o maior número de radares no mundo é o Brasil com 18.239. No entanto, a nossa média é de apenas de 0,62 radares por 100 quilômetros de estrada. Com tanta câmera por aí é bom ficar atento para não ser multado. Mas vale destacar que os radares de velocidade não são algo negativo. De acordo com a London School of Economics um equipamento deste reduz em até 39% o número de mortes num raio de 500 metros do local de instalação.
Na América do Sul o Brasil lidera o ranking de densidade de câmeras. Argentina vem em segundo com 0,14 e Uruguai com 0,12. Na Europa, a liderança isolada é de Andorra, seguido por San Marino com 2,91 e Itália com 1,70 radares por 100 quilômetros de estradas.
Já a cidade com maior número de radares do mundo vem da Coreia do Sul. Anyang tem 46,10 radares por 100 quilômetros de estradas que cortam o município. No Brasil surpreende o destaque a pequena cidade paranaense de Fazenda do Rio Grande que aparece com 10,50 – uma das densidades mais altas do mundo. Depois vem Moscou com 41,86, Batumi, na Geórgia, com 16,75 e Yerevan, na Armênia, com 11,40. Já a cidade com o maior número de câmeras de velocidade é capital russa com 2.408.