Azul vai dobrar de tamanho em Congonhas: confira os novos voos e destinos
Azul vai dobrar de tamanho em Congonhas: confira os novos voos e destinos
Agora é oficial! A Azul vai mais que duplicar a sua operação no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país. Com isso, a companhia passará a oferecer novos voos regulares saindo da capital paulista para Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro a partir de 26 de março de 2023.
De acordo com a empresa, as passagens aéreas para os novos voos e destinos vão começar a ser vendidas amanhã.
A grande novidade é a rota Congonhas-Brasília, inédita na malha da companhia. Mas os clientes da Azul também terão novas possibilidades de conexões para todo o Brasil. Por exemplo, Porto Alegre e Curitiba retomam a ligação direta com Congonhas pela Azul, que também amplia voos para Belo Horizonte e Recife, principais hubs regionais da empresa, e de onde o passageiro poderá se conectar com voos para diversas regiões do país. Além disso, haverá aumento dos voos da ponte aérea, ligação com o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O crescimento da Azul em Congonhas só foi possível graças a um aumento na capacidade do aeroporto e a novas regras de distribuição de horários determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, a Azul vai saltar de 41 para 84 pousos e decolagens diários a partir de março de 2023.
“Ampliar a presença da Azul em Congonhas era um desejo antigo da companhia. Nós já operamos um terço dos voos no país e temos mais de 300 rotas servindo todo o Brasil. O aumento da nossa malha em Congonhas vai, também, ampliar a presença da Azul no país inteiro e conectar cada canto do Brasil com CGH”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul.
“As novas ligações vão trazer ainda mais conectividade para a malha da Azul. Imagina que, agora, um cliente pode decolar de Francisco Beltrão, no interior do Paraná, chegar até Congonhas, fazer suas reuniões em São Paulo e retornar no mesmo dia”, ressaltou o executivo.
A Azul destacou ainda que a maior parte das aeronaves que vão cumprir as rotas em Congonhas serão jatos Airbus A320neo e Embraer de última geração, que consomem menos combustível e emitem menos CO2, além de serem mais silenciosas.
Detalhes e horários dos novos voos da Azul em Congonhas
Por que o Aeroporto de Congonhas é tão disputado pelas companhias aéreas?
De um lado, por sua localização privilegiada. Por ficar no coração da capital paulista, ele é de longe o aeroporto mais acessível para os viajantes da maior cidade do Brasil. Por outro, está cercado por prédios e residências, não tendo mais espaço para crescer. Praticamente todos os horários de operação disponíveis são utilizados hoje, dentro do horário permitido, das 6h às 23h (devido à proximidade com a cidade o aeroporto não pode funcionar na madrugada, como acontece com Guarulhos, por exemplo).
O resultado é que a demanda por Congonhas é muito maior que sua capacidade. Para os passageiros, chegar ou sair pelo aeroporto significa economizar cerca de uma hora no deslocamento, se comparado com Guarulhos ou com Viracopos, os outros dois aeroportos que atendem a região. Para as companhias aéreas, significa uma maior receita, já que as empresas conseguem vender passagens por um valor mais alto, especialmente para o público corporativo, que viaja a trabalho.
A novidade será boa para os passageiros?
Tudo indica que sim! A novidade é positiva, já que vai aumentar a competição no aeroporto da capital paulista, que até então concentra 9 de cada 10 voos nas mãos da Gol e da Latam.
A competição é decisiva para termos menores tarifas no setor aéreo. E apesar de não ser conhecida por ter os preços mais agressivos do mercado, com a medida a Azul terá novos destinos e voos partindo de Congonhas, ampliando a competição em rotas importantes para o Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, além de aumentar a frequência de rotas que já são operadas hoje, como a ponte-aérea.
Além disso, a limitação de horários em Congonhas e em Guarulhos poderá obrigar a Latam e a Gol, futuramente, a ampliar o número de voos no Aeroporto de Campinas, para atender a um provável crescimento na demanda de assentos do mercado paulista. Atualmente Viracopos é completamente dominado pela Azul (não pela limitação de horários, mas por falta de interesse comercial das concorrentes). E, em rotas onde não há competição, as tarifas aéreas são relativamente mais altas.