Ministro explica projetos dos novos aeroportos em Cajamar e Guarujá
Ministro explica projetos dos novos aeroportos em Cajamar e Guarujá
Os dois grandes projetos para os novos aeroportos do Estado de São Paulo foram tema da entrevista do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o programa Roda Viva. O representante reforçou a necessidade do possível aeroporto em Cajamar, a cerca de 30 km da capital, e adiantou sobre a operação inicial no Aeroporto de Guarujá, no Litoral Paulista.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas!
Aeroporto em Cajamar
Mais uma vez o ministro mencionou a cidade de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo, como o destino para o novo aeroporto do estado.
A proposta de um novo aeroporto nas proximidades da capital não é nova, portanto, Filho apresentou duas justificativas para ter retomado a iniciativa.
“Primeiro, a gente espera um crescimento forte da aviação brasileira, podemos chegar a 130, 140 milhões de passageiros nesses próximos três anos. Segundo, quando a gente pega o Aeroporto de Congonhas, entre outros aeroportos, a gente já espera, e Anac já aponta nessa direção, que daqui a 5, 6 anos, nós devemos estar operando com a situação já bem no limite. Então eu acho que a gente tem a necessidade de refletir sobre esses projetos.”
De acordo com o representante da pasta, a região de Cajamar e Caeiras é interessante do ponto de vista econômico e, por isso, havia sido considerada para um projeto da CCR, empresa brasileira que atua com concessão de infraestrutura, transportes e serviços.
“Nós chamamos a CCR para conversar, pedir para eles revisitarem esse projeto, e é o que eles estão fazendo. E, por incrível que pareça, já há concessionários do mundo querendo discutir esse novo aeroporto de São Paulo.”
A cidade de São Paulo tem dois aeroportos com grande movimentação, Guarulhos e Congonhas. Além deles, há ainda o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a cerca de 95 km da capital.
Aeroporto de Guarujá
Outra pauta importante questionada ao ministro foi sobre o Aeroporto de Guarujá, que já está em obras. Segundo Filho, a pasta pretende estimular cada vez mais os investimentos da região, sendo o aeroporto um desses estímulos.
“A gente está trabalhando com a Azul, com a Latam e com outras companhias, mas, sobretudo, com a Azul, para fazer operações com aviões ATR, que são aviões de 72 lugares que vão fazer, inicialmente, o turismo regional com o estado de São Paulo. E, depois, a gente espera pegar Rio de Janeiro, Brasília e outros destinos”.
Além de aproveitar as praias de Guarujá, Santos e cidades vizinhas, o aeroporto é importante para que turistas do Brasil possam embarcar nos cruzeiros que saem do Porto de Santos com mais facilidade.
Atualmente, o aeroporto mais perto do litoral sul de São Paulo é o pequeno terminal de Itanhaém e, depois, o de Congonhas, a cerca de 90 km de distância.