Grande São Paulo deve ganhar novo aeroporto – e cidade já está definida


Grande São Paulo deve ganhar novo aeroporto – e cidade já está definida
A cidade de Cajamar, na Grande São Paulo, deve ser a escolhida para ganhar um novo aeroporto, confirmou hoje o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Em entrevista à revista Exame, o ministro reafirmou a importância de São Paulo ganhar um novo aeroporto devido à grande demanda de voos na região. A estimativa do ministério é que em até três anos o Brasil tenha 135 milhões de passageiros. Em 2023, o número foi de 113 milhões, sendo que o Estado de São Paulo representa 30% desse número.
A cidade de São Paulo tem dois aeroportos com grande movimentação, Guarulhos e Congonhas. Além deles, há ainda o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a cerca de 95 km da capital.
“Daqui a 8 a 10 anos, os aeroportos de São Paulo estarão operando no limite, a exemplo de Congonhas. Pensando nisso, porque qualquer aeroporto demora de cinco a dez anos para ficar pronto, iniciamos a tratativa com a CCR, já tem alguns operadores com interesse em operar e criamos um grupo de trabalho no ministério”, disse o ministro.
Aeroporto em Cajamar
Cajamar fica localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cerca de 30 km da capital. Por ela ficar próxima a rodovias e ferrovias, a ideia é que o novo aeroporto atenda o transporte de cargas e também a aviação executiva. “Você vai ter uma parte do interior do Estado de São Paulo que pode utilizar esse aeroporto ao invés de ir para Congonhas. Essa é uma prioridade do ministério”, afirmou Silvio Costa Filho sobre os passageiros que poderiam utilizar o novo terminal para fazer viagens a negócios.
Um estudo de viabilidade técnica da construção do novo aeroporto já está em andamento desde o ano passado, com expectativa que ele seja finalizado ainda no primeiro semestre deste ano. Mas não há previsão de quando as obras do novo terminal paulista começariam.
Veja também:
– Boa notícia! Novo aeroporto do litoral paulista recebe autorização para início das obras

Aeroporto de Congonhas
Investimentos em Congonhas
O ministro afirmou também que a Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas, vai investir R$ 2 bilhões para aumentar a capacidade e melhorar a infraestrutura e o acesso ao terminal da capital. O investimento vai ocorrer entre três e quatro anos, e os detalhes da operação devem ser anunciados pelo Governo Federal no dia 18 de março.
Você acha que o projeto do novo aeroporto paulista vai sair do papel? Participe dos comentários!