Lisboa ganhará um lindo museu dedicado à história do judaísmo em Portugal
Lisboa ganhará um lindo museu dedicado à história do judaísmo em Portugal
Lisboa ganhará um novo museu nos próximos anos. Já foi dado o início para implementação do Museu Judaico Tikvá, palavra que significa esperança em hebraico. O novo espaço retratará os quase dois mil anos de história do judaísmo em Portugal.
O museu contará “não só a história da presença judaica na cidade, mas também a cultura e as tradições judaicas, com episódios que vão da época romana até hoje, uma história com longevidade e pluralidade de culturas que dá carácter específico ao judaísmo português”, destaca Esther Mucznik, presidente da Hagadá – associação privada responsável pela instalação e gestão do Tikvá.
Não se sabe exatamente quando chegaram os primeiros judeus na Península Ibérica, mas a presença deles na região que futuramente seria Portugal pode ser comprovada a partir de 390 d.C com a descoberta de inscrições funerárias em Silves, no Algarve. (Wikipedia)
O Museu Judaico será construído de frente para o Rio Tejo pertinho da Torre de Belém. Terá cerca de 4 mil m2 e foi projetado por Daniel Libeskind, arquiteto responsável por outros desenhos de museus judaicos pelo mundo, como de Berlim, San Francisco e Copenhague, bem como os memoriais do Holocausto na Holanda, Canadá e Estados Unidos.
O projeto é bem moderno. Paredes brancas inclinadas cruzadas marcarão seu exterior, assim como uma bela escadaria voltada para o Rio e o teto gramado. Serão dois andares de exposição. A expectativa é que o Tikvá abra as portas em 2024.
Veja no vídeo abaixo alguns detalhes do futuro Museu Judaico Tikvá e a cerimônia de assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Hagadá autorizando a implementação do espaço cultural.