Mundo das Crianças – conheça o parque infantil gratuito pertinho de São Paulo
Mundo das Crianças – conheça o parque infantil gratuito pertinho de São Paulo
Diversão, brincadeiras, esportes e muito lazer! O Mundo das Crianças é um parque público totalmente gratuito e planejado para as crianças se divertirem, em Jundiaí, perto de São Paulo.
Com mais de 170 mil m² de área, o Mundo das Crianças recebe de terça-feira a domingo milhares de famílias de Jundiaí e de outras cidades da região. Nos finais de semana e feriados, o parque costuma encher e é preciso agendar a visita no site oficial; nos outros dias da semana, basta chegar sem reserva e aproveitar tudo de bom que tem lá. E tem muito coisa pra fazer!
20 hotéis incríveis para curtir as férias com crianças perto de São Paulo!
Mundo das Crianças
O Mundo das Crianças é um espaço ao ar livre para a Primeira Infância que preza pela interação com a natureza, no meio de muitas árvores e trilhas. A ideia do parque é estimular o brincar e a curiosidade das crianças, com atrações lúdicas em que os pequenos desenvolvem a coordenação motora, o equilíbrio e se divertem por todo o espaço.
Não espere encontrar os tradicionais playgrounds que tanto vemos em clubes, parques e shoppings, por exemplo. Aqui as atrações podem ser consideradas mais simples, com gangorras de madeira, labirintos, fontes de água (a brincadeira preferida das crianças) e muito mais! E posso dizer que toda a garotada se diverte!
A primeira fase do Mundo das Crianças foi apresentada em dezembro de 2020, mas foi apenas em 2022, com o fim da pandemia, que o parque passou a ser bastante procurado pelo pessoal da região. Estive recentemente por lá em duas ocasiões, e trago aqui todas as minhas impressões e informações sobre o lugar.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber mais informações de viagem e as promoções de passagens aéreas e hotéis!
Atrações do Mundo das Crianças
Por morar em Jundiaí, acho que até demorei para visitar o Mundo das Crianças. Já sabia da boa fama do local, mas, até por estar perto, fui deixando para depois. Até que nas minhas férias resolvi levar minha filha de 3 anos para conhecer o parque.
Logo de cara já me surpreendi com a estrutura do Mundo das Crianças. Tem estacionamento gratuito, o local é gigante, há banheiros e bebedouros por todo o parque e muitas brincadeiras e atividades – para crianças e adultos, já que o parque conta com diversas quadras poliesportivas.
Minha primeira visita ao Mundo das Crianças foi durante um dia de semana em outubro. Cheguei logo cedo, com o parque super vazio e fui logo na atração mais chamativa do parque: o foguete. Com 10 metros de altura, esse é um brinquedo onde as crianças podem subir nele por dentro, com um escorregador e diversas pequenas camas elásticas ao redor.
Ao lado, a Casa da Árvore Pica-Pau é um espaço onde costuma ter algumas apresentações para alunos de excursões de escolas (nesse dia havia muitas excursões de escolas públicas e particulares de Jundiaí), mas achei falta de alguma exposição ou mesmo atividade no local quando visitei.
Antes de mostrar as outras atrações, já deixo uma dica: para começar (e terminar) o passeio pelo foguete, vá de carro até o final da rua do estacionamento para deixar o carro. Normalmente é mais tranquilo, já que a maioria das pessoas já estaciona logo na entrada do parque.
Se em outubro o parque estava bem vazio, quando retornei em uma quinta-feira de dezembro, durante as férias, já encontrei um outro Mundo das Crianças, bem mais cheio. Mas, diante da imensidão do local, posso afirmar que ainda estava bastante tranquilo para caminhar e curtir as brincadeiras.
Um fato que achei legal é que por todo o caminho há pista de caminhada e ciclovia – e no chão tem vários desenhos para as crianças brincarem, como amarelinha. Parece um detalhe simples, mas os pequenos vão aproveitando todos os espaços possíveis.
No total, o Mundo das Crianças conta com cinco parques infantis: Gambazinho, Pingo-de-ouro, Teiú, Paca e Serelepe. O foguete, por exemplo, fica nesse último. A Paca é o maior espaço com brincadeiras, com pisos emborrachados, escorregadores, brinquedos de madeira e cabanas onde as famílias costumam se esconder do sol e fazer piquenique.
Os outros parques infantis estão espalhados em diferentes áreas do Mundo das Crianças, e as fontes de água interativas acabam fazendo a alegrias dos pequenos – não se esqueça de levar uma troca de roupa em dias quentes, pois as crianças com certeza vão querer entrar na água!
Como podemos perceber pelas fotos, a maioria das atrações obriga os pequenos a se mexerem, seja nas pontes de madeira, nas atividades de equilíbrio ou nas paredes de escalada, com brincadeiras lúdicas e interativas. A criançada se diverte também nos três veículos coloridos (minha filha adorou ‘dirigir’ o trator), no pomar (há dezenas de árvores frutíferas), na área de parkour (mais voltado para as crianças maiores, jovens e adultos) e nas quadras poliesportivas.
Falando em esporte, são 14 quadras à disposição dos visitantes: tem quadras de tênis, beach tennis, vôlei de praia, futevôlei, futebol (grama sintética) e basquete. Há também pista de skate, que serve também para quem está de bicicleta e patins e deseja fazer algumas manobras no local. Nos feriados e finais de semana, é preciso agendar um horário para poder usar esses espaços.
Aluguel de carros: cupons e dicas para conseguir o menor preço em 2023
O que levar no Mundo das Crianças
Como já disse anteriormente, o Mundo das Crianças em Jundiaí conta com uma boa estrutura, com lanchonetes, banheiros, bebedouros e até duchas, principalmente perto das quadras.
Apesar das milhares de árvores no espaço, é difícil encontrar uma sombra em dias ensolarados, principalmente nas áreas onde estão todas as atrações. Por isso, é importante levar os seguintes itens:
– Boné/chapéu/viseira
– Óculos de sol
– Roupas leves
– Protetor solar
– Garrafa de água
– Troca de roupa para as crianças (se forem entrar nas fontes d’água)
Vale a pena visitar o Mundo das Crianças?
Sem rodeios, já digo que vale a pena sim visitar o Mundo das Crianças, ainda mas por ser gratuito, inclusive o estacionamento. Mas deixo uma observação: apesar das inúmeras atrações, o parque não oferece tantas atividades para os menorzinhos, de 1 a 2 anos, por exemplo.
Minha filha de 3 anos não conseguiu brincar em todas as atrações, já que muitas delas eram voltadas para crianças maiores. Mas isso não significa que ela não se divertiu durante o período que lá ficamos: voltou toda suada e até com marca de sol (lembrem-se: levem protetor solar), querendo já ir de novo.
O Mundo das Crianças fica em uma área de preservação da represa que abastece a cidade, em um espaço de muita natureza – e só isso já valeria o passeio. Mas com todas as atrações disponíveis, vale aproveitar um feriado, um fim de semana ou um dia de folga/férias para conhecer em família esse parque de Jundiaí, que fica a cerca de 55 km de São Paulo, menos de uma hora de carro.
Encontre hotéis em Jundiaí e outras cidades para aproveitar as férias com as crianças!
Mundo das Crianças Jundiaí
- Aberto de terça a domingo, das 7h às 17h (entrada até as 16h)
- É preciso agendamento nos feriados, emendas de feriados e finais de semana, no site oficial.
- Endereço: Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400, Jundiaí – SP
O que achou da atração gratuita? Já conhece o lugar ou pretende levar os pequenos? Participe nos comentários!