logo Melhores Destinos

Prêmio elege os melhores hostels do mundo – e dois deles ficam no Brasil!

Daniel Akstein Batista
27/04/2023 às 20:00

Prêmio elege os melhores hostels do mundo – e dois deles ficam no Brasil!

O Brasil tem alguns dos melhores hostels do mundo – e quem afirma isso são os próprios viajantes, que votaram no ‘Oscar dos hostels’, o Hoscars Awards 2023, da plataforma de reservas de albergues Hostelword.

O prêmio que prestigia os melhores hostels do mundo contou com cinco categorias, cada uma com cinco finalistas. No total, seis hostels brasileiros foram mencionados e puderam ser votados pelo público no site da plataforma. O resultado premiou dois brasileiros, ambos do litoral norte de São Paulo: um hostel de Ubatuba e outro de Ilhabela.

As categorias valorizavam diferentes aspectos, como a facilidade de conhecer outras pessoas e o ambiente ideal para quem é nômade digital, por exemplo. Confira a seguir as categorias e os vencedores.

Categoria relação com a comunidade

A ideia da categoria “The Community Champion” é premiar os hostels que estão mais conectados com a comunidade onde o albergue está localizado, seja com projetos para a população ou ações sociais.

Vencedor: Albergue Green Haven – Ubatuba-SP

Quem se hospeda no Albergue Green Haven, em Ubatuba, pode escolher entre dormitório compartilhado, quarto individual ou mesmo alugar um bangalô para até seis pessoas. O hostel é conhecido por suas festas exclusivas, clima festivo e a boa localização, bem em frente à Praia do Perequê Açu. Mas o que fez ele ser votado como melhor hostel parceiro da comunidade são as ações que promove para deixar a praia limpa.

Uma vez por mês, o albergue organiza um evento de limpeza de praia com a participação de voluntários do albergue, hóspedes e membros da comunidade local.

Confira aqui todos os valores para se hospedar no Albergue Green Haven.

Outros brasileiros finalistas

Essa categoria contou com outros dois brasileiros finalistas. O Lagarto na Banana fica em Pipa (RN), e um dos seus destaques é o trabalho realizado em uma comunidade quilombola na pequena vila de Sibaúma. O local oferece também aula de ioga de graça para os hóspedes diariamente e é conhecido pelas festas e atividades que proporciona. Faça sua reserva aqui.

Outro hostel finalista foi o Ô de Casa Hostel Bar (reservas aqui), em São Paulo, na Vila Madalena. Segundo o Hostelworld, esse albergue “defende a comunidade local e incentiva os hóspedes a participar de atividades selecionadas que apoiam pequenas empresas e o desenvolvimento da comunidade”.

Categoria ‘People Person’ – para quem busca amizades

Muitos viajantes que procuram um albergue estão sozinhos e querem fazer novos amigos na viagem. E é justamente essa a ideia desta categoria, de premiar os hostels que promovem boas festas e atividades que ajudam as pessoas a se conectarem.

Vencedor: Hostel da Vila – Ilhabela-SP

O hostel mais votado pelos usuários do Hostelworld nesta categoria foi o Hostel da Vila, que fica localizado em Ilhabela. Cercado pela Mata Atlântica, esse albergue está sempre oferecendo eventos com música ao vivo em volta da piscina, reunindo os hóspedes para diferentes festas.

O Hostel da Vila é conhecido também por suas diferentes acomodações, como uma tenda em forma de globo e até mesmo uma kombi.

Ficou interessado? Faça sua reserva aqui! 

Outros dois brasileiros também foram finalistas na categoria ‘People Person’, justamente os dois hostels que já citamos na categoria anterior: o Green Haven Hostel e o Lagarto na Banana.

Categoria ‘New Kid on The Block’ – os novos empreendimentos

Essa categoria reuniu os albergues que abriram suas portas no ano passado, com novas instalações e que chamam a atenção por sua modernidade.

Vencedor: Ostello Bello Napoli – Nápoles, Itália

O Ostello Bello Napoli (reservas aqui) fica bem no centro histórico de Nápoles, na Itália, e já está fazendo sucesso com os viajantes. O hostel oferece música ao vivo, noites de stand-up comedy e até aulas de culinária, mais especificamente ensinando a fazer pizza. Quem se hospeda nele também pode aproveitar o terraço panorâmico, as estações de trabalho e esse belo espaço compartilhado:

Outros brasileiros finalistas

Dessa vez não deu para um hostel brasileiro levar o prêmio, mesmo com dois finalistas. O Joe&Joe Rio é uma das novidades que o Rio de Janeiro ganhou no ano passado. Com seus 80 quartos, fica localizado aos pés do Cristo Redentor. Da Rede Accor, o Joe&Joe é um novo tipo de hospedagem do grupo com unidades em vários países. No Rio, ele fica no Largo do Boticário, um complexo histórico que foi revitalizado. Em um área de mais de 4 mil m², o hostel está cercado por muito verde e conta com várias piscinas e 80 quartos.

Confira os valores da hospedagem aqui e realize sua reserva!

Outro brasileiro em destaque foi o UP2! Hostel Bar, localizado na praia de Cumbuco, no Ceará. Aberto em junho do ano passado, tem área comum com piscina, bar e alguns quartos com vista para o mar. Veja mais detalhes aqui!

Categoria nômade digital

O próprio nome da categoria já entrega o seu intuito: premiar os hostels que privilegiam os hóspedes nômades digitais, oferecendo boa estrutura de trabalho, com internet rápida e espaço confortável, por exemplo. Infelizmente não tivemos nenhum hostel representando o Brasil nesta categoria.

Vencedor: Tribal Bali – Canggu, Indonésia

O Tribal Bali foi o primeiro albergue de coworking projetado sob medida em Bali – a cidade, aliás, é o paraíso dos nômades digitais. O espaço de trabalho do hostel localizado na vila costeira de Canggu, sul de Bali, tem vista para a piscina, e o café servido, veja só, é também um dos destaques do lugar. Confira aqui os valores da hospedagem.

Categoria ‘Eco Warrior’ – os amigos da natureza

Este prêmio celebra hostels que participam de projetos e de práticas ecologicamente corretos que ajudam a proteger o planeta. A categoria também não teve nenhum albergue brasileiro entre os cinco finalistas.

Vencedor: St Christopher’s Inn – Barcelona, Espanha

Quem levou o prêmio de melhor hostel do mundo na categoria ‘Eco Warrior’ foi o St Christopher’s Inn, de Barcelona, na Espanha. O albergue tem painéis solares para o aquecimento da água, um sistema que recicla a água do chuveiro para lavar os banheiros e também um programa para reduzir o consumo de plásticos dentro e fora do hostel. Ah, e parte do cardápio é vegano. Confira aqui os valores da diária.

Confira todos os vencedores e finalistas no site oficial da premiação.


Agora que você já viu quais são os melhores hostels do mundo, diz aqui pra gente se você costuma se hospedar em albergues nas suas viagens.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção