Melhor programa de milhas nacional – confira o resultado do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024
Melhor programa de milhas nacional – confira o resultado do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024
É penta! 🏆 Pela quinta edição consecutiva, o TudoAzul foi eleito por nossos leitores como o melhor programa de milhas nacional no Prêmio Melhores Destinos. A disputa foi quente, já que Latam Pass e Smiles, assim como o campeão, melhoraram – e muito! – as suas pontuações em comparação com a premiação de 2022.
No total, foram mais de 26 mil votos, com cada leitor atribuindo notas apenas aos programas dos quais participa. Confira o resultado final:
1º Lugar – TudoAzul
Com nota média de 7,60, o TudoAzul garantiu o Prêmio Melhores Destinos mais uma vez, em nova dobradinha com a Azul, que faturou a categoria melhor companhia aérea nacional.
Confira aqui todos os vencedores do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024
A conquista, ao que parece, é resultado, sobretudo, da manutenção dos pontos positivos que contribuíram para os títulos dos últimos anos, como o bom atendimento – e aqui, inevitavelmente, companhia aérea e programa de fidelidade se confundem – melhores promoções de transferência bonificada, especialmente na comparação com o Latam Pass, e também a maior facilidade em atingir categorias superiores através do Clube TudoAzul e dos cartões Azul Itaú.
O momento, claro, é de celebração para o TudoAzul, mas é também hora de ligar o alerta, afinal, se já houve um período em que manter o que é bom era suficiente, ainda mais quando os concorrentes também não estavam se movimentando tanto, o cenário agora é um pouco diferente e ao menos o Latam Pass parece ter acordado para o jogo.
Apesar de ter vencido a premiação, o TudoAzul não apresentou melhorias significativas no último ano, quando também apresentou resgates mais caros e ainda anunciou um reajuste nas mensalidades do Clube TudoAzul para 2024 (leia aqui), decisão que não teve impacto na avaliação dos leitores, já que foi divulgada após o encerramento da votação.
Me arrisco a dizer que o programa da Azul precisará fazer mais para manter o título na próxima edição do Prêmio Melhores Destinos.
2º Lugar – Latam Pass
O Latam Pass não venceu o Prêmio Melhores Destinos, mas tem muito a comemorar. Com nota 7,33, o programa foi o que apresentou a maior evolução entre os 3 concorrentes na comparação com a edição anterior da premiação, deixou a Smiles para trás e já aparece no retrovisor do TudoAzul.
Nos últimos 12 meses, foram muitas as novidades implementadas pelo programa e que justificam a ascensão do Latam Pass na disputa. Em dezembro de 2022, foi lançado o novo Clube Latam Pass (veja aqui), que não é exatamente o queridinho dos milheiros, mas é melhor que a versão anterior. No mesmo mês, o programa deixou de cobrar taxa para emissão de passagens aéreas emitidas com pontos com pouca antecedência, anunciou a prioridade no upgrade de cabine para clientes dos cartões Latam Pass Itaú e ampliou o serviço da central de atendimento elite para todos os clientes com status – lembre aqui.
Houve também o lançamento do Latam Pass Gastronomia, que permite o acúmulo de pontos em restaurantes, melhorias no Shopping Latam Pass e, no último mês, o lançamento do novo aplicativo do programa.
Além disso, os resgates com pontos no Latam Pass, de modo geral, apresentaram redução nos valores, muito graças à valorização dos pontos do programa, resultado, sobretudo, de uma política mais conservadora de emissão de pontos na comparação com seus concorrentes.
Para alcançar esses resultados, no entanto, algumas medidas impopulares precisaram ser tomadas, como a redução dos bônus em campanhas de transferência, algo que certamente pesa bastante contra o programa na avaliação dos clientes.
Mas o saldo é positivo e dá indícios de uma disputa ainda mais acirrada entre Latam Pass e TudoAzul na próxima edição do Prêmio Melhores Destinos.
3º Lugar – Smiles
Apesar de ter anunciado boas novidades para os seus clientes no último mês de agosto (lembre aqui), como regras simplificadas para mudança de categoria, a Smiles ficou apenas com o terceiro lugar no ranking da nova edição do Prêmio Melhores Destinos, perdendo uma posição na comparação com a premiação de 2022.
O fato de as novas regras não terem sido implementadas ainda pode justificar o pouco – ou nenhum – efeito que as novidades tiveram na avaliação dos leitores. Mas também é pouco provável que as mudanças, de maneira isolada, pudessem mudar a classificação da Smiles, afinal, o programa continua bombardeando o mercado com as suas milhas, fazendo cair o valor de seu produto e aumentar o custo das emissões, um cenário nada atrativo para os milheiros.
E você, o que achou da classificação final? Mudaria a ordem dos programas? Comenta aí!