Lisboa grátis! 14 atrações para curtir sem gastar nada na capital portuguesa
Lisboa grátis! 14 atrações para curtir sem gastar nada na capital portuguesa
Viajar para Portugal não é algo exatamente barato. Além do valor da passagem aérea e da hospedagem, você terá gastos com alimentação, transporte interno e ingressos (tudo em euro, claro!), mas não precisa se desesperar. Para felicidade geral dos viajantes, Lisboa conta com muitas atrações grátis que você pode aproveitar sem gastar nada! Conheça 14 passeios grátis em Lisboa que vão ajudar você a economizar muito na sua viagem.
Você também pode conferir todas as dicas no vídeo a seguir:
1 – Conhecer a Praça do Comércio
Nosso tour grátis por Lisboa começa pela Praça do Comércio. Também conhecida como Terreiro do Paço, é a praça mais famosa de Lisboa, está no centro da cidade e bem pertinho do Rio Tejo. É uma das maiores praças da Europa, um lugar cheio de história onde você pode circular e tirar muitas fotos sem ter que tirar o cartão internacional da carteira. Vale atravessar o imponente Arco da Augusta e caminhar também pela Rua Augusta, um calçadão movimentado, repleto de restaurantes e lojas.
2 – Caminhar por Belém
Você também não vai gastar nada (além da sola do calçado, obviamente) para caminhar por Belém, o bairro onde fica um dos principais cartões postais de Lisboa: a famosa Torre de Belém.
A região reúne ainda outras atrações, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Vale aproveitar a economia e investir alguns trocados para para saborear o famoso (e original) pastel de Belém, um dos doces mais tradicionais de Portugal. Vale ainda fazer um free walking tour guiado por Belém.
3 – Curtir uma tarde à margem do Tejo
Na sua visita por Lisboa o Rio Tejo vai ser uma presença constante. Você terá vistas incríveis dele de todos os pontos importantes da cidade. Pode caminhar às suas margens ou curtir uma tarde agradável em uma das “esplanadas” (Como eles chamam os espaços com cadeiras a beira do rio) sem gastar nada ou aproveitar para relaxar gastando muito pouco, pedindo apenas um café ou uma água.
4 – Conhecer a livraria mais antiga do mundo
Outra atividade gratuita que você pode fazer no bairro Chiado é visitar a livraria Bertrand, considerada pelo Guiness Book a livraria mais antiga em atividade no mundo. Ela abriu em 1732 e segue funcionando! Mesmo que você não seja um amante da leitura, vale pela experiência.
Já reservou hotel para sua viagem? Confira nossas dicas de onde se hospedar em Lisboa
5 – Apreciar a vista dos miradouros (ou mirantes)
Para apreciar Lisboa de ângulos diferentes vale aproveitar os diversos mirantes espalhados pela capital portuguesa. A maioria deles pode ser acessada gratuitamente, como o Miradouro da Graça, Miradouro Portas do Sol, Miradouro Santa Luzia, Miradouro Senhora do Monte e o Miradouro de São Pedro de Alcântara. Por isso, vale visitar mais de um!
Para facilitar o planejamento do seu roteiro fizemos um vídeo mostrando os principais mirantes para ver Lisboa de cima. O difícil vai ser escolher o seu preferido.
6 – Fazer um tour gratuito a pé
Fazer tour gratuito a pé pode ser uma ótima forma de explorar a cidade e conhecer mais a fundo os segredos e curiosidades de Lisboa. Eu pessoalmente adoro esse tipo de programa e acho uma ótima maneira de conhecer as cidades quando viajo. E acredite, tem opções de free walking tours em Lisboa para todos os gostos.
Você aproveitar para conhecer regiões mais centrais, como a Baixa e Chiado, fazer um passeio imersivo pelo bairro Alfama; um tour noturno para ver a cidade iluminada (com direito a lendas e mistérios); e até fazer uma incursão pela Lisboa mais alternativa.
Confira a lista completa dos passeios gratuitos a pé por Lisboa, escolha aquele (ou aqueles) que mais tem a ver com seu estilo e faça a reserva:
Tour grátis a pé por Lisboa | Link para reserva |
Free Tour por Lisboa | Reserve aqui |
Free tour do fado por Lisboa | Reserve aqui |
Free tour pelo Bairro Alto e Chiado | Reserve aqui |
Free tour pelo bairro de Alfama | Reserve aqui |
Free tour por Belém | Reserve aqui |
Free tour pela Lisboa desconhecida | Reserve aqui |
Free tour noturno por Lisboa | Reserve aqui |
Free tour pela Mouraria e Graça | Reserve aqui |
Free tour das mulheres ilustres de Lisboa | Reserve aqui |
Free tour pela Lisboa alternativa | Reserve aqui |
Free tour dos mistérios e lendas de Lisboa | Reserve aqui |
Free tour da Inquisição e da escravidão | Reserve aqui |
Vale destacar que embora os passeios sejam gratuitos, é de bom tom dar uma uma contribuição ao guia no final. O valor fica seu critério.
7 – Passear pelo parque Eduardo VII
Outro lugar lindo e totalmente gratuito que merece a visita é o Parque Eduardo VII, que foi construído em 1903 em homenagem ao Rei Eduardo VII da Inglaterra. Ele é um dos maiores e mais famosos parques da cidade. Na parte mais alta do parque, encontra-se um miradouro de onde se pode ter uma ótima vista! Ele também é um lugar perfeito para um piquenique.
8 – Visitar o Parque das Nações
Passear pelo Parque das Nações também não custa nada. O bairro mais moderno de Lisboa tem fácil acesso via Estação Oriente e reúne diversos atrativos de interesse. A região foi revitalizada para uma feira em 1998 e é justamente ali que ficam o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento e o teleférico de Lisboa. Há áreas com jardins onde é possível caminhar livremente, sem pagar nada. Você só terá gastos caso queira acessar alguns dos museus ou o teleférico.
9 – Andar pela Pink Street
A Pink Street (ou Rua Cor-de-Rosa para os íntimos), é uma famosa rua localizada no bairro do Cais do Sodré. Ela ganhou esse apelido devido ao seu pavimento cor-de-rosa vibrante. Ao longo dos anos, esta rua passou por uma transformação significativa, tornando-se um ponto de encontro popular para vida noturna na cidade. Com uma variedade de bares, clubes e restaurantes, a Pink Street atrai tanto os moradores quanto os turistas em busca de diversão.
É um local animado, especialmente durante a noite, quando as luzes neon se acendem e a música enche o ar, criando uma atmosfera vibrante e festiva.
10 – Aproveitar os dias gratuitos nos museus da cidade
Quando estiver em Lisboa você pode (e deve!) aproveitar os dias de entrada gratuita para visitar alguns dos museus mais populares da capital portuguesa. A maioria oferece entrada grátis no primeiro domingo do mês, mas há gratuidade também em outras datas, vale ficar atento.
11 – Conhecer o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros
Um dos passeios grátis mais legais de Lisboa para quem curte história é o do Núcleo Arqueológico dos Correeiros. Lá você terá a oportunidade de explorar escavações arqueológicas debaixo dos prédios da cidade, com simulações em realidade aumentada. É possível ver artefatos, esqueletos e outros vestígios de civilizações que passaram pela região de Lisboa ao longo do tempo e entender como a cidade foi se formando; desde antes de Cristo, passando pela ocupação dos árabes e romanos. Para quem gosta de história e arqueologia é um programa imperdível! Melhor do que muito passeio pago de Lisboa.
A visita ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros precisa ser marcada com antecedência, agende sua visita clicando aqui.
12 – Visitar o Elevador de Santa Justa
Outro cartão postal que dá para conhecer de graça é o Elevador de Santa Justa. Mas calma! Para subir por ele precisa pagar, sempre tem filas bem demoradas e não dá pra ver nada lá de dentro, além de ser quente e apertado (Sinto te decepcionar!). A dica é dar a volta pela rua mesmo para conhecer o elevador por baixo e por cima, o acesso é bem tranquilo e você passa também pelas Ruínas do Convento do Carmo, que fazem parte da paisagem e história de Lisboa.
13 – Caminhar (e se perder) pelas ruelas da Alfama
Um programa gratuito que não pode ficar de fora do seu roteiro é um passeio pelo bairro Alfama, um dos bairros mais antigos de Lisboa, situado nas encostas que descem em direção ao Rio Tejo. Conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas, casas coloridas, varandas floridas e escadarias íngremes, este bairro é famoso por preservar a atmosfera autêntica de Lisboa, com suas casas tradicionais, pequenas lojas, tascas e restaurantes de fado. Além disso, locais emblemáticos como o Castelo de São Jorge e a Sé de Lisboa estão localizados nas proximidades.
A Alfama é um verdadeiro labirinto de charme e história, vale muito fazer um free walking tour com guia por lá (assim não tem perigo de se perder de verdade hein).
14 – Dar uma volta pela LX Factory
E para completar o passeio grátis por Lisboa não deixe dar uma volta pela LX Factory. Um espaço cultural e criativo que já foi uma área industrial abandonada e hoje abriga uma variedade de empresas, estúdios, lojas, restaurantes, galerias de arte, espaços de coworking e eventos culturais. É um ponto de encontro para artistas, designers, empreendedores e entusiastas da cultura. A atmosfera única e vibrante da LX Factory a torna um destino popular tanto para os moradores quanto para os turistas.
E aí, quais dessas atrações te deixou mais interessado? Conta que a gente quer saber. Claro que essas são apenas algumas sugestões, certamente você vai se deparar com outras atrações sem custo em Lisboa se ficar atento enquanto estiver por lá.
Caso tenha mais alguma dica, deixe nos comentários para que mais viajantes possam conhecer Lisboa sem gastar tanto.