Latam vai modernizar as cabines de 74 aeronaves até setembro de 2022
Latam vai modernizar as cabines de 74 aeronaves até setembro de 2022
Boa notícia! A Latam vai retomar o seu plano de reconfiguração e modernização do interior de aeronaves, que havia sido paralisado no começo da pandemia. Também chamado de retrofit, o projeto prevê a melhoria das cabines de jatos Airbus A320 e A321 utilizados em voos domésticos e para a América do Sul.
A meta é reformular até setembro de 2022 as cabines de 74 aeronaves, sendo 30 Airbus A320 e A321 da frota da Latam no Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo de outros mercados onde o grupo atua.
Para esta nova etapa, o centro de manutenção da Latam no Brasil, ou MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul, ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral), que fica em São Carlos-SP, já contratou 80 profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões até o final do ano.
Projeto é o maior investimento da história do grupo Latam
A reformulação das cabines das aeronaves é o maior investimento da história da companhia, com cerca de US$ 400 milhões em investimentos, o equivalente a mais de R$ 2 bilhões no câmbio atual. Metade deste montante será alocado na operação da Latam no Brasil.
Até então, 29 aeronaves da frota da Latam no Brasil, sendo 28 Airbus A320 e 1 Airbus A321, já passaram pelo processo de retrofit, além de outros 15 Airbus A320 das afiliadas do grupo em outros países.
“Voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes”, afirmou Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.
O que muda no interior dos aviões?
O processo de retrofit envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, troca do lavatório (banheiro do avião) e galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. O objetivo é oferecer ao cliente uma experiência única a bordo, com a padronização da frota e a adoção de um design moderno e tecnológico.
Também estão sendo instaladas tomadas de energia elétrica para cada poltrona, além de uma câmera de monitoramento da cabine de passageiros durante pousos e decolagens, para melhorar a segurança das viagens.
Além disso, os passageiros da classe Premium Economy terão mais espaço para as pernas e uma separação das cabines.
Latam aposta na retomada
Em julho, a Latam Brasil retomou 75% da oferta de assentos em relação ao mesmo período de 2019. Se comparado com julho de 2020, a oferta é três vezes maior.
Os voos da companhia cresceram 34% com relação ao mês anterior, passando de 310 para 418 voos diários. As operações internacionais cresceram 20% com a volta de mais dois destinos – Paris e Bogotá. Até o fim do ano, a companhia deverá contratar 750 tripulantes para atender à expectativa de retomada de 100% de sua oferta de assentos pré-pandemia.
Veja também: Latam inaugura 10 novas rotas e retoma voos internacionais e nacionais