Latam adia novas regras para upgrade de cabine para clientes elite
Latam adia novas regras para upgrade de cabine para clientes elite
O Latam Pass havia anunciado em janeiro do ano passado uma nova regra para concessão de upgrade de cabine para seus clientes elite que entraria em vigor em 1º de abril de 2023. Na nova regra, o programa vai deixar de usar “cupons de upgrade” para adotar “trechos de cortesia”. Além disso, os clientes das categorias mais altas, Black e Signature, deixariam de ter upgrades ilimitados em voos fora da América do Sul, que seriam limitados a 8 e 14 voos, respectivamente.
Porém, a Latam enviou um comunicado informando que a mudança foi adiada e deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano, sem data definida, ou seja, nada muda por enquanto!
Regra atual para upgrade de cabine em voos Latam
Atualmente, os clientes elite e dos cartões de crédito Latam Pass Itaú Platinum, Black e Infinite recebem cupons que podem ser utilizados em voos da companhia. Quanto maior o status, maior será a quantidade de cupons, que podem ser até ilimitados.
- Gold: 2 cupons
- Gold Plus: 4 cupons
- Platinum: 6 cupons
- Black: Cupons ilimitados mais 6 cupons para acompanhantes
- Black Signature: Cupons ilimitados mais 6 cupons para acompanhantes
- Latam Pass Itaú Platinum: 3 cupons
- Latam Pass Itaú Black ou Infinite: 6 cupons
Os cupons não são cumulativos, ou seja, o cliente que tiver status Latam Pass Gold Plus e tiver o cartão Latam Pass Visa Infinite terá 6 cupons de upgrade, pois trata-se do benefício maior.
A quantidade de cupons necessária para upgrade varia de acordo com a origem e destino da viagem. Por exemplo, uma viagem entre Brasil e Estados Unidos ou Europa exige 3 cupons. Para ida e volta, seriam 6 cupons. Para viagens dentro da América do Sul é exigido 1 cupom e, para voos para a Oceania, 4 cupons.
Nova regra para upgrade de cabine em voos Latam
Na nova regra, os clientes passarão a receber “trechos de cortesia” que podem ser para uso em viagens dentro ou fora da América do Sul, veja como será:
- Gold: 4 trechos na América do Sul
- Gold Plus: 6 trechos na América do Sul
- Platinum: 8 trechos na América do Sul mais 2 para outros destinos
- Black: trechos ilimitados na América do Sul mais 8 para outros destinos
- Black Signature: trechos ilimitados na América do Sul mais 14 para outros destinos
- Latam Pass Itaú Platinum: 3 trechos na América do Sul e 1 trecho para outros destinos
- Latam Pass Itaú Infinite ou Black: 6 trechos na América do Sul e 2 trechos para outros destinos.
A nova regra é melhor ou pior que a atual?
Depende. A nova sistemática é mais simples de entender já que só existem dois tipos de “trecho cortesia”: para voos na América do Sul e para voos para outros destinos. Este último pode ser usado em voos tanto para América do Norte como também para Europa e Oceania. A boa notícia é que alguns passageiros terão um número maior de upgrades para utilizar, como é o caso dos clientes Latam Pass Gold e Platinum e dos cartões Latam Pass Platinum, Black e Infinite.
Por outro lado, os clientes Gold Plus, que no modelo atual podem pleitear upgrade para voos para Oceania, América do Norte ou Europa, não poderão mais no novo sistema, ficando limitados a voos na América do Sul. Já os clientes das categorias mais altas, Black e Signature, perderão os upgrades ilimitados em voos para fora da América do Sul.
E você, o que achou das mudanças?
Saiba mais sobre as regras para upgrade de cabine da Latam no site.