logo Melhores Destinos

Latam anuncia novas regras para upgrade de cabine, que deixarão de ser ilimitados

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
11/01/2022 às 12:37

Latam anuncia novas regras para upgrade de cabine, que deixarão de ser ilimitados

O Latam Pass anunciou hoje mudanças nas regras para a concessão de upgrades de cabine nos seus voos a partir de 1º de abril de 2023, independente da data da compra do bilhete. O programa vai substituir o formato de “cupons de upgrade” pelo modelo de “trechos de cortesia dentro e fora da América do Sul”.

Ao mesmo tempo, os clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais possibilidades ilimitadas de upgrade em voos para os Estados Unidos, Europa e outros continentes. E clientes Gold e Gold Plus deixarão de ter acesso a upgrade para fora da América do Sul.

Confira o que vai mudar!

Novas regras upgrade de cabine da Latam para 2023

O cliente terá à disposição vários trechos de cortesia para solicitar upgrade em voos dentro da América do Sul, incluindo trechos domésticos, de acordo com a categoria elite. O uso de trechos dentro da América do Sul não afetará a quantidade de trechos disponíveis para fora do continente. Atualmente, dependendo do status, é estabelecida uma quantidade de cupons para uso de upgrade, de acordo com o destino.

Categoria Como é hoje A partir de abril/23 (América do Sul) A partir de abril/23 (outros destinos)
Gold 2 cupons 4 trechos
Gold Plus 4 cupons 6 trechos
Platinum 6 cupons 8 trechos 2 trechos
Black Ilimitado Ilimitado 8 trechos
Signature Ilimitado Ilimitado 10 trechos

Com o novo modelo, o cliente precisará somente de um trecho de cortesia para solicitar upgrade em cada viagem. Ou seja, um voo do Brasil para Miami, por exemplo, será necessário 1 trecho de cortesia para fora da América do Sul para upgrade de cabine. Hoje, são necessários 3 cupons. Já na rota doméstica será preciso 1 trecho cortesia para dentro da América do Sul, enquanto hoje em dia o cliente precisa de 1 cupom.

Os acompanhantes continuarão utilizando os trechos disponíveis de cada cliente, desde que estejam no mesmo voo. No caso de clientes Black e Black Signature em voos dentro da América do Sul, inicialmente tinha sido informado que o benefício seria ilimitado também para os acompanhantes. Mas a empresa corrigiu a informação depois da publicação da matéria, informando que será ilimitado para o titular e que os acompanhantes terão 4 trechos (Black) e 6 trechos (Black Signature) disponíveis para viajar dentro da América do Sul.

A Latam também informou que, além de saber a sua posição na lista e a categoria, data e horário em que os demais clientes que estão postulando o upgrade, também passará a ser informada a quantidade de assentos disponíveis nas cabines premium. A prioridade do upgrade continuará dependendo da categoria elite e do momento da postulação.

Para se inscrever para viajar em uma cabine superior, ou seja, Premium Economy ou Premium Business (classe executiva) dos voos Latam, o cliente deverá seguir o procedimento, no site, da mesma forma como é feito hoje, ou seja, 48 horas antes do voo.

De acordo com a Latam, as novas regras atendem os hábitos de viagem de 99,5% dos clientes elite, que conseguiriam postular upgrades com os trechos oferecidos. No entanto, é importante destacar que a Latam já limitou o uso dos cupons às tarifas mais caras em reais e vai fazer o mesmo nas tarifas com pontos nas próximas semanas, quando as novas regras tarifárias do Latam Pass forem implementadas.

Upgrade de cabine com cartões de crédito Latam Pass

Os titulares dos cartões de crédito Latam Pass Itaucard também terão os seus cupons de upgrade convertidos em trechos de cortesia. O benefício continua exclusivo para as versões Platinum, Black e Infinite.

Cartão Como é hoje A partir de abril/23 (América do Sul) A partir de abril/23 (outros destinos)
Platinum 3 cupons 3 trechos 1 trecho
Black e Infinite 6 cupons 6 trechos 2 trechos

Para os clientes que possuem status elite do programa e também possuem algum dos cartões, continua valendo o benefício maior.