logo Melhores Destinos

Incríveis estádios de futebol pelo mundo que devem estar no seu roteiro de viagem

Rafael Castilho
02/02/2021 às 5:10

Incríveis estádios de futebol pelo mundo que devem estar no seu roteiro de viagem

O roteiro de uma viagem está repleto de atrações que podem ser históricas, culturais, compras, gastronômicas e também esportivas. É isto mesmo, muitos turistas planejam paradas obrigatórias em estádios emblemáticos pelo mundo. Não precisa ser aficionado por futebol para conhecer estes locais. Neste post listamos alguns estádios de futebol que valem a pena ser incluído no seu próximo roteiro de viagem internacional.

Fazer esta lista deu trabalho. São dezenas de estádios, famosos ou não, que valem a sua visita. É claro que a análise e a definição não será unanimidade, mas levei em conta a beleza arquitetônica, o inusitado projeto e a tecnologia empregada. A maioria dos estádios é pouco conhecida da maioria das pessoas, mas imprescindíveis num incrível plano de viagem.

É claro que os famosos estádios não poderiam ser esquecidos, mas estes já estão mais fortes na mente dos turistas e acabei deixando de fora da grande lista. Com certeza os apaixonados por futebol não podem deixar de visitar: Santiago Bernarbeu, em Madri; o Camp Nou, em Barcelona; Stade de France, em Paris; Allianz Arena, em Munique; a Bombonera, em Buenos Aires; Wembley, em Londres, e, claro, o nosso Maracanã, no Rio de Janeiro.

Estádios que valem sua visita

Ásia

Estádio Nacional – Taiwan

O estádio multiuso localizado em Kaohsiung-Taipé, em Taiwan, é muito utilizado para partidas de futebol e foi inaugurado em 2009 para os Jogos Mundiais. O seu formato foi inspirado em um dragão e tem capacidade para até 55 mil espectadores. É o primeiro estádio do mundo ser totalmente auto-suficiente na produção de energia elétrica devido aos 8 mil painéis solares instalados na cobertura. Toda a estrutura do prédio foi feita com materiais reciclados.

É possível visitar o Estádio Nacional de Taiwan das 8h30 às 18h que pode ser acessado de metrô.

Estádio Nacional

Estádio Nacional, Taiwan

Sapporo Dome – Japão

Aqui a tecnologia chama atenção. Imagina transportar todo o gramado do campo de futebol para fora do estádio para tomar sol ou para abrigar partidas de outro esporte no estádio. Isto ocorre no Sapporo Dome e você pode assistir no vídeo abaixo. Este moderno estádio é a casa do time de futebol Consadole Sapporo e tem capacidade para 41 mil pessoas. O local foi utilizado na Copa do Mundo de 2002.

Estádio de Longgang – China

O futurista estádio foi inaugurado em 2011 e tem capacidade para 60 mil pessoas. O Estádio Longgang é a casa do Shenzhen Fengpeng FC e fica dentro do grande complexo esportivo da Universidade de Shenzhen – foi especialmente para abrigar a Universíada de Verão.

O estádio está aberto para visitação das 10h às 20h, dependendo da agenda de eventos, e pode ser acessado de táxi depois de uma viagem de metrô até a estação Dayun.

Estádio de Longgang

Estádio de Longgang, China

Estádio Nacional – Singapura

A magnífica construção condiz com este país rico do Sudeste Asiático. O gigante estádio Nacional foi inaugurado em 2014, tem capacidade para 55 mil espectadores e abriga um grande complexo esportivo de Singapura. Custou mais de US$ 1 bilhão, tem ar-condicionado e sua construção demorou apenas 3 anos (veja abaixo todo este processo). Abriga os principais jogos de futebol do país e já recebeu partidas da seleção brasileira em 2014 e 2019. Tem o maior teto abobadado retrátil do mundo.

Para visitá-lo é só pegar o metrô e descer na estação Stadium MRT que fica no subsolo do estádio.

Europa

Borisov Arena  – Bielorrúsia

Um estádio mais tímido em tamanho quando comparado aos outros da lista, mas um projeto arquitetônico arrojado que atrai turistas em visita ao país europeu da Bielorrúsia. Com capacidade para 13 mil pessoas e inaugurado em 2014, a Arena Borisov é casa do FC Bate Borisov.

O estádio fica a 4 km do centro da pequena cidade de Borisov e a 1 km da principal estação de trem.

Borisov Arena

Borisov Arena, Bielorrúsia

Pancho Arena – Hungria

Este estádio de futebol húngaro é único. Para muitos a arena de futebol mais luxuosa do mundo devido aos acabamentos usados na sua construção. O teto chama muita atenção devido ao uso de madeira, cobre e ardósia. Foi construído seguindo os preceitos da arquitetura orgânica.

O estádio, que tem capacidade para 3.500 pessoas e é casa Puskás Akadémia FC, foi batizado em homenagem a lenda do futebol húngaro Ferenc Puskás, apelidado de “Pancho” no Real Madrid. A arena fica na pequena cidade de Felcsut a cerca de 40 km a oeste de Budapeste.

Estádio Municipal de Braga – Portugal

Inserido aos pés de uma pedreira na encosta do Monte Castro, não muito distante do centro de Braga, no norte de Portugal, fica o Estádio Municipal. Inaugurado em 2003 e uma das estrelas arquitetônicas da Euro 2004, o local é reconhecido internacionalmente pelo projeto que ganhou alguns prêmios internacionais, entre eles o importante Prémio Pritzker. O estádio tem capacidade para 30 mil pessoas e hoje é casa do Sporting Clube de Braga. Saiba mas sobre visitação aqui.

Estádio Municipal de Braga

Estádio Municipal de Braga, Portugal

Estádio Pierre Mauroy – França

O belo estádio do time de Lille OSC foi palco de jogos da Euro 2016. Além de partidas de futebol, o local é multiuso e já abrigou as finais da Taça Davis de Tênis em 2014 e da EuroBasket  2015. Custou cerca de 320 milhões de euros, tem teto retrátil e capacidade de 50 mil pessoas, totalidade quase atingida no recorde de público da arena no jogo entre Lille e PSG em 2019.

É possível fazer um tour no estádio de cerca de 1 hora pelo custo de 13€. Veja mais informações aqui.

Estádio Pierre Mauroy

Estádio Pierre Mauroy, França

Américas

Estádio Akron – México

Do lado de fora a grama que cobre boa tarde do estádio da tradicional equipe de futebol, Chivas Guadalajara, chama a atenção. Foi inaugurado em 2010 e abrigou o primeiro joga da final da Taça Libertadores daquele ano. Em 2011 foi a principal sede dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

O Estádio Akron fica um pouco fora do centro de Guadalajara, mas é possível chegar de ônibus ou táxi. De ônibus a viagem pode chegar a quase 2 horas.

Estádio Akron

Estádio Akron, México

Oceania

Estádio Melbourne Retangular – Austrália

A sua cobertura de formas geométricas chama atenção. É o maior estádio de Melbourne com capacidade para 30 mil espectadores e também conhecido como AAMI Park. Já sediou jogos da Copa do Mundo de Rugby de 2017 e sediará partidas da Copa do Mundo de Futebol feminino de 2023. Hoje é casa dos times de futebol Melbourne Victory FC e Melbourne City FC. Foi inaugurado em 2010.

África

Estádio Moses Mabhida – África do Sul

O belo estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2010. Às margens do Oceano Índico, em Durban, o local tem capacidade para 70 mil pessoas e foi inaugurado no fim de 2009, meses antes do mundial de futebol. O nome homenageia um importante líder da luta contra o Apartheid. O arco superior de 350 metros de comprimento a uma altura de 105 metros remete ao famoso estádio inglês de Wembley. Hoje no arco corre um “bondinho” de onde é possível ter uma bela vista do local.

Há visitações ao estádio de segunda a domingo das 9h às 16h. Encontre outras informações aqui.

Qatar 2022

A Copa do Mundo de Futebol de 2022 no Catar merece um capítulo a parte. Os belos estádios são obra-prima da arquitetura e, com certeza, farão parte do roteiro de muitos apaixonados por futebol. Oito estádios serão utilizados no Mundial, todos com muita tecnologia e até ar-condicionado para os visitantes aguentarem o calor do país árabe.

Estadio Khalifa

Estadio Khalifa, Catar

Acreditem três estádios já estão prontos faltando mais de dois anos para o início da Copa do Mundo, que no Catar será realizada no fim de 2022. Entre eles: Estádio Internacional Khalifa, Cidade da Educação e o Estádio Al Janoub. A maioria tem capacidade para 40 mil pessoas.

Os estádios de futebol são parada obrigatória em suas viagens? Conte para nós a sua história e quais estádios visitou e recomenda. Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção