Iberia pretende adquirir a TAP e ampliar rotas entre Brasil e Europa
Iberia pretende adquirir a TAP e ampliar rotas entre Brasil e Europa
A TAP, companhia aérea portuguesa, está prestes a ser novamente privatizada. Para quem não se lembra, em 2015, a empresa foi vendida a um consórcio com David Neeleman, proprietário da Azul, mas o negócio acabou sendo desfeito pelo governo português. Agora, um dos principais interessados é o International Airlines Group (IAG), que controla diversas outras companhias aéreas, incluindo a Iberia e a British Airways.
De acordo com informações do site Aeroin, citando entrevista, o CEO do IAG, Luis Gallego, destacou que essa operação seria benéfica para o grupo, permitindo uma integração mais sólida das rotas para o Brasil e África, destinos com forte atuação da TAP.
Além disso, Gallego ressaltou o interesse de ter um hub duplo formado entre as cidades de Lisboa (hub da TAP) e Madrid (hub da Iberia). Com isso, em uma eventual fusão entre a TAP e o IAG, os passageiros poderiam fazer conexões tanto em Lisboa quanto Madrid para destinos operados pelas duas empresas, oferecendo uma maior variedade de opções de viagem.
Isso já ocorre hoje com a British Airways e a Iberia, onde, por exemplo, um passageiro compra a ida com conexão via Iberia em Madri e a volta com conexão em Londres com a British.
A manutenção de um grande centro de operações na capital portuguesa seria uma das principais preocupações durante o processo, tanto para a TAP quanto para o governo de Portugal.
Quem vai ficar com a TAP?
Vale destacar que outras companhias europeias também demonstraram interesse na compra da TAP, como a franco-holandesa Air France KLM e a alemã Lufthansa. Devido a restrições da União Europeia, a TAP só pode ser vendida a um grupo com controle europeu.
A venda da TAP ainda está no início e deve levar algum tempo, especialmente devido à formação do novo governo em Portugal.
Esse processo é relevante para os viajantes brasileiros, uma vez que a TAP é atualmente a companhia aérea com mais voos do Brasil para a Europa, conectando 10 cidades brasileiras a destinos europeus com conexão em Lisboa.
Além disso, o programa de fidelidade da TAP, o TAP Miles & GO, é amplamente utilizado no Brasil, tanto para resgates com a própria TAP quanto com as empresas parceiras da Star Alliance. É possível enviar pontos para o programa português através da Livelo e dos bancos Itaú, BRB, C6 e Caixa.
Rotas da TAP para o Brasil
Atualmente, a TAP opera voos diretos de Lisboa e Porto para 10 cidades brasileiras, sendo a companhia aérea com mais conexões entre o Brasil e a Europa. São mais de 90 voos semanais, atendendo as seguintes cidades:
- Lisboa: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Porto Alegre
- Porto: São Paulo e Rio de Janeiro