Será que agora vai? Governo português coloca a TAP à venda mais uma vez
Será que agora vai? Governo português coloca a TAP à venda mais uma vez
Uma novela sem fim! Após privatizar e depois reestatizar, o governo português agora vai tentar vender novamente a TAP Portugal. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei de reprivatização da companhia aérea. A ideia é vender até 95% da empresa, já que está garantido que 5% dela ficará sob o controle dos trabalhadores.
Segundo o governo de Portugal, a nova venda será feita de forma direta para a melhor proposta apresentada. No mínimo 51% do controle acionário será comercializado. Neste primeiro momento o Conselho de Ministros ainda deve aprovar o caderno de encargos, onde serão definidas em maior detalhe as condições das ofertas e os critérios de seleção. Uma das obrigações conhecidas é a manutenção do aeroporto de Lisboa como principal hub da TAP.
Atualmente há três grandes empresas interessadas: a Lufthansa, a Air France – KLM e o grupo IAG, dono da British Airways e Iberia. Sendo que estes dois últimos já contrataram assessores financeiros, jurídicos e de comunicação para auxiliar no processo.
O governo espera que a venda esteja concluída até o final do primeiro semestre do ano que vem.
Novela da privatização da TAP
A primeira vez que falaram sobre a privatização da TAP foi no governo do ex-ministro Cavaco Silva em 1991, mas com o passar dos anos as intenções não saíram do papel. No meio do caminho muitos estudos e até um acordo com Swissair foram feitos.
Entraram e passaram anos, muitas coisas foram colocadas à mesa em meio a um turbilhão de prejuízos e acordos ruins para a companhia portuguesa que ainda era mantida com o dinheiro do Estado. Em 2011, em meio a grave crise financeira e para receber ajuda internacional, o governo português inclui a privatização da TAP no caderno de encargos obrigatórios.
Somente em 2015 a TAP Portugal foi vendida. O consórcio Atlantic Gateway, composto pelo Humberto Pedrosa e David Neeleman (fundador da Azul), assumiu 61% da companhia portuguesa. Mesmo privatizada, já em 2016 o governo português alterou a regra do jogo para assumir 50% da TAP.
Em meio a graves prejuízos e à crise provocada pela pandemia de Covid-19, o governo português resolveu nacionalizar a TAP em 2020. Para manter a companhia operando, o Estado aprovou um plano de reestruturação junto à Comissão Europeia que incluiu a injeção de € 3,2 bilhões (R$ 17 bilhões), cessão de slots no aeroporto de Lisboa e a limitação de 99 aeronaves.
Seguindo o plano da União Europeia, o alto gasto feito pelo governo português e a retomada forte nas viagens aéreas, a TAP tem apresentado bons números financeiros nos últimos meses. Em 2022, A TAP regressou aos lucros com um resultado líquido positivo de € 65,6 milhões.
Agora a privatização voltará à mesa de negociações, mas somente após a finalização do caderno de encargos do governo a proposta deve passar e ser aprovada pela Comissão Europeia, pois o plano de reestruturação continua vigente até 2025.
Agora é esperar para ver o próximo capítulo desta longa história. Só esperamos que as ligações da TAP com o Brasil sejam mantidas e os passageiros beneficiados com melhores serviços. Hoje a TAP é a companhia aérea europeia com mais ligações com o Brasil, voando para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Recife, Salvador, Fortaleza e Natal.