Governo estuda criar fundo de financiamento para empresas aéreas brasileiras


Governo estuda criar fundo de financiamento para empresas aéreas brasileiras
O Governo Federal está elaborando um “plano para fortalecer a aviação civil brasileira”. Dentre as medidas anunciadas, está a criação de um fundo de financiamento para as empresas aéreas, a redução do preço do querosene usado nas aeronaves e das judicializações envolvendo o setor.
Atualmente, o país conta com o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). O novo fundo será para oferecer crédito às empresas.
“Vamos avançar e, em breve, apresentar ao país e, sobretudo, às companhias aéreas, um plano de fortalecimento da aviação brasileira, para que as aéreas possam buscar crédito, se capitalizar e, com isso, poder ampliar investimentos na aviação”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo gratuito do Melhores Destinos e não perca promoções de passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagens e seguro viagem!
Fortalecimento da aviação
A expectativa do governo é que as iniciativas fortaleçam o mercado, e as empresas aéreas ampliem os investimentos nacionais em manutenção e na compra de novas aeronaves.
De forma prática, o governo pretende ajudar as companhias para que, como consequência, o acesso ao trasporte aéreo se torne cada vez mais popular entre os brasileiros.
Leia também
- Tribunal dos Estados Unidos aceita pedido de recuperação judicial da Gol
- Governo divulga cinco rotas para integrar Brasil a países da América do Sul
Um levantamento da Folha de São Paulo, com base nos dados do Portal da Transparência do Governo Federal, indica que as empresas do setor aéreo já conseguiram, pelo menos, R$ 7,59 bilhões em benefícios fiscais em 2021. Quanto ao fundo de financiamento que deve ser criado, poderá ter até R$ 6 bilhões.
O ministro também reconheceu algumas dificuldades do setor, como o alto número da judicialização no modal aéreo brasileiro, que prejudica a entrada de novas empresas no Brasil. Além disso, disse saber da necessidade de melhorias dos aeroportos nacionais e da construção de novos aeroportos para que o setor melhore.
O que acha de todos esses incentivos do governo às empresas aéreas? Participe nos comentários!