logo Melhores Destinos

E agora? França proíbe voos domésticos de curta duração

Mari Kateivas
23/05/2023 às 15:59

E agora? França proíbe voos domésticos de curta duração

As operações de vários voos domésticos estão proibidas na França! Anunciada ainda em 2021, uma determinação do governo começou a valer hoje e proíbe as viagens de avião que podem ser realizadas de trem em trajetos que durem menos de 2h30. A medida não prejudica os voos com conexão em território francês.

Na prática, não haverá grandes prejuízos aos viajantes. Já que há diversos trechos, não só na França, que são mais rápidos e até mais econômicos de trem do que de avião. O decreto proíbe, por exemplo, os voos diretos entre Paris e Lyon, onde a viagem de cerca de 400 km é feita em menos de 2 horas de trem. Assim como as ligações entre a capital francesa e Nantes.

Passagens aéreas para Paris com os melhores preços

Quando divulgamos sua aprovação pelo parlamento, em abril de 2021, a Air France ainda ofertava seus voos diretos entre Paris e Lyon com duração de 1h. Hoje retomamos as buscas e só estão disponíveis os voos entre os dois destinos com conexão, com duração total a partir de 3h30.

Trecho Paris Lyon

Saiba onde ficar em Paris!

Mudanças

É bem importante ter em mente que para o trecho doméstico ter seu voo suspenso, é necessário existir uma ligação ferroviária com o mesmo trajeto, de até 2h30, para servir de rota direta alternativa. Além disso, as estações de trem devem servir as mesmas cidades que os aeroportos, ou seja, o viajante que for impactado por essa medida não precisará mudar de trem entre essas duas estações.

O serviço ferroviário também deverá ofertar viagens várias vezes ao dia, com frequência que atenda a demanda e horários interessantes. Inclusive, para resolução ser aplicada, os passageiros podem ir e voltar no mesmo dia, permitindo a permanência por mais de 8 horas no destino.

Diante dessas considerações, acreditamos que a mudança possa funcionar sem grandes problemas. Até porque, a lei já vinha sendo aplicada por parte das companhias aéreas. No caso da Air France, a companhia abriu mão desses tipos de voos ainda durante a crise da Covid-19 para receber, em troca, uma ajuda financeira do governo.

A questão que pode complicar um pouco é quando a estação ferroviária não passar pelo aeroporto francês ou tiver uma localização menos privilegiada do que a do terminal aéreo. Mas vamos esperar para ver os desdobramentos disso tudo!

posição A350 hangar Azul em Campinas

Por que os voos curtos na França foram proibidos?

A medida faz parte de um projeto de lei de combate às mudanças climáticas que prevê a redução das emissões de carbono no país em 40% até 2030, face aos níveis de 1990.

Como pode ver, o assunto estava em pauta há algum tempo e a medida estava prevista pela Lei do Clima de 22 de agosto de 2021. No entanto, ela foi suspensa enquanto a Comissão Europeia analisava um recurso do setor aéreo. Apenas em 1º de dezembro de 2022 é que a lei foi, de fato, validada para poder entrar em vigor nesta terça-feira (23/05).

Leia também


O que achou da proibição? Acha que isso pode prejudicar muitos viajantes? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção