logo Melhores Destinos

Países da Europa suspenderão carimbos nos passaportes com início de sistema eletrônico

Mari Kateivas
08/03/2023 às 16:45

Países da Europa suspenderão carimbos nos passaportes com início de sistema eletrônico

Viajar para alguns países da Europa pode não render mais os famosos carimbos no passaporte. Para a tristeza de muita gente que curte ter os carimbos colorindo as páginas do documento, por enquanto, quase 30 países europeus decidiram adotar um sistema de triagem em suas fronteiras com tudo digitalizado.

Dentre os países que vão acabar com os carimbos nostálgicos, estão a França, Grécia e Espanha (veja todos ao final do post). O novo controle está em desenvolvimento e é previsto para começar em 2024, mas pode ser antecipado se a operação estiver disponível antes em todos os destinos.

Tá pensando em viajar? Confira os melhores preços de passagens aéreas no site Melhores Destinos!

passagem aérea para França

Chamado de Sistema de Entrada/Saída (EES), o serviço fará o registo de viajantes que não pertencem à União Europeia (UE) e pretendem ficar por lá por um curto período, como os turistas.

“Diz respeito aos viajantes que precisam de visto de curta duração e aos que não precisam de visto. […] A principal vantagem do EES é a economia de tempo. O EES substitui o carimbo no passaporte e automatiza os procedimentos de controle de fronteira, tornando as viagens para países europeus usando o EES mais eficientes para o viajante”, informou a UE.

Normalmente, quem tem um passaporte cheio de carimbos exibe com orgulho o documento tão viajado. Para o viajante frequente, que conhece mundo afora, pode doer só de pensar em ter que emitir um novo passaporte. Mas será que esse “prazer de viajante” vai ficar só no passado? Vale lembrar que os Estados Unidos também não carimbam os passaportes de turistas.

Países que devem adotar o novo sistema

Para quem gosta dos carimbos e da Irlanda (queridinha dos brasileiros), a boa notícia é que o país deve manter o sistema manual, registrando a passagem por lá com o carimbo no passaporte. O Chipre também não pretende adotar, por enquanto, o novo sistema digital.

Por enquanto, a Irlanda não deve adotar o novo sistema EES

Leia também

Como funcionará o EES

Na prática, o novo sistema vai substituir o carimbo por um escaneamento digital. Um representante da União Europeia informou à revista Travel and Leisure que o ESS é uma plataforma digital que tem a coleta de dados biométricos, como varreduras faciais e digitalizações de impressões digitais.

Os viajantes que se recusarem a fornecer os dados biométricos necessários para a triagem terão a entrada negada no país, conforme a UE.

O programa está sendo desenvolvido em conjunto com o programa European Travel Information and Authorization System (ou ETIAS), que exigirá que viajantes estrangeiros na Europa paguem uma taxa de € 7 (quase R$ 40) para entrar na UE.

Trabalhando juntos, os dados coletados do ETIAS e do ESS ajudarão a identificar o risco potencial de um viajante.

Outros países pelo mundo continuam carimbando o nosso passaporte, mas a gente entende que a tendência da digitalização chegará mais cedo ou mais tarde em todo canto. Afinal, tudo isso é para acelerar e facilitar nossos embarques e desembarques, além de oferecer mais segurança.

De todo modo, você continua precisando ter um passaporte para viajar para fora do Brasil – mesmo que ele fique com as páginas branquinhas 🙁. Então veja abaixo o nosso vídeo para saber como tirar seu documento:


O que achou das mudanças que estão por vir em vários países europeus? Você é do time que gosta dos carimbos no passaporte ou não liga para isso? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção