União Europeia adia visto eletrônico para a entrada de estrangeiros
União Europeia adia visto eletrônico para a entrada de estrangeiros
A União Europeia adiou mais uma vez a implementação do Etias, seu programa de vistos para visitantes estrangeiros, inclusive brasileiros. Inicialmente previsto para entrar em vigor em 2021, o Etias já foi adiado uma infinidade de vezes. A última data era novembro de 2024.
Agora o objetivo da UE é implantar o programa no ano que vem. Entretanto, não foi anunciada nenhuma data ou mês específico. Enquanto isto, os turistas brasileiros podem viajar tranquilamente sem nenhum tipo de visto para a Europa.
Visto para Europa?
Etias significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem e foi anunciado pela Comissão Europeia em novembro de 2016 e implementado na legislação europeia dois anos depois. O objetivo é aumentar a segurança do bloco e restringir a imigração ilegal, cadastrando e autorizando a viagem de estrangeiros que buscam entrar nos 26 países do espaço Schengen.
O ex-presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse na ocasião do anúncio do Etias: “precisamos saber quem está cruzando nossas fronteiras. Dessa forma, saberemos quem está viajando para a Europa antes mesmo de chegar aqui.” Segundo os líderes europeus o sistema será capaz de “ajudar a detectar e diminuir o crime e o terrorismo” e “impedir a imigração irregular”.
O Etias funcionará nos mesmos moldes do norte-americano Esta, que é uma plataforma voltada aos estrangeiros que podem viajar para os Estados Unidos sem visto. Nela os viajantes se registram, pagam uma taxa de US$ 14 e recebem a autorização para viajar.
O Canadá também tem algo parecido com o visto eletrônico canadense (eTA), que é fácil de tirar e custa 7 dólares canadenses.
A expectativa é que o Etias também ajude a reduzir o número de brasileiros e estrangeiros barrados nos aeroportos europeus, já que um eventual negativa de entrada poderá ser feita no momento da solicitação da autorização e não pessoalmente pelo oficial de imigração, como acontece hoje.
Quem precisará do Etias?
Todos os cidadãos dos 62 países que hoje podem viajar para Europa sem visto deverão preencher o Etias, incluindo menores de idade. Os cidadãos com passaporte de algum país Schengen não precisarão do Etias para viajar. Na lista de países atingidos com a nova regra está: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina, entre outros. Veja o mapa abaixo, onde os países em amarelo assinalados são os que necessitarão do Etias.
Como será feita a cobrança do Etias?
A previsão é que todos os viajantes entre 18 e 70 anos terão que pagar a taxa de 7€. O preenchimento do Etias será gratuito para os viajantes de menos de 18 anos ou com mais de 70 anos.