Exigência de visto para tripulantes de EUA, Austrália e Canadá é adiada para julho
Exigência de visto para tripulantes de EUA, Austrália e Canadá é adiada para julho
Com previsão inicial de começar em 10 de janeiro, a exigência de visto para os tripulantes em serviço dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi adiada pelo Governo Federal para o dia 10 de julho.
“Em reunião entre os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Celso Sabino (Turismo), Sílvio Costa (Portos e Aeroportos) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ficou decidido que o início da cobrança de vistos para tripulantes será adiado por seis meses, até 10 de julho”, diz a nota oficial assinada pelos três ministérios e a Embratur. “Os ministérios, a Embratur e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) formaram um grupo de trabalho para analisar e decidir, ao longo destes seis meses, sobre o que será feito em relação à exigência dos documentos”.
A ideia da retomada da exigência do visto foi a de restabelecer o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, já que Estados Unidos, Canadá e Austrália continuam exigindo o visto dos brasileiros.
A exigência do visto para os tripulantes, no entanto, causou um mal-estar entre as entidades que representam o setor aéreo, como Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), Iata (International Air Transport Association), A4A (Airlines for America) e Jurcaib (Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil).
Nas últimas semanas, elas enviaram carta a diferentes setores do governo para pedir o fim dessa exigência, dizendo que a medida poderia causar uma série de atrasos e cancelamentos de voos vindo de outros países.
Apesar da decisão de adiar a exigência do visto dos tripulantes, os turistas americanos, australianos e canadenses que vierem ao Brasil precisam ter o visto – o documento será exigido para os cidadãos dos três países nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres a partir de 10 de janeiro.
Os viajantes desses países podem solicitar o visto eletrônico (e-Visa) para entrar no Brasil. Todo o trâmite é realizado pela internet. O custo do visto eletrônico é de US$ 80,90.