Brasil anuncia visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá
Brasil anuncia visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá
Norte-americanos, canadenses e australianos que quiserem visitar o Brasil como turistas já podem solicitar o visto eletrônico para entrar no país. Chamado de e-Visa, o documento será exigido para os cidadãos dos três países nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres a partir do dia 10 de janeiro.
Segundo o Ministério do Turismo, a medida busca oferecer praticidade aos turistas que querem visitar o Brasil, pois com o visto eletrônico, os interessados não precisam ir aos consulados brasileiros.
Visto eletrônico
Com a medida virtual, turistas dos três países farão toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação exigida pela internet. Depois, receberão o visto também eletronicamente, por e-mail.
Como funcionará o visto eletrônico?
- Turistas norte-americanos, canadenses e australianos deverão solicitar o visto no site do e-Visa.
- O custo do visto eletrônico é de US$ 80,90 (cerca de R$ 400)
- O visto eletrônico permitirá múltiplas entradas no Brasil
- Mesmo sendo eletrônico, o e-Visa terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para norte americanos, 5 anos para canadenses e para australianos.
Para entrar no Brasil, os viajantes precisarão:
- Passaporte válido
- Cópia impressa do visto eletrônico
Turismo no Brasil
O retorno da cobrança do visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi anunciado pelo governo brasileiro em março deste ano. Na ocasião, o Japão também foi incluído na medida. Mas, depois, o país asiático suspendeu a exigência do documento aos turistas brasileiros e, de forma recíproca, o Brasil fez o mesmo para os turistas japoneses.
A ideia da retomada dessa exigência foi a de restabelecer o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, já que esses países continuavam exigindo o visto dos turistas brasileiros.
Leia também
- Como tirar o visto americano: um guia completo em 6 etapas
- Como tirar o visto canadense passo a passo
- Visto australiano: confira como tirar passo a passo!
Conforme os dados do Ministério do Turismo, os Estados Unidos é o segundo país maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Nos 10 primeiros meses de 2023, 530.690 norte-americanos visitaram o Brasil (11% do total). No mesmo período, o Brasil recebeu 66.338 canadenses (16º maior emissor) e 38.544 australianos (17º maior emissor).
O que acha da cobrança de visto para esses turistas? Acredita que mais algum país pode liberar o visto para brasileiros como o Japão fez? Participe nos comentários!