Que tal dar uma voltinha no Uber voador desenvolvido pela Embraer?
Que tal dar uma voltinha no Uber voador desenvolvido pela Embraer?
A Embraer e a Uber estão desenvolvendo um carro voador para o transporte de passageiros em grandes centros urbanos: o eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. Imagina pegar um Uber Elevate e voar sobre o trânsito de São Paulo? Ou chegar rápido ao seu destino admirando as belezas do Rio de Janeiro? O projeto está avançado e pode chegar ao mercado brevemente.
Veja também: como funciona e se vale a pena assinar o Uber Pass
Como parte do desenvolvimento, a Embraer inaugurou o seu primeiro simulador de voos do eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, em São José dos Campos. O simulador será usado para testes e treinamento de pilotos. No vídeo divulgado pela empresa, de pouco mais de um minuto, é possível ter uma breve sensação de como será pegar um Uber voador no futuro, desde a decolagem, na vertical, até o suave pouso. Acompanhe:
O modelo proposto pela fabricante brasileira terá oito hélices propulsoras e capacidade para levar um piloto e mais quatro passageiros. O alcance dos voos será de até 100 quilômetros. Ao longo do tempo a ideia é que a aeronave seja totalmente automatizada e possa voar sem piloto.
Leia também:
Carros Voadores: uma realidade mais próxima do que você imagina
O projeto é desenvolvido pela Embraer X, uma aceleradora de mercado e subsidiária de inovação disruptiva da Embraer, nos Estados Unidos. Acredita-se que os primeiros voos do eVTOL da Embraer X e da Uber Elevate aconteça ainda neste ano e os voo comerciais já em 2023. “Achamos mais importante que nossos veículos entrem em operação quando as condições forem adequadas para o veículo e o ecossistema”, diz Andre Stein, chefe de estratégia da EmbraerX.
Vale destacar que não é somente a aeronave que deve ser desenvolvida. Os voos sobre os centros urbanos requerem todo um novo planejamento que vai desde locais de pouso como controle do tráfego aéreo. Para isto a Embraer, por meio da subsidiária Atech, busca criar um Sistema de Navegação Aérea (ANS) para aeronaves eVTOL.
Além da EmbraerX, a Uber Elevate desenvolve diferentes projetos de carros voadores automatizados com outras fabricantes mundiais. Conheça os detalhes dos outros eVTOL e como funcionará o Uber Elevate.
E você teria coragem de voar numa Uber voador automatizado? Conte para nós nos comentários.