Copa volta a voar com o Boeing 737 MAX-9 no Brasil após inspeção em aviões
Copa volta a voar com o Boeing 737 MAX-9 no Brasil após inspeção em aviões
A companhia aérea Copa Airlines anunciou que deve voltar a voar hoje com seus aviões Boeing 737 MAX-9, cerca de três semanas depois de a Anac suspender os voos com a aeronave no Brasil. Aqui no país, a companhia aérea panamenha já tem voos marcados com o modelo, entre a Cidade do Panamá e Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira.
No início do mês, uma porta do avião Alaska Airlines abriu em pleno voo e forçou um pouso de emergência nos Estados Unidos. Desde então, muitas aeronaves Boeing 737 MAX-9 estavam proibidas de voar.
Agora, a Administração Federal de Aviação (FAA) autorizou um processo de inspeção para os 171 aviões 737 Max 9 em solo, de diferentes companhias aéreas. Após essa fase, as aeronaves podem voltar para operação com segurança.
No Brasil, a única operação com o modelo é feita pela Copa Airlines, que usa o avião em voos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro para o Panamá.
Em comunicado, a Copa afirmou que vai reativar os voos que tinham sido previamente cancelados. “A FAA autorizou o processo de inspeção dos B737 MAX 9 temporariamente suspensos. Estimamos que a inspeção seja concluída nas próximas 36 horas, para gradativamente retorná-los à operação com segurança”, disse ontem a companhia panamenha.
“A partir de 25 de janeiro, retomaremos o maior número possível de voos anteriormente cancelados no sábado, dia 27, e no domingo, dia 28. Os passageiros com itinerários afetados podem mudar para qualquer voo disponível. Forneceremos mais informações em breve”, informou.
No site da Copa, já encontramos voos entre a Cidade do Panamá e Rio Janeiro com o Boeing 737 MAX-9 para hoje, e com destino para São Paulo a partir de amanhã.
Além da Copa, muitas outras companhias sofreram com cancelamentos diários por dia, prejudicando milhares de passageiros. A Alaska Airlines afirmou que as inspeções nas aeronaves devem terminar semana que vem, mas o primeiro de seus aviões 737 Max 9 já deve voltar ao serviço amanhã.
Já a United Airlines afirmou que recebeu aprovação da FAA e que está se preparando para retomar os serviços com o Boeing 737 Max 9 a partir de domingo.
Todos os 171 Boeing 737 Max 9 em solo de diferentes companhias estão sendo inspecionados, com atenção aos parafusos, acessórios, porcas e guias do plugue da porta, justamente o pedaço da fuselagem que descolou do avião da Alaska Airlines. Aos poucos, com o decorrer das inspeções, as aeronaves vão retomando suas atividades.
Você chegou a ser impactado com esse incidente da aeronave e teve o voo cancelado? Tem passagem aérea e está com viagem marcada para os próximos dias? Compartilhe sua opinião com a gente!