logo Melhores Destinos

Aeroporto de Congonhas tem linha especial de ônibus até o Metrô com mais conforto

Rafael Castilho
Rafael Castilho
05/03/2020 às 10:23

Aeroporto de Congonhas tem linha especial de ônibus até o Metrô com mais conforto

Tem novidade para quem busca acessar o metrô após desembarcar no aeroporto de Congonhas em São Paulo. A Prefeitura melhorou a qualidade dos ônibus da linha 609J que liga o aeroporto à Estação Metrô São Judas na zona sul (e vice-versa). A partir da estação é possível chegar a qualquer ponto da cidade pelo metrô e a outras cidades próximas pelos trens da CPTM pagando apenas um bilhete.

Os ônibus começaram a rodar no fim de fevereiro e têm espaço para bagagem, ar-condicionado e rede wi-fi gratuita. O valor da viagem é o mesmo de um trajeto comum: R$ 4,40. É possível pagar em dinheiro ou Bilhete Único, cartão do transporte público municipal. O diferencial é que os veículos desta linha também aceitam cartões de débito e de crédito.

Outra novidade é que os ônibus não têm catraca como os demais que operam na capital paulista. O objetivo é dar maior mobilidade aos passageiros com bagagem. “Antes, a maioria das pessoas ficava amontoada antes da catraca pois não tinha como acessar o fundo do ônibus com as bagagens”, destaca a motorista da linha. No local, onde ficava o cobrador, foi criado um espaço para as malas serem deixadas durante o trajeto entre o aeroporto e o metrô. Veja o mapa completo das linhas de metrô e trem de São Paulo.

Leia também: Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

A linha 609J sai a cada 8 minutos da área de desembarque no subsolo do aeroporto, área externa. Fica junto aos ônibus das companhias aéreas.

A viagem entre Congonhas e à Estação São Judas dura cerca de 20 minutos, há cerca de 20 paradas ao longo do trajeto. Encontre mais detalhes do transporte público em São Paulo no site da SPTrans.

Conheça também as outras opções de transporte em Congonhas ou como ir até o Aeroporto de Guarulhos.

Monotrilho Linha Ouro

Vale destacar que o Aeroporto de Congonhas deveria ser servido diretamente de uma linha de monotrilho que ligaria o local à Estação Morumbi da CPTM. O projeto da Linha Ouro começou em 2010 e sua conclusão estava prometida pelo Governo do Estado para a Copa de 2014. Já se vão 6 anos e nada. As obras estão paralisadas desde o ano passado e a atual gestão promete retomar os trabalhos em breve, mas sem data para inauguração.

E você, já usou esta linha? Como foi a sua experiência? Participe nos comentários! Aproveite também para ler nosso Guia de São Paulo com as principais atrações e dicas sobre a capital paulista!