Torres del Paine: Como é fazer o Circuito W na Patagônia Chilena

Avatar
02/07/2023 às 7:00

O Circuito W do Parque Nacional Torres del Paine é um dos trekkings mais procurados do mundo, e sem dúvida o mais popular da Patagônia chilena. É um passeio a pé entre as montanhas mais maravilhosas da Cordilheira de Paine, onde você pode apreciar a vista de geleiras, cachoeiras, neve e até os céus mais estrelados do cone sul à noite.

Nesta caminhada de cinco dias você poderá visitar a bela Puerto Natales antes de partir, maravilhar-se com as impressionantes vistas do Valle del Francés, alcançar o melhor mirante do Glaciar Grey, e coroar a viagem sentado aos pés das Torres del Paine. Tudo em um passeio de paisagens idílicas entre lagos, rios e montanhas. Para acrescentar emoção a esta incrível viagem, fizemos a experiência com neve. O Melhores Destinos fez parte do primeiro grupo a fazer o Circuito W no inverno! Convido você a curtir essa viagem inesquecível e conhecer cada um dos detalhes no post a seguir.

Circuito W do Parque Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine está localizado no extremo sul do Chile, na região de Magallanes. A uma hora por terra de Puerto Natales e a três horas da cidade mais austral do país: Punta Arenas. De avião de Santiago, o voo direto para Aeroporto do Puerto Natales, a cidade com voos mais próxima da reserva natural, dura 3 horas.

É importante saber que a partir de 2023 existem duas versões do Circuito W: trekking de inverno e trekking de verão. O Cirtuito W de verão tem trajeto de 76 km, com opções de hospedagem em cabanas, hotéis e abrigos, enquanto o Circuito W de inverno é de 57 km, devido ao fato de o terreno estar coberto de gelo e neve, havendo trechos onde não é possível para circular nessas condições climáticas. Além disso, as acomodações são apenas abrigos e hotéis.

O circuito é uma estrada que forma uma letra W perfeita no mapa à medida que avança ao longo da rota. O objetivo é percorrer pelo menos três trilhas que entram na Cordilheira do Paine para chegar ao Glaciar Grey, ao Vale do Francês e à base das Torres del Paine.

Mapa do Circuito W em Torres del Paine

É a primeira temporada que o Parque Torres del Paine abre para visitação no inverno. A única exigência é que o trekking seja feito sempre com guia credenciado. No nosso caso, participamos de um grupo de viagens com tudo incluído com a agência Vértice Travel. É a opção mais cómoda, e a única disponível, para fazer o W Invernal.

Tem wi-fi em Torres del Paine?

A resposta é sim! Os abrigos têm totens onde você pode comprar wi-fi para se conectar todos os dias quando voltar do trekking. O preço começa em 4 dólares por 3 horas. É pago com cartão de crédito ou Paypal.

Nas caminhadas não há sinal de celular, nem internet. Os guias carregam rádios para comunicação nas montanhas, por isso e muitas outras coisas, é fundamental que você faça o passeio com profissionais credenciados.

Início Circuito W de Inverno: Puerto Natales

O Dia 1 do Circuito W começa com a chegada a Puerto Natales. Embarquei em um voo da SKY desde Santiago, viagem de 3 horas e meia, pois faz escala em Puerto Montt, onde não é necessário descer do avião. Lembre-se que a Patagônia chilena no inverno é uma hora a menos que o resto do país, então você pode ajustar seu relógio na chegada.

Aeroporto de Puerto Natales

Do Aeroporto de Puerto Natales ao centro da cidade não demora mais que 15 minutos, muito próximo! Eles me receberam no Hostal Factoría onde conheci quem seria meus companheiros de quarto na primeira noite. Achei que o formato de quarto compartilhado, como é na maioria dos refúgios e hostels da Patagônia, seria desconfortável, mas não foi. Pelo contrário, fiz bons amigos graças a isso.

Antes do jantar nos reunimos com a equipe de guias, Natalie, Josefa e Carolina, para revisar o passeio e esclarecer as dúvidas. O grupo era formado por 12 viajantes do Chile, Canadá, Argentina e Hong Kong, liderados por nossos três guias. Então o briefing foi feito para um grupo em espanhol e para o outro em inglês, e foi assim que trabalhamos no resto da viagem.

Circuito W de Inverno dia 2: do refúgio Paine Grande ao Glaciar Grey

Saímos de Puerto Natales às 8 da manhã para finalmente partirmos para o Parque Torres del Paine. Entramos pelo acesso Laguna Amarga onde nossa guia distribuiu os tickets, não tivemos que comprar, administrar ou entregar nada.

Uma das coisas maravilhosas é que o parque no inverno fica praticamente vazio. Final de maio, éramos o único grupo fazendo o W, e apenas algumas pessoas que entravam para admirar os mirantes estavam por perto. Aqui te deixo a primeira vantagem de fazer esta viagem no inverno.

Por volta das 10 da manhã estávamos em Pudeto para pegar o barco que faria a travessia pelo Lago Pehoé, até aquele que seria nosso alojamento por duas noites: Refúgio Paine Grande. Após 30 minutos de navegação, com um dia espetacular, chegamos ao nosso destino.

Em Paine Grande, como dizemos no Chile, “nem chegamos a dar um hola” e já partimos para nosso primeiro trekking. Deixamos nossas coisas na entrada e seguimos para o Glaciar Grey, a 6,5 ​​quilômetros do refúgio.

A estrada a princípio é muito suave e reta. Até aproximadamente 1 km depois começou uma leve mas constante subida. Estava frio, mas depois de alguns minutos de caminhada você não sente mais. Após cerca de 45 minutos fizemos uma pausa onde nos explicaram sobre a flora do local, geografia, e como iríamos continuar. Além de comer alguma coisa e se hidratar.

A segunda parada foi na Laguna de Los Patos. Com um vento bem “patagônico” que às vezes parece que vai te levar com tudo. Fizemos uma rápida parada para fotos e seguimos em frente para não esfriar o corpo, e chegamos ao bosque: nossa parada para almoço. O lanche que nos deram tinha sanduíche, suco, frutas secas e desidratadas. Para finalizar, os guias nos ofereceram café. Tomamos esse mesmo calor para seguir em frente.

Mais uns 40 minutos de caminhada nos levaram ao destino. Estávamos no mirante em frente ao Glaciar Grey de aproximadamente 270 km2, é o maior do parque. A beleza e a imensidão do local fazem que não se sinta nem o vento nem o cansaço, apenas alegria.

Na volta, 2 horas e 30 minutos de caminhada, com um pouco de neve na chegada. No total são 12,5 quilômetros em pouco mais de 5 horas de caminhada. O aquecimento para os dias seguintes estava feito.

W Circuito de Inverno dia 3: do refúgio Paine Grande ao Valle del Francés

Começo com um spoiler. Este passeio foi o meu favorito, porque a caminhada é feita de frente para a Cordilheira do Paine todo o percurso. Enquanto avança pode concentrar-se no percurso, ao levantar a cabeça, lá estão aqueles imponentes picos em todo o seu esplendor para o encorajar e continuar. Além disso, o trekking tem o que você quiser: subidas, descidas, bosques de lengas, cursos de água, pampas, pântanos, lagoas… É uma festa da natureza para os olhos!

Esta rota tem 19 quilômetros de ida e volta. A parada mais importante é no Campamento Italiano, que fica fechado no inverno, mas tem espaço para sentar, e uma cobertura caso você precise fugir um pouco da chuva ou da neve.

Foi neste local que fizemos uma parada para lanchar e ajustar o que era necessário. No meu caso, senti um calor excessivo nas solas dos pés. Os guias recomendaram que eu tirasse os sapatos, massageasse e cobrisse com bandagem adesiva, assim evitaria lesões. Eu amei! Foi a solução perfeita. Não senti pés desconfortáveis ​​o tempo todo.

Chegando ao mirante do Valle del Francés, você pode se maravilhar com a melhor vista que pode ter de Paine Grande, o maior maciço de todo o parque, com 2.845 metros acima do nível do mar. No inverno, tirar fotos neste local também é um sonho, entre intermináveis ​​paredes de granito, geleiras e muita neve. Um espetáculo!

A volta tem uma sensação de descida constante, mas poucos quilômetros antes do refúgio aparece uma leve subida, que exige o último esforço. Aqui a força mental ajuda. Anime-se porque você está de volta e superou metade do caminho. De volta ao abrigo Paine Grande, estamos prontos para descansar.

Circuito W de Inverno dia 4: Lago Sarmiento até o refúgio Torre Norte

Este é o trecho que no inverno não pode ser feito a pé: o deslocamento de um lugar para outro é permitido apenas de transporte, devido à quantidade de neve. Deixamos o refúgio Paine Grande para passar para o outro lado do parque e nos aproximamos de nosso próximo grande desafio: a Base Torres del Paine. Para isso, era preciso chegar ao abrigo da Torre Norte, mas antes, uma parada no caminho.

Entre os alojamentos está o Lago Sarmiento, que com seus 90 quilômetros quadrados, é o maior da região. Tem a curiosidade de que suas águas vêm apenas das chuvas, e não são alimentadas por geleiras e cursos d’água das montanhas como os outros lagos do parque. Isso ocasiona sua característica cor azul profundo.

Uma impressionante borda branca envolve suas margens, são trombólitos; fósseis vivos de carbonato de cálcio que começaram sua existência há 10 mil anos com a última era glacial. A cada ano eles crescem apenas um milímetro.

A caminhada da beira da estrada é curta, mas intensa. O vento bate forte e pegamos um pouco de neve. São 4,7 quilômetros ida e volta. Perfeito para lembrar o corpo de que estamos em um desafio e ele precisa se preparar para o mais intenso da viagem que será no dia seguinte.

Chegamos ao refúgio Torre Norte, pertencente ao Reserva e Hotel Las Torres, que é o único que permanece aberto no inverno neste setor. É um espaço muito aconchegante, aquecido e com tudo que você precisa para se sentir confortável.

Os quartos são compartilhados, assim como nas outras acomodações, porém são bastante confortáveis, possuem armários para você deixar suas coisas, embora não seja necessário. Existem códigos entre as pessoas que fazem esse tipo de atividade, e um deles é respeitar os pertences dos outros. Nada desaparece.

As camas têm sacos de dormir de montanha. Eles são muito limpos, e tudo cheira a recém-lavado, em uma mistura com a madeira do local. Calor é a palavra com a qual eu descreveria este refúgio.

Circuito W de Inverno dia 5: Trekking Base Torres

O dia mais importante chegou! O corpo está se preparando há vários dias para esta jornada de 22 quilômetros que nos levará até a base das Torres del Paine. São muitos os fatores em jogo: o clima, a resistência de cada pessoa do grupo, o estado de espírito, o equipamento e muito mais. Todas são variáveis ​​que podem nos levar a ver ou não o tesouro mais precioso da viagem. Mas eu tenho uma garantia, é meu aniversário! E como presente, pedi para ter um dia claro e feliz.

Saímos de Torre Norte às 8 da manhã e ainda estava escuro. Lembre-se que no inverno na Patagônia o sol nasce bem tarde, por volta das 9 da manhã. A primeira parte da caminhada é uma subida de média complexidade que leva aproximadamente 1 hora e 45 minutos. À medida que sobe, você pode contemplar o conjunto de colinas que compõem o Monte Almirante Nieto a 2.240 metros acima do nível do mar. Atrás dele é possível apreciar os picos das três torres que são o nosso destino: Central, Monzino e Dagostini.

Nos falaram muito sobre o “Paso de los Vientos”, uma parte da estrada que margeia o Valle del Asencio, e que faz jus ao seu nome pelos fortes ventos. Mas, chegou o primeiro presente do dia: tranquilidade absoluta nesta parte do percurso. Claro que todo o percurso é feito à base de água, e nesses dias começou a nevar, então bem cedo pela manhã, mais que neve, tinha gelo, então é preciso usar arpões para não escorregar, que a mesma agência fornece para a viagem.

Paso de los Vientos

Chegamos ao refúgio chileno, também fechado no inverno, e nos acomodamos nas mesas ao ar livre para fazer uma pausa, comer um lanche e consertar o equipamento. Seguimos em frente e abrimos caminho por um belo bosque nevado, com cachoeiras. À medida que avançamos, pouco a pouco retomamos uma inclinação moderada, que entre as árvores e a beleza do local, faz com que o esforço pareça menor.

De repente, uma parede de pedras e neve exige de nós o último sacrifício antes da chegada. São cerca de 45 minutos intensos, muito intensos. É a última parte da floresta, mas tem grandes pedras, água e gelo, que fazem você se sentir em uma escadaria infinita com degraus gigantes. Felizmente, quando a floresta acaba, a neve reduz a dificuldade do trajeto: o que no verão são rochas altamente complexas, no inverno torna-se um morro coberto de neve. Os últimos 15 minutos e estamos prontos.

Damos os últimos passos contornando uma rocha de vários metros de altura, e as esperadas Torres del Paine aparecem imponentes. Com as montanhas limpas, avistamos tudo, até os picos Peineta e Nido de Cóndores. A lagoa é a cereja do bolo. Feliz aniversário para mim!

Menção especial ao nosso almoço de alta montanha que a agência nos deu para esse dia. Tudo desidratado, prensado e o que precisava ser aquecido vinha com um saquinho especial que reage fervendo com qualquer líquido que você adicionar.

O retorno é difícil, mas não é impossível. O corpo sente-se cansado, mas tem um ritmo para vários dias que o prepara para terminar bem a aventura. Após 10 horas e 15 minutos finalizamos o Circuito W do Inverno completo.

Foram 58 quilômetros de caminhada feitos em 43 horas no total, entre vales e trilhas de uma das mais belas paisagens naturais do mundo. Além de divertidas horas de descanso com o grupo, onde conversamos, jogamos cartas, revisamos fotos, rimos, e os chilenos ainda ensinam aos estrangeiros nosso coquetel nacional, a deliciosa piscola.

O Circuit W do Inverno é uma aventura onde seu cérebro tem um ctrl+alt+del. Enquanto o resto do mundo continua com suas tarefas diárias, você está em outro espaço-tempo. Tudo pára e começa a passar nas leis e nos tempos da natureza. A única opção é se adaptar. É você, suas habilidades (algumas inclusive que você descobre ao longo do caminho) e sua mente para enfrentar o desafio. Se gosta de natureza, é uma viagem que tem de experimentar uma vez na vida.

Recomendações finais:

• O Cirtuito W pode começar ou terminar com o trekking Base Torres. MAs recomendo 100% deixar para o final, assim você treinará nos dias anteriores para a caminhada mais complexa, e caminhará de frente para a Cordilheira do Paine o tempo todo.
  • O Circuito W do inverno não exige que você carregue sua mochila durante toda a viagem. As caminhadas começam e terminam no mesmo refúgio. Leve uma mochila pequena para os percursos.
  • Vista-se em camadas. O primeiro com um pouco de algodão preso ao corpo, depois um suéter, lã, jaqueta, penas e uma capa de chuva. Tudo leve e você vai tirando pelo caminho.
  • Os cafés da manhã e jantares são nos abrigos. Não espere luxo, o abastecimento ao Paine Grande, por exemplo, só é feito por navegação. Tudo é escasso. Mas o suficiente e delicioso: frango com arroz, carne com batatas, etc.
  • Os almoços são sacos de papel com sanduíches, café, açúcar, nozes e pedaços de maçã desidratada. Eles são entregues a você pela manhã antes de sair e você os carrega em sua mochila. Geralmente, o almoço é servido no mirante de destino.
  • Sapatos são a chave. No inverno devem ser especiais para trekking, com cano, confortáveis ​​e muito importantes: se forem novos, use forem novos, use-os em casa por vários dias antes.
  • Leve uma garrafa. Não se preocupe com a água, os milenares gelos da Patagônia te abastecerão durante todas as caminhadas.
  • Se você tiver uma garrafa térmica pequena, também será útil levar água quente e tomar um café no meio do caminho.
  • Se sente frio? Sim, mas depois de alguns minutos andando, já não incomoda mais. É por isso que as camadas são importantes. Para o pescoço, levei bandanas e cachecóis mais quentes. Quando saí usei os dois, já subindo com um pouco de vento, a bandana passou para o cabelo e o cachecol seguiu me aquecendo.
  • Se gosta muito da ideia de fazer o percurso, no inverno ou no verão, mas sente que não está em condições físicas, treine umas semanas antes e estará em boas condições, também te ajudará a confiar na tua resistência.
  • Eu já disse que os recursos são escassos. Trouxe chocolates, biscoitos e algumas frutas. Fiz um mini lanche extra para cada dia e me serviram muito. Lá você não terá onde comprar, e o que encontrar tem preços altíssimos.
  • Os indispensáveis: luvas, gorro de lã, bastões, óculos de sol, lanterna frontal, lenços, protetor solar para pele e lábios.
  • Aproveite cada momento! Porque é uma experiência única e inesquecível!