Conheça Chipre! Tudo sobre a encantadora ilha europeia de lindas praias e muitos gatos!
Conheça Chipre! Tudo sobre a encantadora ilha europeia de lindas praias e muitos gatos!
Um país repleto de atrativos no meio do Mar Mediterrâneo, assim é Chipre que atrai milhares de turistas todos os anos devido, principalmente, às suas maravilhosas praias. Mas Chipre vai muito além, é um destino histórico com ótima comida, uma população super receptiva e muitos gatos! Neste post conto todos os detalhes sobre uma viagem recente que fiz a esta ilha. Saiba quando ir, onde ficar, o que fazer, quais as melhores praias em Chipre e muito mais.
Onde fica Chipre?
Chipre está localizada no extremo leste do Mar Mediterrâneo, entre a costa sul da Turquia e o norte do Egito. Geograficamente, a ilha está situada no Oriente Médio (Ásia), mas é considerada parte da Europa.
A ilha é dividida em duas partes: a República de Chipre, predominantemente grega, ao sul, e a parte norte (um terço da ilha), ocupada militarmente pela Turquia e autodenominada República Turca de Chipre do Norte
Qual a capital de Chipre?
Como a ilha é dividida em duas partes, Chipre tem duas capitais, apesar de ser a mesma cidade cortada ao meio. Nicósia, na região central da ilha, é a capital da República de Chipre. A mesma cidade, só que com o nome de Nicósia do Norte ou Lefkosa, é a capital do estado turco.
Chipre faz parte da União Europeia?
Sim, a República de Chipre faz parte da União Europeia desde 2004. Já a parte norte é uma República secular e parlamentar, muito parecida à da Turquia. Vale destacar que somente os turcos reconhecem internacionalmente a sua independência.
Qual moeda levar para Chipre?
A melhor moeda para levar para Chipre é o euro, a divisa oficial no país desde 2008. No lado turco da ilha a moeda oficial é a lira turca, mas o comércio aceita euro. Cartões de contas digitais como Nomad ou Wise são amplamente aceitos e uma ótima forma de economizar fugindo do IOF e cotações altas nas casas de câmbio.
A ilha de Chipre é dividida?
Sim, a ilha de Chipre é dividida. Ao sul está a República do Chipre, predominantemente grega e membro da União Europeia, e ao norte (um terço da ilha), fica a autodenominada República Turca de Chipre do Norte, território somente reconhecido pela Turquia.
Uma rápida história de Chipre
Com uma grande importância estratégica devido à privilegiada localização, a ilha de Chipre foi invadida por hititas, assírios, egípcios, persas, romanos, bizantinos e venezianos. Ufa, foi tanta gente invadindo, mas a história não parou por aí!
Em 1571, a ilha foi conquistada pelo Império Otomano até 1878, quando se iniciou a ocupação britânica. Legalmente a ilha pertenceu à Turquia até I Guerra Mundial, quando em 1914 o Reino Unido passou a considerá-la parte do seu Império. Mas a posse oficial britânica só ocorreu em 1925.
Depois de idas e vindas e muitas negociações, Chipre, sob forte influência grega e turca, foi declarado independente em 1960. Mas a divisão de poder entre turcos e gregos nunca deu certo e no final de 1963 eclodiram distúrbios violentos entre as comunidades cipriota grega e turca. Em 1964 é criada uma força de manutenção da paz das Nações Unidas para Chipre.
Entretanto, vem o ano de 1974, as tropas turcas invadem o norte do território em resposta a uma tentativa de golpe de nacionalistas cipriotas gregos, que pretendiam concretizar a união de Chipre à Grécia. Desde então o país foi dividido.
Várias negociações foram feitas, mas nunca chegaram a um acordo. Em 2004 a ONU submeteu a referendo um plano de reunificação, aprovado pela maioria dos cipriotas turcos (65%) mas rejeitado por mais de 75% dos cipriotas gregos, por considerarem que fornecia mais condições políticas e jurídicas à outra comunidade. Assim segue a ilha!
Qual é a bandeira de Chipre?
A bandeira da República de Chipre apresenta um desenho da ilha inteira em tom amarelado com dois ramos de oliveira abaixo. Tanto a cor branca da bandeira como os ramos são símbolo da paz entre turcos e gregos.
Já a bandeira da República Turca de Chipre do Norte baseia-se na bandeira da Turquia com as cores invertidas e duas listas horizontais.
Principais atrações de Chipre
Tanto na região grega ao sul ou no norte turco Chipre tem muitas atrações imperdíveis que vão desde ruínas antigas, passando por monumentos religiosos, vilarejos pitorescos e belas metrópoles. É claro que as incríveis praias são aos principais atrativos turísticos, mas estas separamos num item a parte logo abaixo. Conheça as principais atrações de Chipre:
Mosteiro de Kykkos – fundado no século XI e dedicado à Virgem Maria, este é um dos mosteiros ortodoxos gregos mais importantes de Chipre. Fica localizado nas montanhas de Troodos, a cerca de 1 hora de carro de Nicósia. O mosteiro abriga uma icônica imagem da Virgem Maria, conhecido como “Panagia Kykkotissa”, que se acredita ter sido pintada por São Lucas, o Evangelista.
Ruínas de Kourion – essas antigas ruínas romanas estão situadas em uma colina com vista para o mar, a cerca de 19 quilômetros a oeste de Limassol. Essas ruínas pertenceram à antiga cidade de Kourion, que remonta à era grega clássica e ao período romano. Lá os visitantes podem encontrar o teatro antigo do século II a.C., antigas casas com mosaicos, banhos e uma casa de Eustolios com belos afrescos.
Montanhas Troodos – Chipre tem uma grande cadeia montanhosa na região oeste. Na região fica o Monte Olimpo com 1.952 metros, a mais alta da Ilha. Acredite, no inverno é possível nevar por ali. Explore as aldeias de montanha, visite as antigas igrejas bizantinas e desfrute de trilhas, vinhedos e cachoeiras. Eu estive em dois vilarejos lindos e indico a visita: Omodos e Lefkara. Os locais contam com restaurantes, lojinhas com produtos locais, igrejas, ruas e casas em pedra, tudo bem pitoresco.
Cidade Antiga de Pafos – na costa oeste do país fica a bela cidade de Pafos que abriga um dos centro antigos mais incríveis de Chipre. A cidade foi fundada na época clássica pelos gregos e, posteriormente, tornou-se a capital da ilha durante o período romano e até hoje guarda alguns tesouros e construções desta época. O local abriga museus, restaurantes, igrejas e até um grande mercado.
Península de Karpas – Faça uma viagem até a Península de Karpas, uma área de beleza natural intocada. Explore praias isoladas, visite a igreja de Ayios Philon, descubra a vila de Büyükkonuk e desfrute da tranquilidade da natureza.
Salamina – localizada perto de Famagusta, no lado turco da ilha, Salamina foi uma antiga cidade estado greco que remonta ao século XI a.C. Explore as ruínas bem preservadas, incluindo um teatro, banhos, pinturas, pátios, etc.
Nicósia – a capital e maior cidade de Chipre deve estar no seu roteiro de visita. Veja o Museu Arqueológico de Nicósia e explore a Cidade Velha de Nicósia, visite a Catedral de São João, caminhe pelas rua de pedestres Ledra e desfrute de restaurantes e lojas. Aproveite também para cruzar a fronteira com o lado turco bem no fim da rua Ledra, você só precisa do passaporte. Do lado turco há uma grande diversidade de lojas e comida.
Larnaca – a principal porta de entrada de Chipre conta com um belo calçadão voltado para o mar bem no seu centro. Nesta região o turista encontra diversas opções de restaurantes, lojas e a maravilhosa Igreja de São Lázaro – construída no século IX e abriga os restos mortais de São Lázaro, que segundo a Bíblia teria sido ressuscitado por Jesus Cristo. No sul da cidade, perto do aeroporto, fica a praia Mackenzie com seus bares e bons restaurantes, ali o agito vai até tarde.
Ayia Napa – se o teu objetivo é o agito, esta cidade no leste do país é o teu lugar. Ayia Napa é o principal destino turístico e conta com muitos hotéis, resorts. restaurantes, bares e uma vida noturna bem agitada. Tem até um Hard Rock Café. Ali também estão algumas das melhores praias de Chipre.
Limassol – a segunda maior cidade de Chipre, ao sul da ilha, é uma cidade moderna que conta com algumas atrações, como a bela Marina, o Porto Antigo, o Castelo de Limassol do século XIII e uma promenade marítima toda arborizada perfeita para uma caminhada ou um passeio de bicicleta.
Melhores praias de Chipre
O que você pode esperar de uma ilha no Mar Mediterrâneo? Belas praias, não é? Esta é a principal atração turística de Chipre. Na ilha não faltam opções de incríveis praias com areia dourada e mar azul turquesa emolduradas por uma costa acidentada marcada por paredões de rochedos. Separei oito praias que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem à República de Chipre. Estive na maioria delas e curti muito.
Vale destacar que na maioria das praias há serviço de espreguiçadeiras (2,50 €) e guarda-sóis (2,50 €) disponíveis para aluguel, bem como chuveiros e banheiros nas proximidades.
Também é bom pontuar que há incríveis praias também na parte turca da ilha, como: Golden Beach, Praia de Famagusta e Praia de Ayios Philon.
Praia de Afrodite
Em meio a reserva natural e moldada por paredões de rocha, a mítica praia de Afrodite é uma das mais belas de Chipre e também uma das mais visitadas. As grandes pedras na água azul-turquesa dominam a paisagem. Ali não há areia, somente pedras, então prepare um sapato de borracha para o maior conforto. O local, pertinho de Paphos, conta com estacionamento gratuito e uma lanchonete. Além de beleza única, a praia de Afrodite tem história. De acordo com a mitologia grega, essa praia é associada ao nascimento da deusa do amor e da beleza, Afrodite.
Baía Coral
A região de Pafos, na região oeste da ilha, é muito popular por suas igrejas, museus, fortalezas, templos, etc. Devido à importância histórica, o local é Patrimônio Mundial da Unesco. Mas Pafos também é conhecida por suas praias. São mais de 20, entre as mais populares e lindas da região está a Coral Bay de água azul-turquesa, belo cenário do Mediterrâneo.
Governor’s Beach
Se você quer se misturar com os locais, a Governo’s Beach é para você. Esta pequena praia atrai na maioria moradores de Chipre. O mar transparente é bem calmo por ali e contrasta com a areia negra e falésias bem clarinhas. Perfeito para famílias com criança. Fique tranquilo que o local conta com estacionamento gratuito e restaurante.
Praia de Nissi
Na região badalada de Ayia Napa fica esta bela praia, onde uma pequena ilha dá um charme todo especial formando uma grande baía e dividindo a praia em duas partes. Cercada por grandes hotéis, a praia de Nissi é um point para os turistas que buscam mais agito, restaurantes e esportes aquáticos. Visitei o local na primavera e já estava bem cheio, no verão deve ferver. Tem estacionamento gratuito no local e um mercado.
Praia de Makronissos
São 350 metros de areia voltados para um mar azul cristalino, mas com um pouco de ondas. A praia de Makronissos também fica na região de Ayia Napa e é perfeita para quem busca conforto e muita infra-estrutura. O local conta com bares, restaurantes e é cerca por diversos hotéis. Há estacionamento gratuito e pago na região.
Baía de Konnos
Na região de Protaras, no extremo leste da ilha, fica uma das mais belas praias de Chipre. Cercada por colinas verdejantes e penhascos rochosos, a Baía de Konnos tem águas cristalinas calmas e areia dourada. Um cenário deslumbrante de atmosfera tranquila, mas se prepare no verão com a invasão de turistas.
Cabo Greco
Entre Ayia Napa e Protaras fica uma das regiões mais belas de Chipre. De um azul intenso e profundo, a Lagoa Azul é perfeita para nadar e relaxar. O local de uma beleza natural única é encantador. Cercado por paredões de rocha que mergulham no infinito do Mar Mediterrâneo, o Cabo Greco tem diversos pontos de parada para você aproveitar a água, visitar as cavernas ou simplesmente apreciar a maravilhosa vista. Para mim um dos lugares mais lindos de toda a ilha. Todo o local é acessível de carro.
Praia de Pissouri
Na costa sul da ilha, esta praia fica na pequena vila de Pissouri, com suas casinhas de arquitetura tradicional cipriota e ruas de paralelepípedos. Esta atmosfera acolhedora reflete-se na tranquilidade deste balneário. Ali não há areia, somente pedras escuras, o que deixa esta praia mais intrigante. O local conta com estacionamento gratuito e restaurantes, perfeito para um almoço à beira mar.
Roteiro por Chipre
Estive em Chipre em maio deste ano por 5 dias inteiros e pude conhecer boa parte da ilha. Concentrei toda a minha visita na região sul, lado grego. Com o carro alugado pude passear por todos os cantos da ilha. É claro que o lado norte turco tem muito a oferecer, mas pela dificuldade de transitar por lá com carro e outras questões a mais, resolvi não conhecer as atrações de lá, talvez fique para uma próxima visita. Apresento abaixo uma sugestão de roteiro para você aproveitar ao máximo Chipre e, claro, curtir as praias deste belo país europeu. Boa viagem!
1° dia – dia da chegada, hora de conhecer os arredores do seu hotel. Aproveite para caminhar pelo calçadão de Larnaca, conhecer o centro histórico e bela igreja de São Lázaro, comer frutos no mar num restaurante da Praia Mackenzie e até curtir o mar por ali apreciando o vai e vem dos aviões.
2° dia – dia de explorar a região leste do país, local das melhores praias. Tempo de viagem: cerca de 45 minutos. Primeira parada: praia de Makronissos, aproveite um bar a beira mar ou alugue uma espreguiçadeira para relaxar ao sol e curtir o visual. Na hora do almoço você pode aproveitar uma das diversas opções de Ayia Napa. Na parte da tarde vá para uma das mais belas regiões do Chipre: o Cabo Greco. De carro, circule sem pressa pelas pequenas estradas aproveitando para parar em cada belo cantinho e aproveitar o visual deslumbrante. Há cavernas, igrejas e encostas a serem exploradas. É claro: não deixe de mergulhar na Lagoa Azul.
3° dia – deixe o seu hotel pela manhã e siga para Nicósia, a capital do país. Visite o Centro Histórico e caminhe pela movimentada rua comercial Ledra. Aproveite para atravessar a fronteira com o lado turco, há um posto de controle bem no final da rua. Do lado turco há muitas lojinhas, a maioria com produtos falsificados, mas o melhor são os cafés com seus saborosos doces. De volta a Nicósia, é hora de seguir em direção às montanhas Troodos.
Depois de uma rápida viagem, a paisagem começa a mudar totalmente. Tudo fica mais verde e a temperatura mais amena. Siga em direção a Omodos, belo vilarejo no meio das montanhas e rodeado de vinhedos. Tranquilamente, caminhe por suas vielas de pedra e sente-se num restaurante com esplanada ao ar livre. Se tiver tempo, pare em outras vilas pitorescas na região. Indico Lefkara, no caminho de volta a Lancara. Este vilarejo fica no alto de uma colina. O forte ali são os bordados, presentes em todas as lojas de souvenirs.
4° dia – bora explorar o extremo oeste da ilha, hora de seguir para Pafos, onde as ruínas históricas e o seu centro antigo são os principais atrativos desta cidade. Perto dali fica a bela praia de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Tire bastante foto e se quiser aproveite o mar azul turquesa. Para almoçar, a minha dica é seguir para a praia de Pissouri, local tranquilo para aproveitar o dia à beira mar. Antes de voltar a Larnaca passe em Limassol, a segunda maior cidade do país. Tome um sorvete na região da Marina e caminhe pelo belo calçadão arborizado.
5° dia – hora de relaxar por completo e aproveitar a praia que você mais gostou. Indico voltar para região de Ayia Napa e Protaras. Uma boa sugestão são as praias de Nissi e a Baía de Konnos. Curta seu tempo ao sol cipriota!
* o roteiro foi pensado com hotel em Larnaca, região a qual eu fiquei.
Quantos dias ficar em Chipre?
Acredito que entre 5 e 7 dias são suficientes para o turista conhecer as principais atrações e praias de Chipre. Com este tempo poderá fazer tudo tranquilamente, nada de correr de leste a oeste do país, ou não aproveitar para relaxar nas praias. Com cerca de uma semana no país é possível curtir, conhecer e descansar.
Brasileiros precisam de visto para entrar em Chipre?
Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Chipre e podem visitar o país por até 90 dias a turismo. O passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade e uma página de visto em branco.
Para entrar na parte turca cipriota o turista brasileiro também não precisa de visto.
Vale destacar que é possível cruzar a fronteira interna cipriota facilmente com o seu passaporte. Entretanto, fica o alerta que se você chegar ao país pelo aeroporto da República de Chipre não poderá deixar da ilha pelo aeroporto turco e vice-versa. Fique atento!
Quando ir em Chipre?
Esta questão é bem relativa, depende de qual é o seu interesse. Entretanto, a maioria dos turistas que visita Chipre busca, é claro, as belas praias da ilha. Se este também é seu caso, acredito que a melhor época é a segunda metade da primavera, que começa em abril e vai até junho. Neste período, o clima é agradável entre os 20-30°C e as águas do Mar Mediterrâneo já começam a esquentar. Além disto, as praias estão mais tranquilas e os preços dos hotéis estão razoáveis. Eu estive lá em maio e encontrei boas tarifas para hospedagem, praias e atracões turísticas relativamente tranquilas. Só a temperatura da água que estava um pouco mais fresca do que o habitual, mas dava para encarar o mergulho tranquilamente.
Já se você quer agito e dias de forte calor a sua época é o verão que vai de julho a agosto. Neste período o clima quente e seco, com temperaturas que podem chegar a cerca de 35°C. Mas prepare para praias bem cheias e hospedagem mais cara. Se você quiser economizar e ainda curtir Chipre é possível ainda viajar para lá no início do outono no final de setembro e outubro.
Como chegar em Chipre?
Não há voos diretos do Brasil para Chipre, mas as principais companhias europeias, como British, Iberia, Air France, Lufthansa, etc, além da Emirates e da Qatar, operam viagens para lá. O principal aeroporto de Chipre é o de Larnaca (LCA), na costa leste do país. Há ainda o de Pafos (PFO), na região oeste.
Se você estiver no continente europeu, também pode aproveitar os preços baixos das companhias low cost, como a Wizz Air, Ryanair e EasyJet para chegar à ilha. Para saber de oportunidades de preços baixos de passagens aéreas para a Europa baixe o aplicativo do Melhores Destinos.
A ilha de Chipre ainda tem um terceiro aeroporto na área turca. O aeroporto de Ercan/Lefkosa (ECN) fica a cerca de 15 quilômetros de Nicósia. Entretanto, este aeroporto não é reconhecido pelas autoridades internacionais nem pela ICAO, Organização Internacional de Aviação Civil. Deste aeroporto só há voos para a Turquia.
O aeroporto turco de Ercan (ECN) não é reconhecido pelas autoridades da República de Chipre. Fique atento, pois se você chegar à ilha por este aeroporto só poderá deixar o local por ele. Para as autoridades da parte grega a entrada na ilha pelo Ercan é ilegal.
A ilha contava com outro aeroporto. O antigo Aeroporto Internacional de Nicósia foi por muitos anos a principal porta de entrada do país. Entretanto, com a invasão militar turca em 1974, o local foi abandonado e hoje fica numa desmilitarizada ocupada pela Organização das Nações Unidas.
Alugar ou não carro em Chipre?
Sim, o aluguel de carro é fundamental para você conhecer todos os cantinhos de Chipre. O país é pequeno e com carro você poderá circular facilmente para conhecer as atrações e praias. Há diversas empresas que atuam no país, desde as mais tracionais encontradas no aeroporto até pequenas companhias de turismo que você encontra nas principais ruas da cidade.
Alugar fora dos aeroporto é fácil e mais barato. Eu aluguei pela TGJ Cruise Car Rental e paguei, com seguro total, 35 euros por dia. Tudo foi tratado pelo Whatsapp e o carro foi entregue e devolvido no aeroporto de Larnaca. A companhia foi indicada pelo pessoal do hotel – envie uma mensagem para tua hospedagem perguntando. Fica a dica!
Se possível tente reservar e alugar o carro antes de chegar em Chipre, pois o valor da diária é baixo e compensa mais do que pegar um táxi até o hotel, que custa em média 20 euros.
Só fique esperto que a mão de direção em Chipre é a inglesa. A ilha foi por muitos anos ocupada pelo britânicos que deixaram esta “bela” herança por lá. Esta foi a primeira vez que dirigi um carro assim e me atrapalhei bastante ao trocar, principalmente, o comando de seta pelo o limpa vidros. Mas cuidado também por não entrar na contramão!
Se alugar o carro na parte sul da ilha você precisará de um seguro especial para cruzar a fronteira para o norte. Já os carro alugados na parte turca não podem cruzar a fronteira.
Como são as estradas em Chipre?
As estradas na República de Chipre são boas e cortam o país de leste a oeste e de norte a sul. As principais rodovias são de duas pistas, limite de velocidade de 100 km/h e, o melhor, não há pedágios. Vale destacar que a ilha é relativamente pequena. De Paralimni, no extremo leste, a Pafos, no extremo oeste, são apenas 180 quilômetros percorridos em cerca de 2 horas de viagem.
Onde ficar em Chipre?
A ilha de Chipre não é muito grande, mas na hora de buscar uma hospedagem é bom saber em qual lado da ilha você quer ficar. Eu fiquei na região de Larnaca, próximo ao aeroporto internacional, e recomendo muito. Além do turista encontrar toda a infra-estrutura necessária nesta cidade, sair de Larnaca para os outros cantos da ilha é muito fácil. Mas vale destacar que as praias da região não estão entre as melhores. Se você quiser ficar em Larnaca aqui vão algumas sugestões de hospedagens: Best Western Plus Larco Hotel, Zodiac Hotel Apartments, Rise Street Art Hotel, Mercure Larnaca Beach Resort e La Veranda Hotel, o qual eu fiquei e recomendo pelo bom custo-benefício, fácil estacionamento e acesso às estradas.
Já se você quer ficar perto das melhores praias e do agito a sua região é Ayia Napa ou Paralimni, no extremo leste da ilha. Lá é possível encontrar desde simples hotéis a resorts. A distância do aeroporto de Larnaca é de cerca de 40 minutos. Entre as hospedagens indicamos algumas com boa nota na Booking.com: Cosmo Napa Boutique Hotel, At Herbal Boutique Hotel & Spa, Chrysomare Beach Hotel & Resort e Golden Coast Beach Hotel.
Para quem quiser ficar na costa oeste tem em Pafos os seguintes hotéis: Fitosinn Hotel, Queens Bay Hotel, Crystallo Apartments e Vrachia Beach Hotel & Suites.
Gatos, gatos e mais gatos!
Chipre é o país dos felinos. Segundo pesquisas, há mais gatos no país do que habitantes, que hoje são 1,2 milhão de pessoas. Por onde você anda os felinos estão por lá! Invadem até restaurantes para pedir comida e mimos. Nas ruas há gatos por toda a parte. Acredita-se que foi em Chipre que o gato foi domesticado, há vestígios de milhares de anos. O que é de se estranhar no país é que é difícil encontrar cães. Mas é claro, no país dos gatos, cachorros não devem entrar!
Vale a pena viajar a Chipre?
Vale muito! Amei o país e até deu vontade de me mudar para lá, pois você volta de lá com aquela sensação de querer mais. As praias são incríveis. A comida com base na culinária grega e mediterrânea é leve e deliciosa. A população é super receptiva e as cidades acolhedoras e seguras. Os preços são razoáveis e até mais baixos que em muitos países europeus. Adorei conhecer Chipre, o país vale muito a pena estar na sua lista de futuros destinos internacionais.
E você já esteve em Chipre? Ou sonha em conhecê-lo? Deixe seu comentário logo abaixo.