logo Melhores Destinos

O que fazer se o cartão de crédito falhar durante uma viagem? 8 dicas para sair do sufoco!

Mari Kateivas
08/09/2022 às 4:58

O que fazer se o cartão de crédito falhar durante uma viagem? 8 dicas para sair do sufoco!

Com o acesso cada vez mais fácil aos cartões de crédito, essa opção de pagamento acaba sendo utilizada por vários viajantes nos destinos nacionais e até internacionais. A praticidade e segurança de não precisar andar com dinheiro atraem muita gente. Só tem um detalhe que pode te preocupar nessa operação: O que fazer se o cartão falhar?

Como essa dúvida sempre surge, o site Your Mileage May Vary separou 8 dicas para te ajudar a prevenir a falha do cartão e, caso aconteça, te orientar para solucionar esse problema.

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

Sempre fico aflita quando conto com o cartão de crédito para alguma compra e o sistema começa a demorar para aprovar o pagamento. Mesmo quando a demora é de alguns segundos, fico tensa nesse período. Já começo a pensar se tenho dinheiro na conta para fazer um Pix (se for aqui no Brasil) ou se tenho o suficiente da moeda local.

As cenas que mais me desesperam são quando o sinal da maquininha não carrega, quando digito a senha e a compra não é autorizada (aí você fica na dúvida se já foi cobrado ou não), em situações que a aproximação do cartão não funciona ou quando a máquina não aceita pagamento com o celular.

São cenários que ninguém quer experimentar, ainda mais se tiver fora do país! Então confira as orientações a seguir para evitar esse transtorno.

Como evitar problemas com o cartão

1. Alerte seu banco

Para a segurança dos clientes, os bancos podem bloquear o cartão de crédito em caso de compras suspeitas, como sinalização de fraude. Isso pode acontecer nos casos que o viajante não usa muito o cartão e, de repente, passa a usar com frequência e em cidades que não costuma fazer transações.

Por isso, se pretende usar o cartão de crédito enquanto em viaja, é importante avisar seu banco sobre o registro dessas movimentações antes de viajar.

Alguns bancos permitem fazer essa sinalização pelo próprio aplicativo. Em alguns casos, há uma ferramenta para indicar a viagem internacional ou compras no exterior. Se não encontrar a opção no aplicativo do seu banco, entre em contato pelo chat ou ligue para a instituição financeira.

Contas digitais internacionais valem a pena? Como usá-las para economizar em viagens

2. Verifique se as informações da sua conta estão atualizadas

Se o seu banco suspeitar de alguma atividade fraudulenta no seu cartão, a primeira coisa que a instituição vai fazer é negar a compra e, depois, tentar entrar em contato com você. Por isso, mantenha seus dados atualizados sempre!

Caso não use muito o cartão, acesse sua conta bancária e verifique se suas informações estão certas antes de sair para viajar.

3. Baixe os aplicativos dos seus bancos

Mesmo se você for o tipo de pessoa que prefere os atendimentos presenciais ou acessar suas contas pelo computador, não deixe de seguir essa dica quando for viajar.

Antes de colocar o pé na estrada, instale os aplicativos dos seus bancos no smartphone. Se você ainda não utiliza os apps, vale verificar se precisa ir ao banco autorizar algum acesso ou para liberar transações.

O uso da tecnologia nessa hora pode te ajudar muito em caso de bloqueio do cartão ou outra necessidade financeira que poderá ser resolvida com alguns toques. Em caso de problemas, geralmente, esta é a maneira mais rápida de resolvê-los.

4. Leve cartões de bancos diferentes

Se o banco achar que a segurança da sua conta está comprometida, existe a chance de bloquear todos os seus cartões por precaução. Eles podem até bloquear os cartões do seu marido ou esposa em caso de conta conjunta, por isso, leve cartões de bancos diferentes. Também é interessante levar um cartão que permite fazer saques.

5. Se o pagamento for negado, não entre em pânico

Se você tiver acesso à internet, tente abrir o aplicativo do banco ou verifique seu e-mail para conferir se você tem alguma mensagem do seu banco. Dependendo do caso, com um simples clique no aplicativo, você pode desbloquear a compra e pagar a cobrança.

Caso isso não funcione, tente um cartão de um banco diferente. Se nada disso adiantar, você pode tentar pagar usando seu cartão de débito. Não é a solução ideal, mas tudo o que você quer fazer é pagar e resolver a situação o quanto antes!

6. Leve dinheiro com você

Muita gente não tem mais o costume de andar com dinheiro na carteira, nem mesmo aquele R$ 50tão para emergências. Só que quando a gente viaja, é importante levar algum dinheiro vivo para não passar apuros em algumas situações. Nesse caso, é interessante levar a moeda local ou dólar, para poder trocar no destino.

Veja também

Não aceitam mais dinheiro em espécie na Europa? Como foi minha experiência e que opções usei na viagem

Dólar e euro para viagens: dicas para comprar moedas estrangeiras

Melhores cartões de crédito para ganhar pontos e milhas

Nada funcionou? Veja as soluções

7. Ligue para o seu banco

Dependendo da situação não há muitas alternativas. Você precisará ligar para o seu banco para tentar resolver o problema com o cartão de crédito.

Em outros casos, a instituição poderá enviar um cartão substituto no seu destino de viagem. Só que isso pode ser limitado aos clientes com serviços diferenciados ou apenas em cidades maiores.

Em um episódio da série da Netflix “Inventando Ana”, uma personagem tem problema com o cartão de crédito na hora de pagar a conta em um hotel, no Marrocos. Naquele caso, ela não tinha saldo suficiente para quitar a conta e ficou com medo de ser presa no país, por isso, ligou para a operadora, que autorizou o pagamento, mas depois cobrou o valor com juros altíssimos.

Vale destacar que as negociações com o banco em casos de imprevistos podem variar, conforme o relacionamento do cliente com a instituição.

8. Em caso de emergência, peça a alguém para mandar dinheiro

Além da falha do cartão, pode acontecer da sua carteira com dinheiro e cartões ser furtada. Em Roma, por exemplo, existem vários batedores de carteira na estação de metrô e é importante tomar cuidado.

É verdade que situações assim podem estragar todo passeio, mas peça ajuda de familiares e amigos para tentar não perder toda viagem. Se for possível, explique o que aconteceu e peça para eles mandarem dinheiro para você.

Moedas oficiais do Camboja

Confira também os 15 golpes de viagem mais comuns e não deixe de contratar seu seguro antes de viajar.

____________________________________________________________________________________

E aí, já passou algum aperto em viagem por causa do cartão de crédito? Conta pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção