Lá vem ele! Concorrente da Boeing e Airbus, avião chinês C919 faz seu primeiro voo internacional


Lá vem ele! Concorrente da Boeing e Airbus, avião chinês C919 faz seu primeiro voo internacional
A China deu mais um passo para competir com os gigantes Airbus e Boeing na fabricação de aviões comerciais. O C919, da empresa estatal Comac (Corporação de Aeronaves Comerciais da China), realizou ontem o seu primeiro voo internacional, em um evento em Singapura.
O sobrevoo da aeronave de corredor aconteceu único antes do início oficial do ‘Singapore Airshow’, o maior show aéreo da Ásia. A apresentação já significa um avanço da empresa, considerando que ela só tem certificado para transportar passageiros na China continental e o evento em Singapura atrai olhares de executivos do setor aéreo do mundo todo.
O Singapore Airshow acontece oficialmente de amanhã até o dia 25, mas a Comac já deu uma prévia ontem do que vai apresentar na feira.
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Comac C919
A China Eastern Airlines foi a primeira companhia aérea a receber o C919, realizando o primeiro voo comercial com a aeronave em junho do ano passado voando de Xangai para Pequim.
A Comac entregou quatro unidades do bimotor à China Eastern Airlines, cada um com 164 assentos em duas classes, executiva e econômica, e com capacidade para voar entre cinco a seis horas. O avião é um concorrente direto dos Airbus A320 e Boeing 737, que são os aviões mais usados no mundo. A empresa chinesa não nega suas pretensões de concorrer com as gigantes do ramo.
Estratégia chinesa
Nos últimos meses, tanto a Boeing quanto a Airbus estão com atrasos nas entregas dos pedidos das aeronaves – e a Boeing ainda vem passando por uma crise após parte da fuselagem de um 737 Max 9 ter se soltado durante um voo da Air Alaska nos Estados Unidos no início do ano.
A estratégia da Comac, além de impulsionar a produção local, é também reduzir a dependência de aviões estrangeiros na China. E, claro, passar a oferecer seus aviões a outras companhias mundiais, mas é preciso antes conseguir o certificado de outros órgãos reguladores para transportar passageiros fora da China.
De acordo com a mídia chinesa, a Comac deve investir pesado nos próximos cinco anos, para aumentar a capacidade de produção do C919. Em dezembro, a Air China anunciou um acordo para adquirir 11 jatos ARJ21 e seis C919 – as duas aeronaves de passageiros produzidas atualmente pela Comac e que devem ser entregues à companhia até o ano que vem.
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