Nova companhia aérea detalha planos de operação no Brasil e três destinos no exterior
Nova companhia aérea detalha planos de operação no Brasil e três destinos no exterior
A Andorinha Aviação Linhas Aéreas é a mais nova empresa brasileira querendo entrar no mercado aéreo nacional e internacional, para concorrer diretamente com a Gol, Azul e Latam. Enquanto afirma que aguarda a certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o CEO Higor Paulino deu uma entrevista ao Melhores Destinos para contar os planos da nova aérea brasileira.
Procurada pelo Melhores Destinos, a Anac informou que “atualmente, não há processo em curso para certificação operacional da empresa [Andorinha Aviação] na Anac. No presente momento, a companhia solicitou à agência nova reunião de orientação prévia para dar início ao processo de certificação”.
Atualização em 5 de março de 2024: Após publicarmos este post, o jornal O Globo revelou que o grupo Hinasou, na verdade, não existe. E que o suposto CEO já foi condenado por estelionato. Leia mais aqui.
Nova companhia aérea brasileira
Como é de se esperar em casos como esse, o início das operações ainda depende do processo de homologação por parte dos órgãos de regulação nacional, como a Anac. Mesmo assim, o presidente afirma que a empresa tem se empenhado para começar os serviços ainda neste ano.
“Estamos trabalhando para que a Companhia Aérea Andorinha inicie suas operações já no fim do ano de 2024 e começo de 2025. Pois exige uma complexidade em questões de treinamentos, manuais, certificações”, disse o CEO da Andorinha Aviação, Higor Paulino, ao Melhores Destinos.
Pelo mapa compartilhado com o MD, além do enorme número de destinos, muitos deles regionais, chama a atenção a similaridade com o mapa de rotas da Azul Linhas Aéreas. Caso seja confirmado, a Andorinha vai compartilhar a mesma estratégia de hubs da concorrente, com base principal em Campinas e centros importantes em Belo Horizonte, Recife e Cuiabá. Aguardamos mais detalhes sobre as rotas previstas.
“Como parte de toda companhia está a inovação e seriedade, sabemos da dificuldade do mercado da aviação no Brasil. Nem todas as cidades do Brasil são abastecidas por uma malha aeroviária adequada. Em alguns casos, para viajar dentro da mesma região do país, um passageiro precisa se deslocar até São Paulo, onde se concentra o maior número de voos para voltar ao destino que às vezes estava ao lado da origem”, explicou.
Atualização em 19 de fevereiro de 2024: Após a publicação desta reportagem, a Andorinha Aviação informou que compartilhou erroneamente o seu futuro mapa de rotas, pois a imagem divulgada se tratava de um plágio do mapa de rotas da Azul. Por isso, removemos a imagem deste post e demos mais detalhes sobre o ocorrido aqui.
Aviões
Para voos domésticos nacionais, a Andorinha Aviação terá aeronaves Embraer E-Jets E2 e Boeing 737-700. Segundo Paulino, a parceria com as duas fabricantes já foi oficializada e as negociações estão em andamento. As aeronaves que serão usadas para os trechos internacionais ainda não foram divulgadas.
A companhia compartilhou um pré-layout de apresentação de aeronave, ainda não oficial, com uma personalização remetendo ao Rio de Janeiro. Trata-se de um A320 na imagem, mas o presidente afirma que, neste primeiro momento, a Andorinha não tem intenção de operar com a Airbus, a imagem é só um exemplo de como seria a livery de seus aviões. A Andorinha tem o objetivo de mostrar os principais pontos turísticos do Brasil em sua frota.
“Estamos em negociação com a Embraer e também com a Boeing, a qual já estamos em fases de negociação de algumas aeronaves. Recentemente, também fomos convidados pela Boeing para participar de um seminários de startups no Panamá, para aprofundar nossas relações comerciais e institucionais com a fabricante.”
Serviços da nova aérea
De acordo com o presidente da empresa, a “Andorinha está planejando um processo de certificação operacional para obtenção do Certificado de Operador Aéreo bastante efetivo e com solidez.” E pretende oferecer diferentes serviços:
- Transporte aéreo regular de passageiros;
- Transporte de cargas;
- Serviço de táxi aéreo;
- Fretamento de aeronaves, com foco no transporte aéreo regular de passageiros;
- Locação de aeronaves com tripulação;
- Serviços de remoção de pacientes UTI móvel.
Conforme exigência da Anac, a empresa já começou a selecionar sua equipe de direção, como piloto e diretor de operações. Nesta primeira fase, a aérea deve contratar 1.000 funcionários.
“Sendo funcionários no setor de administração, operações, mecânicos, marketing, jurídico, relações-públicas, atendimento ao cliente, comissários de bordo e pilotos. Pretendemos abrir novas vagas com contratações já no segundo semestre deste ano.”
Certificação da Anac
Fundada na cidade São Paulo no fim do ano passado, a Andorinha Aviação mantém as informações sobre a tramitação dos documentos junto à Anac em sigilo.
No entanto, a empresa garante estar “trabalhando internamente, juntamente com nossa equipe jurídica, equipe técnica para que o processo seja ágil e complexo quanto antes. Juntamente com os órgãos de regulação nacional e os órgãos fiscalizadores da Aviação Civil Brasileira.”
A companhia faz parte do Grupo Hinasou. Higor Paulino também é presidente do grupo e sócio administrador majoritário da nova companhia.