Dia Mundial do Livro – 11 das bibliotecas mais lindas do mundo que você deve visitar!
Dia Mundial do Livro – 11 das bibliotecas mais lindas do mundo que você deve visitar!
Para celebrar o Dia do Livro, comemorado hoje, listamos 11 das bibliotecas mais lindas do mundo. São construções de importância histórica e também de grande valor arquitetônico que são de encher os olhos e com certeza devem estar no seu roteiro nas viagens por aí. Boa leitura – hoje e sempre!
Biblioteca da Universidade de Arte de Tama
Um dos edifícios japoneses que faz parte da lista de desejos dos amantes de arquitetura, a Biblioteca da Universidade de Arte Tama, em Tóquio, tem um desenho moderno, com arcos de concreto, paredes de vidro e móveis minimalistas. Tudo isso sem, no entanto, perder uma sensação de aconchego, ou de uma construção clássica.
Biblioteca Bodleiana, Oxford, Inglaterra
Entre os pontos turísticos mais clássicos de Oxford, charmosa cidade acadêmica, localizada a menos de duas horas de Londres, está a Biblioteca Bodleiana, uma das mais antigas da Europa e a segunda maior em toda a Grã-Bretanha.
Pelo menos um exemplar de cada livro publicado no país é encaminhado para a Bodleian Library, já que ela é um dos órgãos responsáveis pelo controle do direito autoral na Inglaterra. São diferentes os passeios que podem ser feitos em todo o conjunto que forma a biblioteca, tudo vai depender do que você pretende ver e quanto tempo tem disponível.
Um dos melhores passeios guiados em Oxford é o que percorre vários prédios da Universidade de Oxford e entra na Biblioteca Bodleiana. Veja aqui valores e faça a sua reserva!
Não importa qual for o tour escolhido, você passará pela Divinity School, um dos mais emblemáticos edifícios de Oxford (última foto), utilizado para palestras, exames orais e discussões sobre Teologia. Veja nosso post sobre o que fazer em Oxford.
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro
Com o exterior em pedra calcária, inspirado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, chama atenção pela beleza e figura em praticamente todas as listas de bibliotecas mais charmosas do mundo. Linda por fora, mas ainda mais bela por dentro. No seu interior, uma cúpula de vitral em azul e vermelho deixa a luz natural entrar pelo teto, coroando as suntuosas estantes de livro em madeira talhada. É daqueles lugares que todo brasileiro deve conhecer, não é? Você já conhece?
O Real Gabinete Português de Leitura foi criado em 1837 por 43 imigrantes portugueses que viviam no Rio de Janeiro. O objetivo do espaço era fomentar a leitura e a troca de conhecimento entre os participantes. O local hoje reúne o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal e está aberto à visitação em dias úteis, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.
Dois passeios guiados bastante procurados pelos turistas que visitam o Rio de Janeiro incluem a entrada no Real Gabinete Português de Leitura. Leia aqui mais informações sobre a visita guiada pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro e aqui o tour que passa pelo Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e Real Gabinete.
Biblioteca de Tapei, Taiwan
É uma biblioteca, mas não é qualquer tipo de biblioteca. A Beitou Branch, a Biblioteca Pública de Taipei, capital do Tawain, foi inaugurada em 2006 e é um dos melhores exemplos de “edifícios verdes” do mundo. Primeiro: ela fica em meio ao exuberante verde do Parque Beitou. A estrutura é em madeira e o telhado verde preserva a umidade e drena água para ser utilizada na rega de plantas e vasos sanitários. Também instalados no topo da construção estão painéis solares que se encarregam de toda a energia utilizada pela biblioteca.
Construída principalmente em madeira e aço, ela se assemelha a uma grande casa na árvore esperando para receber os visitantes. Já pensou fazer uma pausa para leitura em um ambiente assim?
Biblioteca de Seattle, Estados Unidos
Situada no alto de uma colina, a Biblioteca Pública de Seattle se projeta no horizonte de quem passeia pelo centro da cidade. Idealizado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, vencedor do Prêmio Pritzker, o prédio é feito de vidro e aço e tem 11 andares. No interior se destaca a cor verdade, uma homenagem à Seattle, que também é conhecida como “a Cidade das Esmeraldas”. Mas a jóia mesmo está no décimo andar do edifício, onde se encontra a sala de leitura, de onde visitantes e leitores têm belíssima vista da cidade, incluindo a Baía de Elliott
Biblioteca de Alexandria, Egito
A cidade portuária de Alexandria, no Egito, já teve a mais famosa biblioteca do mundo. Esta herança bibliográfica egípcia está hoje homenageada por um elegante edifício em granito, de estrutura circular, posicionado ao lado de um grande espelho d’água – que pode ser visitado nos passeios guiados pela cidade, veja aqui. O projeto da Biblioteca de Alexandria é do escritório de arquitetura Snøhetta, da Noruega, e contempla não apenas a biblioteca, mas também museus, planetário e um laboratório dedicado à restauração e preservação de manuscritos antigos.
Biblioteca Tianjin Binhai, China
Uma obra arquitetônica que merece a visita pela sua genialidade. Assim é a Biblioteca Tianjin Binhai, na China. Ao entrar no prédio com ares futuristas, o visitante é surpreendido por um mar de prateleiras com livros para todos os lados. Elas funcionam não apenas como estantes para as obras literárias, mas também como escadarias e bancos para leituras. Nos finais de semana a fila para visitação à Biblioteca de Tianjin se estende por centenas de metros na parte externa do edifício – todos querem ver de perto uma das bibliotecas mais instagramáveis e divertidas do mundo.
Sabemos que esta lista é inesgotável e que muitas bibliotecas lindíssimas ficaram de fora. Conhece outras bibliotecas antigas ou modernas que valem a visita dos viajantes? Participe nos comentários!