Azul vai aumentar a pontualidade dos voos no Aeroporto Santos Dumont
Azul vai aumentar a pontualidade dos voos no Aeroporto Santos Dumont
A Azul realizou a certificação de toda a sua frota Embraer 195 para operação por instrumentos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Com a iniciativa, essas aeronaves estarão aptas a pousar e decolar com segurança mesmo em dias com condições meteorológicas adversas e baixa visibilidade, diminuindo o impacto de cancelamentos e atrasos por estas razões.
Os jatos da Embraer atualmente são usados pela Azul para conectar o Rio de Janeiro com o Aeroporto de Congonhas, na ponte aérea, como para destinos como Campinas, Belo Horizonte e Vitória. Por isso, quem voa nessas rotas a partir da agora vai poder contar com melhores índices de regularidade e pontualidade, especialmente durante o inverno.
Quem voa muito pelo Aeroporto Santos Dumont, como eu, já deve ter notado que em dias de chuva forte ou neblina, era comum ver voos da Azul cancelados ou alternando para o Galeão, gerando transtornos para os passageiros e para a empresa.
A certificação obtida pela Azul vale tanto para o Embraer E1, versão antiga, como para o E2, mais moderno. Outros jatos que operam no Santos Dumont, como o Airbus A320 (operado pela própria Azul e pela Latam) ou o Boeing 737 (operado pela Gol) já possuem essa certificação.
“O procedimento RNP-AR agrega muito para a operação da Azul no Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o Santos Dumont tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação. Com o RNP-AR, nós estamos aptos a operar nessa condição, de forma muito mais precisa e com segurança, que é o principal valor da Azul”, explicou Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul.
Naturalmente, em caso de visibilidade muito baixa, ventos muito fortes ou chuva intensa, mesmo com a certificação, os voos poderão ser impactados, já que a operação por instrumentos se aplica até um determinado grau de adversidade, por questões de segurança.
Vale destacar também que a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022.