logo Melhores Destinos

Azul vai usar raios ultravioleta para matar vírus e bactérias em seus aviões

Leonardo Cassol
02/09/2020 às 9:20

Azul vai usar raios ultravioleta para matar vírus e bactérias em seus aviões

A Azul vai passar a utilizar a tecnologia de raios ultravioleta na limpeza e desinfeção do interior de suas aeronaves. Chamado de UV Cabin System, o sistema é capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos, eliminando vírus e bactérias das superfícies dos aviões.

De acordo com a empresa, a novidade representa uma camada adicional de segurança, que será gradualmente introduzida para toda a frota. Os demais protocolos de limpeza e higienização requeridos pelas autoridades vão continuar sendo aplicados.

Como funciona o sistema de raios ultravioleta?

O sistema foi desenvolvido pela Honeywell e tem aproximadamente o tamanho de um carrinho de bebidas utilizado no serviço de bordo. Ele possui braços de luz UV-C que se estendem sobre a parte superior dos assentos, varrendo a cabine para higienizar as superfícies da aeronave. Segundo estudos clínicos, quando aplicadas corretamente, as luzes UV-C são capazes de reduzir vírus e bactérias, incluindo SARS-CoV e MERS-CoV. Os resultados podem variar de acordo com a dosagem e aplicação da luz UV.

Veja um vídeo de como funciona o novo sistema:

Inicialmente a Azul receberá quatro dispositivos UV Cabin System, que serão colocados em uso em aeroportos de todo o Brasil neste mês.

Protocolos de limpeza e segurança da Azul

Além da novo sistema de raio UV, a Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, além de tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. A empresa também passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno.

A companhia tem orientado o uso de seu aplicativo para o check-in e, para aqueles que precisam despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores que por meio de realidade aumentada formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento.

A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas de alta eficiência que contam com um princípio ativo que eliminam 99,99% de bactérias. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul reforça que vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa.

Por fim, o serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem. Já o desembarque passou a ser realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção