logo Melhores Destinos

Avianca esclarece que reduziu, mas não acabou com poltronas reclináveis na classe econômica

Leonardo Cassol
28/07/2023 às 19:20

Avianca esclarece que reduziu, mas não acabou com poltronas reclináveis na classe econômica

A Avianca procurou o Melhores Destinos para corrigir algumas informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo e replicadas por nós aqui no site. De acordo com a empresa, quase metade dos assentos de todas as aeronaves modelo Airbus A320 reconfiguradas continuam e seguirão reclináveis. O que mudou é que agora existem várias fileiras com assentos sem reclinação (chamados de pré-reclinados) disponíveis para os clientes que optarem pela tarifa mais barata.

Além disso, a companhia aérea colombiana ressaltou que manteve um voo diário entre São Paulo e Bogotá com os modernos Boeing 787 Dreamliner, aeronave de grande porte para longas distâncias que contam com uma configuração com quase todas as 220 poltronas reclináveis e ainda 30 assentos de classe executiva.

Aproveitamos o contato para conversar com o Diretor de Operações (COO) da Avianca, Frederico Pereira, sobre as mudanças na companhia e também para esclarecer outras informações sobre o serviço de bordo da empresa. Confira a seguir!

Nova configuração dos aviões Airbus A320 da Avianca

A nova configuração da frota de aviões Airbus A320 da Avianca oferece uma cisne única com três fileiras com assentos Premium mais espaçosos, largos e confortáveis, na configuração 2×2. Da quarta a décima fileira temos assentos Plus na configuração 3×3, com reclinação e um pouco mais de espaço. As fileiras 12 e 14 são saídas de emergência, com mais espaço. Já as fileiras 11 e da 15 a 32, os assentos Economy também são na configuração 3×3, mas não reclinam (chamados de pré-reclinados).

Toda a informação é sinalizada com cores e preços na hora da escolha do voo, conforme mostramos abaixo.

O executivo da Avianca informou que o novo modelo de negócio é uma questão de sobrevivência no negócio num mercado cada vez mais competitivo e disputado por companhias aéreas low cost. E que o novo produto está sendo bem aceito pelos clientes. “Ainda estamos num processo de adaptação, mas posso afirmar que mais pessoas do que imaginamos estão optando por economizar e escolhendo as tarifas mais restritas”, destacou Frederico Pereira.

Veja como funciona a seleção de tarifas no site da Avianca:

Após escolher a tarifa desejada, é possível adicionar serviços complementares, como assento, bagagem, embarque prioritário e sala VIP.

Serviço de bordo da Avianca

Dentro do processo de reestruturação financeira, a Avianca optou por um modelo com o serviço de bordo pago em todos os voos, incluindo os que vem ou saem do Brasil. As únicas exceções são os voos entre Bogotá e a Europa e na rota Bogotá – Los Angeles.

A empresa comentou sobre algumas queixas dos leitores, como a indisponibilidade de sanduíches para vender em alguns voos. “Estamos otimizando a oferta de itens para venda a bordo conforme a demanda de cada rota. No começo sobravam sanduíches em algumas rotas e faltavam em outras, mas hoje é difícil de acontecer! Além disso, a água é um item que continua disponível gratuitamente!”, afirmou Pereira.

Tarifas e pontualidade

O diretor da empresa aproveitou para comemorar e comunicar os bons índices de pontualidade da empresa. De acordo com Frederico Pereira, nos últimos dois meses a Avianca foi a companhia aérea mais pontual do mundo.

Além disso, o executivo ressaltou que as mudanças estão permitindo a Avianca voar com um custo bem menor do que antes da pandemia e que, com isso, a empresa está oferecendo passagens aéreas bem mais competitivas (inclusive divulgamos várias promoções no aplicativo do Melhores Destinos, que é gratuito). E também atendendo mais destinos no Brasil, como Belo Horizonte e Manaus, além dos voos que já tinha para São Paulo e o Rio de Janeiro.


E você viajou com a Avianca recentemente? O que achou dos novos assentos não reclináveis? É de que time, do conforto ou da economia em voos mais longos? Comente e participe!

O que disse a Avianca

Confira na integra a nota enviada pela Avianca para a Folha de São Paulo e os demais veículos de imprensa.

DECLARAÇÃO GERAL PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Em relação às informações publicadas pelos meios de comunicação, a Avianca gostaria de esclarecer que:

“A Avianca conta atualmente com uma frota de 128 aviões na sua operação de passageiros, dos quais 104 de fuselagem estreita são Airbus 320 que dispõem de uma cabina única e de três novos e diferenciados tipos de assentos para que os nossos clientes possam escolher como voar:

  • Premium: um assento mais largo projetado exclusivamente para a Avianca e disponível nas três primeiras fileiras da aeronave, com apoio de cabeça independente e reclinação de até cinco polegadas;
  • Plus: disponível da fileira 4 à fileira 14, mais próximos à porta de desembarque. Contam com apoio de cabeça independente com seis movimentos e reclinação até três polegadas;
  • Econômica: disponível da fila 15 à 32, com um design mais simples, uma tarifa mais competitiva e pré-reclinação de fábrica.

Cada um destes assentos é certificado pela Federal Aviation Administration – FAA dos Estados Unidos e neste projeto fizemos uma parceria com a empresa alemã RECARO, líder na produção de assentos para a indústria aeronáutica em nível mundial, para garantir que oferecemos aos nossos clientes um produto seguro e confiável, permitindo ao mesmo tempo que mais pessoas tenham acesso a viagens aéreas na América Latina.

Graças à reconfiguração de nossas cabines, que envolveu um investimento de cerca de US$ 170 milhões, a pegada de carbono por passageiro transportado foi reduzida em até 15,35%, tornando nossa operação mais sustentável.

É importante destacar que a Avianca conta com uma frota de 13 Boeing 787 Dreamliners de grande porte, que oferecem duas opções de cabine:

  • Cabine Executiva: inclui benefícios como embarque prioritário, poltrona lie-flat com reclinação de até 180°, bagagem adicional, maior flexibilidade nas alterações e reembolsos, serviço de refeições a bordo renovado e entretenimento a bordo com telas embutidas;
  • Cabine Econômica: oferece assentos reclináveis, serviço de refeições a bordo, bem como entretenimento a bordo com telas embutidas.

No caso do Brasil, conforme anunciado, a partir de 15 de agosto o serviço de Cabine Executiva estará disponível na rota São Paulo-Bogotá-São Paulo em voos operados por aviões Boeing 787.”

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção