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Como foi o voo inaugural da Latam de Brasília para Santiago, no Chile

Como foi o voo inaugural da Latam de Brasília para Santiago, no Chile

BSB Brasília
SCL Santiago
781
Avião Airbus A320neo
Classe Econômica
Poltrona 12F
Data 15/10/2019
Partida 20:47
Chegada 01:02
Duração 04:15
João Goldmeier Por
16/10/2019 às 10:14

Ontem a Latam iniciou a retomada das rotas internacionais partindo de Brasília, com a inauguração do voo para Santiago, no Chile. Em novembro será a vez da rota para Lima e, em dezembro, para Assunção, esta com voos operados pela Paranair. E é claro que a gente estava a bordo para mostrar tudo em primeira mão para você! Confira:

Resumo do review

Latam Voo LA-781
Brasília (BSB) – Santiago (SCL)
Terça, 15 de outubro de 2019
Partida: 20:47
Chegada: 01:02
Duração: 04:15
Milhas: 1.869
Aeronave: Airbus A320neo
Assento: 12L (econômica, saída de emergência)
Destaque positivo: atendimento das comissárias de bordo
Pontos a melhorar: espaço entre as fileiras

Check in e Embarque

Como não moro em Brasília, meu check-in foi feito na minha cidade de origem, no fantástico e novo Aeroporto de Florianópolis. Na verdade é até difícil comparar com o antigo, tamanha a disparidade. É, sem sombra de dúvidas, um dos melhores aeroportos do Brasil. O piso de embarque amplo e com farta iluminação natural dá uma sensação boa a quem chega aos 45 guichês de atendimento. A sinalização também agrada, tornando fácil se localizar. 

Como cheguei com bastante antecedência ao horário do voo, não havia fila nenhuma nos guichês da Latam e fui rapidamente atendido. Perguntei à atendente se seria possível despachar a mala até o destino final, o que foi confirmado. É sempre uma comodidade não ter que realizar o redespacho na conexão. Ao receber o comprovante de envio, percebi algo errado: o destino final não era Santiago e sim Pucón, cidade ao sul do Chile que será minha segunda parada no país, depois de um par de dias em Santiago. A atendente deveria ter percebido o stopover em Santiago. Se eu não tivesse visto o erro, certamente teria dor de cabeça em Santiago. Por sorte o erro foi corrigido no ato sem maiores problemas.

O voo até Brasília foi tranquilo, apesar do aperto entre as fileiras. Pude conferir o retorno do serviço de bordo gratuito da Latam nos voos domésticos. Apesar de limitado, é certamente melhor do que não ter serviço algum.

Ao chegar a Brasília, fui direto ao local onde se realiza a passagem do setor doméstico para o internacional, próximo ao portão 13. Após nova conferência da bagagem de mão, acessei a área de embarque internacional, que em Brasília tem disposição em forma de círculo e é super pequena. Não me acostumo que Brasília, cidade que além de ser a capital do Brasil conta com uma renda per capita alta, tenha tão poucos voos internacionais.

Como o intervalo entre um voo e outro foi curto, mal deu tempo de explorar bem a área, que conta com uma loja Duty Free e uma sala VIP, ambos localizados no piso inferior. Àquela altura, a tripulação já se posicionava no portão de embarque para a foto oficial. Logo em seguida, teve início o embarque, e todos os passageiros receberam um biscoito (ou bolacha, como queira) em formato de avião, comemorando a nova rota.

Após o conferência do bilhete, foi só descer a ponte de embarque para conhecer o Airbus A320neo da Latam que nos trouxe até a capital chilena. O avião, de matrícula CC-BHC, foi recebido há cerca de um ano direto da fabricante.

Cabine

A configuração dos assentos é a mesma que se encontra nos voos domésticos: duas fileiras de três poltronas cada, com assentos slim-line da Recaro. As únicas diferenças que notei foram o acabamento dos assentos, em material que imita couro, o encosto de cabeça ajustável (sempre bem-vindo) e uma divisória que serve para isolar as três primeiras fileiras nos voos em que a Premium Economy é oferecida. Não foi o caso deste voo, que tinha uma única classe. A cortina permaneceu recolhida durante todo o trajeto.

Como sou alto (1,91m) optei pelo assento 11A, que fica na saída de emergência. O espaço para as pernas é abundante, mas é bom frisar que os assentos desta fileira não reclinam. Após o término do embarque, pedi à comissária de bordo para trocar pelo 12L, fileira que também fica da saída de emergência, porém com assentos que reclinam.

Em cada assento já havia um kit contendo um travesseiro pequeno (sem fronha), e também uma manta de pelúcia na cor verde, de bom tamanho. Achei a escolha da cor um tanto inusitada, já que não remete a nenhuma das cores da Latam. Mas, o importante é poder contar com ela, caso sinta frio.

Há quatro entradas USB em cada fileira para quem quiser carregar seus eletrônicos. Embora seja ótimo contar com esta facilidade, o ideal era ter pelo menos uma tomada universal.

Um detalhe que me agradou foi ver que o avião conta com saídas de ar individuais no teto, algo que ajuda aos passageiros a sentirem-se confortáveis a bordo.

Entretenimento de Bordo

O entretenimento de bordo é feito através do aplicativo Latam Play, que deve ser baixado antes do voo. Através dele é possível assistir a filmes, seriados, programação infantil, jogos e músicas. Os filmes em destaque neste voo eram Star Wars: o último Jedi e Godzilla. Outra opção, minha favorita, é o mapa interativo do voo – neste momento estávamos voando a 817 km/h

Serviço de bordo

Antes da viagem essa era minha maior dúvida: o que a Latam iria servir em um voo internacional de 4 horas? Depois de correr para embarcar, sem tempo nem de fazer um lanche, a dúvida tornou-se preocupação. “Pelo menos tenho o biscoito que foi dado no embarque”, pensei.

Para a minha alegria as luzes da cabine se acenderam às 21:42, e teve início o serviço de bordo. Ele foi realizado com apenas um carrinho, que veio da frente da aeronave para os fundos. Treze minutos depois, recebi minha bandeja contendo um sanduíche de presunto e queijo e uma pequena salada de frutas. Ambos gostosos. Para beber: água, café, chá, sucos de pêssego ou laranja e refrigerantes – sem nenhuma opção alcóolica.

A surpresa ficou por conta dos talheres, de metal, algo cada vez mais raro de se ver em rotas curtas como essa. Quando as comissárias passaram para recolher os resíduos, outra surpresa: um cupcake comemorativo do voo inaugural – bem gostoso, por sinal. Posso dizer que fiquei satisfeito.

Comissários e Equipe em solo

O único senão com relação às interações que tive com os funcionários da Latam, foi a confusão na etiqueta da minha bagagem. Nada muito sério porque eu notei a tempo, mas que certamente seria um problema caso tivesse passado desapercebido. No mais, como é costume de voos festivos como são os inaugurais, só sorrisos e simpatia. Destaque para as comissárias de bordo, que atenderam muito bem.

Programa de fidelidade

Faz algumas semanas a Latam unificou seus programas de fidelidade que agora funcionam com a mesma marca: Latam Pass. Se você quer saber mais sobre o novo programa, não deixe de ler o excelente artigo sobre o novo programa de de fidelidade da Latam, de autoria do nosso editor Leonardo Cassol.

Conclusão

Brasília é a quinta cidade a receber rotas diretas da Latam para Santiago, saindo do Brasil. Antes deste voo inaugural já contávamos com voos saindo de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Porto Alegre e Florianópolis (este, sazonal). A expansão segue em 2020 com a chegada do voo direto saindo de Curitiba. Além disso a capital federal receberá duas novas rotas internacionais da Latam, Lima e Assunção, que estreiam em novembro e dezembro respectivamente.

Na prática Brasília já foi convertida em hub (centro de distribuição de voos) da Latam, que é a maior operadora do aeroporto com 155 voos diários, que chegam a 33 destinos domésticos e, dentro em breve, 3 destinos internacionais.

O horário do novo voo foi escolhido pensando na conexões vindas destas cidades no Brasil, para embarcar para os novos destinos internacionais. Porém, obriga o viajante a reservar uma noite a mais (ou diminuir a duração da viagem) em função do horário de chegada.

Minha experiência foi bastante satisfatória, levando-se em conta, claro, que estava sentado em um assento na saída de emergência. Em outras fileiras, certamente a minha impressão não seria a mesma, ainda mais em um voo com ocupação alta. Mesmo assim, o entretenimento de bordo self service dá conta do recado e o serviço de bordo é adequado para a duração do voo. Ficou faltando somente o Wi-Fi que é uma ferramenta necessária para os viajantes a trabalho. 

O voo de Brasília (LA-871) sai às terças, quintas e sábados, às 20h05, chegando em Santiago às 00:25. No sentido inverso (LA-870), parte do Chile nos mesmos dias às 13h55, chegando às 18h15.

O Melhores Destinos viajou à convite da Federação de Turismo do Chile, do Governo do Chile e da Latam.

Nota final.

Latam

Brasília - Santiago

Voo 781

7,6
Embarque 8,0
Assento 7,0
Entretenimento 7,0
Amenidades 7,0
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0