logo Melhores Destinos

Conheça o Latam Pass, programa que substitui a Multiplus e o Latam Fidelidade!

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
30/09/2019 às 10:06

Conheça o Latam Pass, programa que substitui a Multiplus e o Latam Fidelidade!

A  Latam lançou hoje o Latam Pass, programa de fidelidade que substitui a Multiplus e o Latam Fidelidade. As marcas antigas vão deixar de existir, mas os pontos acumulados e a maioria das regras de acúmulo e resgate permanecem as mesmas. Confira tudo sobre o “novo” Latam Pass!

Latam Pass Brasil

Latam Pass já era o nome do programa de fidelidade da Latam no Chile. E agora passa a ser o substituto da Multiplus e do Latam Fidelidade no Brasil. Isso significa que os clientes brasileiros vão passar a acumular quilômetros ao invés de pontos, e a seguir as regras do programa chileno? Não! Segundo a Latam, o programa manterá regras diferentes para cada país/mercado, como hoje.

A Latam destacou que a mudança não afeta o saldo da sua conta, os mecanismos de resgate e acúmulo, nem as parcerias existentes hoje. Aliás, são poucas mudanças além do nome nesse primeiro momento. A empresa informou que planeja anunciar muitas novidades nos próximos meses, mas que as mudanças serão gradativas.

Novo site do Latam Pass

O site da Multiplus já saiu do ar e será substituído pelo do novo Latam Pass. Antes de comemorar, saiba que o sistema de reservas por trás desse novo site continua o mesmo. Segundo a empresa, o novo site terá melhorias, mas um salto de desempenho é esperado apenas em 2020 (oremos, porque até então é disparado o pior site entre os programas de fidelidade nacionais!).

Novo App do Latam Pass

No lugar do app da Multiplus foi lançado o app do Latam Pass. A Latam informou que basta atualizar o app da Multiplus, mas eu não consegui dessa forma. Tive que deletar primeiro o antigo, depois pesquisar Multiplus na loja de apps. Apareceu o app do Latam Pass, que basicamente é uma atualização do antigo.

Categorias do Latam Pass

As categorias permanecem as mesmas do Latam Fidelidade, bem como os respectivos e super exigentes requisitos de acesso. Os clientes já podem acessar os cartões virtuais do novo programa no app da Latam.

A quantidade de pontos qualificáveis continua a depender do valor pago na passagem (descontando taxas, impostos e serviços adicionais) e do multiplicador, de acordo com o destino, doméstico (2,5 pontos a cada 1 real) ou internacional (6 pontos a cada dólar).

Ou seja, uma passagem nacional que custou R$ 100 vai gerar 250 pontos qualificáveis (2,5 x 100). Uma passagem internacional que custou 100 dólares vai gerar 600 pontos qualificáveis (6 x 100).

Benefícios das categorias Latam Pass

Os benefícios permanecem quase os mesmos:

Atualização: a Latam corrigiu o site e o Gold não tem mesmo bagagem em voos internacionais.

Atualização: a categoria Gold Plus voltará a ter assento comum agora em outubro.

Prorrogação da categoria por maternidade

A novidade, segundo o site do programa, é caso a frequência de voos diminua pelo estado de saúde da cliente, seja durante a gestação ou no período pós-parto, o programa pode ampliar a vigência da categoria Elite por mais um ano. Basta entrar em contato com a central de atendimento a partir da 12° semana de gestação e até 6 meses depois o filho ter nascido, enviar a documentação e aguardar.

Regras de acúmulo do Latam Pass

Segundo a Latam, não houve mudanças nas regras de acúmulo de pontos. Pelo menos por enquanto, tudo se mantém como era na Multiplus/Latam Fidelidade.

Lembrando, em voos domésticos, a quantidade de pontos acumulados é dada pelo multiplicador correspondente à sua categoria de cliente Fidelidade e o valor da sua passagem em reais (descontando taxas, impostos e serviços adicionais):

Ou seja, se você comprou uma passagem de 100 reais, vai acumular 250 pontos se for da categoria Latam (2,5 x 100), 400 pontos se for da categoria Gold (4 x 100), e assim sucessivamente.

Em viagens internacionais e voos domésticos em outros países, a quantidade de pontos que você acumula é dada pelo multiplicador único correspondente à sua categoria de cliente Fidelidade e o valor da sua passagem em dólar (descontando taxas, impostos e serviços adicionais):

Ou seja, se você comprou uma passagem de 100 dólares, vai acumular 500 pontos se for da categoria Latam (5 x 100), 800 pontos se for da categoria Gold (8 x 100), e assim sucessivamente.

Sem mudanças aqui, pelo menos no momento.

Regras de resgate do Latam Pass

Segundo a Latam, não houve mudanças nas regras e pontuações de resgate. Pelo menos por enquanto, tudo se mantém como era na Multiplus/Latam Fidelidade.

Parcerias de varejo

Segundo a Latam, não houve mudanças nas parcerias de varejo. Pelo menos por enquanto, os parceiros são os mesmos existentes na Multiplus/Latam Fidelidade, exceção para a nova parceira, Amazon, para resgate de pontos.

Veja aqui a lista completa de parceiros Latam Pass.

Cartão de crédito Latam Pass Itaucard

A Latam prometeu um cartão de crédito novo dia 8 de outubro. De acordo com o site, o novo cartão terá benefícios aéreos, acúmulo de pontos qualificáveis e outras novidades. Vamos aguardar!

Uma novidade que já deu pra notar nos cartões de crédito atuais é que eles agora oferecem cupons para upgrade de cabine, nas versões Platinum, Black e Infinite. Os clientes já estão recebendo o crédito dos cupons no site, caso não tenham atingido o limite de 6 cupons. Cartões Platinum oferecem até 3 cupons e Infinite ou Black 6 cupons, o que é uma novidade bem interessante. Mas os cupons aparentemente não são cumulativos com os cupons de status no Latam Pass. bem que poderia, não acham?

Clube Multiplus vira Clube Latam Pass

O que muda é só o nome. Os planos e os valores continuam inalterados. Os benefícios (ou a falta de…) também não mudaram, pelo menos por enquanto.

Saída da Oneworld

A Latam confirmou sua saída da aliança Oneworld, por conta da nova aliança estratégica com a Delta Airlines. Ainda não há uma data definida para a mudança, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020. O movimento deve atingir a parceria de acúmulo de pontos em voos e resgate de passagens com a American Airlines.

Por outro lado, é esperado que a Latam implemente uma parceria de acúmulo e resgate com a Delta e com outras companhias aéreas parcerias.

Veja também: Exclusivo! Latam vai manter parceria com British, Iberia, Qatar e outras companhias da Oneworld

Transferência de pontos entre contas e renovação de pontos

Os pontos que expiraram nos últimos 180 dias poderão ser renovado por mais 2 anos, mediante o pagamento de uma taxa. Também é possível transferir pontos entre diferentes contas. Mas ambos serviços custam caro.

Regulamento

O novo regulamento é muito parecido com o do Latam Fidelidade. A diferença é que qualquer mudança no regulamento terá que ser comunicada com 90 dias de antecedência, o que é positivo.  Você pode conferir ele na íntegra aqui.

Nossa análise

Bom, nem o nome é efetivamente novo no programa lançado pela Latam. Não houve uma real integração com os demais programas do grupo, já que as regras permanecem diferentes para cada país. As novidade mesmo deve ficar por conta dos cartões de crédito. Ao menos o saco de maldades ficou fechado dessa vez! Também nada se falou de medidas para combater o comércio paralelo de milhas, uma das bandeiras do novo programa de acordo com Jerome Cadier, CEO da Latam. Nos parece que há um esforço para criar uma imagem positiva para o novo programa, pelo menos nesse momento.

Hoje a tarde haverá o evento de lançamento e atualizamos vocês se houver qualquer novidade.

E você, o que achou do Latam Pass? Comente e participe!

Veja também: O que esperar da aliança estratégica da Delta com a Latam? Confira como ela pode impactar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *